Guia completo para contratar uma consultoria em TI ideal

A figura do consultor existe em diversos ramos de atuação. Normalmente, trata-se de um profissional que repassa seus conhecimentos avançados sobre determinados temas para as empresas que os contratam, otimizando seus processos internos e oferecendo insights valiosos.

Na tecnologia não é diferente: é possível contar com uma consultoria em TI de alto nível para descobrir ferramentas tecnológicas destinadas a otimizar as rotinas, além de boas práticas relacionadas ao mundo digital.

Preparamos este guia para que você entenda melhor o que é uma consultoria em TI, o papel dos profissionais, seus benefícios e os diferenciais da Kazap nesse campo. Boa leitura.

O que é uma consultoria de TI?

Antes de tudo, é preciso esclarecer o conceito, que costuma gerar bastante confusão: a consultoria em TI tem a ver com aconselhamento. Desse modo, os profissionais dessa área conversam com os clientes e os ajudam a encontrar as melhores soluções digitais e práticas para utilizar a infraestrutura da empresa contratante.

A consultoria costuma ser confundida com o outsourcing, mas tratam-se de práticas distintas. Isso porque a primeira nem sempre envolve que os parceiros externos “coloquem a mão na massa”, isto é, trabalhem diretamente com a infraestrutura de TI dos contratantes.

Já o outsourcing está ligado, efetivamente, à terceirização de profissionais externos, que atuam efetivamente dentro da TI do cliente. Os dois serviços podem ser combinados, gerando expertise e uma troca de ideias bastante enriquecedora para os contratantes.

De modo geral, um consultor de TI é especializado em uma área principal. As melhores equipes contam com um número maior de habilidades, distribuídas entre profissionais de perfis distintos.

Dessa forma, em um mesmo time é possível encontrar colaboradores que entendem mais de desenvolvimento de aplicativos e programas e outros que tenham um conhecimento maior de análise de dados e Business Intelligence, por exemplo.

Os consultores de TI podem assessorar na implementação de diversas ferramentas de TI. Entre elas, podemos destacar:

  • desenvolvimento e manutenção de sites;
  • criação de softwares personalizados;
  • cuidados com a infraestrutura de rede;
  • desenvolvimento e manutenção de ambientes de nuvem (cloud computing);
  • implementação de sistemas de ERP;
  • ferramentas de machine learning, inteligência artificial e ciência de dados, entre outros.

Além disso, uma consultoria em TI ajuda as organizações em aspectos tão variados como a compreensão e análise dos requisitos de tecnologia de uma empresa, aconselhamento sobre soluções digitais e boas práticas e até mesmo no gerenciamento e supervisão dos procedimentos relacionados à implementação de novos sistemas.

Quando você entende melhor o que é uma consultoria de TI e busca a contratação de uma equipe qualificada, sua empresa obtém aconselhamento e recomendações de profissionais estudiosos do ramo para incrementar a infraestrutura do setor.

Quais as funções da consultoria de TI?

Os consultores de TI são profissionais especializados, que se dedicam ao estudo das tecnologias digitais capazes de otimizar os processos de uma empresa.

“Ok, esse profissional entende de tecnologia. Isso significa que ele lê muitas matérias na imprensa sobre o assunto?”, você pode se perguntar. De fato, esse profissional está sempre estudando o tema, mas pensar que ele se se informa sobre TI apenas com o que sai em revistas é um erro.

Na verdade, os consultores em TI contam com um amplo campo de conhecimento, que envolvem:

  • habilidades de consultoria;
  • conhecimento aprofundado em linguagem técnica de TI;
  • habilidades de comunicação efetiva;
  • conhecimento hands-on de tecnologia (ou seja, tratam-se de desenvolvedores e especialistas em técnicas aprofundadas);
  • competência necessária para gestão de infraestrutura de empresas;
  • habilidades gerenciais.

Dessa forma, quando a sua empresa busca uma consultoria em TI, você não está contratando apenas alguém que entende do assunto. Mais importante, o seu negócio passa a contar com profissionais que realmente sabem transmitir suas ideias e conselhos de uma forma clara, com todo o suporte necessário para a sua companhia florescer.

Qual o papel da consultoria de TI nas empresas?

O principal papel de uma consultoria de TI é modernizar as práticas da empresa contratante no que diz respeito à utilização de tecnologias e soluções digitais. Além disso, eles indicarão opções que enriquecerão o negócio, como o desenvolvimento de softwares e aplicativos personalizados.

É muito importante destacar o período que vivemos: uma pandemia do coronavírus que inviabilizou a operação de muitas empresas que contavam exclusivamente com lojas físicas. Para sobreviver à crise, é fundamental adquirir um domínio sobre ferramentas digitais.

Isso porque muitas companhias conseguiram se reinventar, focando as suas atividades na internet. Contudo, para que isso ocorra de forma sustentável, é preciso que seus colaboradores detenham o conhecimento necessário para produzir.

Entre os conhecimentos para conduzir essa estratégia, estão a computação em nuvem, ferramentas de análise de dados, utilização de softwares personalizados e até mesmo a implementação de chatbots.

A computação em nuvem facilita o compartilhamento e envio de documentos pela internet. Além disso, relatórios podem ser instantaneamente disponibilizados para os gestores e a equipe em geral. Com a ajuda de consultores entendidos do tema, a empresa ganha em produtividade.

Já as ferramentas de análise de dados são essenciais para analisar o histórico de vendas da companhia. Por meio dessas informações, será mais fácil traçar padrões e desenvolver soluções de acordo com as demandas do público-alvo do negócio.

Com o contato com os consultores, seus colaboradores não apenas conhecerão essas e outras ferramentas, mas também entenderão o caminho para aplicá-las diretamente no negócio e gerar mais vendas e fidelização de clientes.

Quais os benefícios de uma consultoria em TI?

Agora que entendemos os conceitos, é o momento de apresentar os benefícios específicos de um serviço qualificado de consultoria em TI.

Foco nas principais funções do negócio

Não importa muito em que tipo de negócio ou ramo de atuação você esteja: o que interessa mesmo é que os colaboradores têm um desempenho superior quando consegue se concentrar em suas principais competências e nas atividades-fim do negócio.

Com a contratação de consultores em TI, sua empresa adquire um conhecimento profundo sobre as ferramentas de tecnologia e as melhores práticas para otimizar seus processos. Desse modo, colaboradores que eram deslocados de suas atividades principais para tentar resolver problemas operacionais de TI deixam de fazê-lo.

Isso porque a equipe interna de TI estará bem mais capacitada para lidar com essas falhas. É possível também optar pelo outsourcing, o que significa a alocação de uma equipe experiente dentro da sua empresa para prover esse trabalho.

O mais interessante é que nem sempre é necessário que esses profissionais se desloquem até o seu ambiente de trabalho — uma tarefa que foi dificultada pela pandemia em que vivemos. Os consultores conseguem realizar essa atividade de forma remota, sem deixar de aproveitar ferramentas de alto nível.

Contato direto com especialistas

Pare e pense: quando você quer adquirir determinado conhecimento, você não consulta qualquer um, certo? O bom senso diz que é preciso ir direto àqueles que entendam efetivamente do assunto. Contratar consultores é uma forma de aprender novas habilidades com quem tem algo a ensinar.

Saber que o seu negócio está sendo guiada por especialistas do setor, que estudam as novas tendências diariamente, proporciona a tranquilidade necessária para que você e seus colaboradores entendam que estão no caminho certo.

Por melhor que seja a sua equipe interna, eles sempre estarão com tarefas cotidianas para resolver. Assim, nem sempre sobra tempo para o estudo de novas tecnologias e tendências. Ao colocá-los em contato com os consultores, eles terão uma nova fonte de aprendizado para aplicar na rotina empresarial.

Uma visão externa das operações

Um consultor externo consegue oferecer uma nova perspectiva, o que é uma ótima medida para descobrir processos tecnológicos engessados. Com a sua experiência, ele será capaz de recomendar práticas mais eficientes para contornar problemas e gerar mais produtividade.

No escopo da consultoria em TI, está justamente a capacidade de identificar maneiras de introduzir a transformação digital dentro de uma empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

Redução efetiva dos gastos

Quanto tempo os seus funcionários levam para realizar uma tarefa de fundamental importância para o seu negócio? Caso eles adquirissem os conhecimentos necessários para fazer aquele serviço em menos tempo, essa nova prática resultaria em mais produtividade, certo?

Com os processos sendo conduzidos com menor utilização de tempo, turbinados pelas tecnologias, a produtividade aumenta — e, consequentemente, os resultados são melhores.

Com mais produtos e serviços sendo gerados, a empresa consegue vender mais e gastar menos, unindo o melhor de dois mundos. Isso permite um uso mais eficiente do tempo e um retorno valioso sobre o que foi investido naquela otimização.

Maior segurança

A segurança dos dados dos clientes, em ambientes digitais, está sendo cada vez mais discutida. Não à toa, uma Lei Geral de Proteção aos Dados está prestes a sair no Brasil. Com ela, os gestores terão que ter cuidado redobrado e transparência na hora de coletar informações sobre os clientes.

Assim, podemos dizer que a segurança dos dados cibernéticos nunca foi tão crítica quanto agora. A sua empresa está totalmente capacitada para lidar com a lei? As sanções podem ser especialmente rigorosas — afinal, a multa pode chegar até aos 50 milhões de reais.

Como se não bastasse, o risco de vazamento de dados não afeta somente as grandes corporações. Pequenas e médias empresas também estão vulneráveis. Relatórios recentes mostram que elas somam mais de 50% dos alvos dos hackers.

Isso porque os criminosos se aproveitam de falhas de segurança, que são mais comuns em empresas de pequeno e médio porte. Para se precaver contra esses ciberataques, a melhor resposta é obter conhecimento, capacitação e domínio das melhores tecnologias.

Os consultores em TI conseguem realizar uma avaliação da sua rede para identificar possíveis vulnerabilidades, estabelecer protocolos específicos de segurança e ajudar o seu negócio a desenvolver soluções dedicadas à recuperação de desastre.

Eles também poderão conversar com os colaboradores sobre as formas de identificar um vírus e um ataque de ransomware, por exemplo. Lembre-se: um dano à reputação da empresa, causado pelo vazamento de informações confidenciais dos clientes ou relacionados às operações financeiras da companhia, pode ser fatal para o negócio.

Aumento geral da produtividade

É importante lembrar que os consultores em tecnologia são especialistas em novas soluções digitais. Afinal de contas, o trabalho deles depende de encontrar as melhores opções para que as empresas cresçam em escalabilidade e em termos de modernização da sua infraestrutura de TI.

Dessa forma, podemos dizer que eles também são especialistas em fornecer maneiras para que o negócio consiga elevar a sua produtividade e a eficiência geral. Isso porque eles oferecerão dicas sobre assuntos tão variados como servidores de arquivos, bancos de dados e a utilização de plataformas móveis, entre outros.

O trabalho do consultor vai além de um simples conselho como “Compre isto, isto e isto!”. Ele também indica os caminhos para utilizar as novas tecnologias e aplicar novas práticas, assim como oferece recomendações embasadas sobre as melhores formas de implementar e gerenciar as ferramentas.

Possibilidade de automatizar tarefas burocráticas

Os consultores de TI utilizam sua experiência para identificar quais etapas dos processos de negócios da empresa podem ser otimizadas com a automação de TI, entregando tarefas repetitivas para serem realizadas pelas máquinas. Esse tipo de melhoria é importante para retirar colaboradores talentosos de trabalhos burocráticos e aproveitar o valor dessas pessoas em trabalhos mais desafiadores.

As tarefas burocráticas passam a ser executadas pelas máquinas com o padrão de excelência estabelecido pela própria empresa. Isso resulta na diminuição do retrabalho e na eliminação de falhas causadas pela desatenção humana.

Essa é uma das melhores maneiras de garantir que tarefas importantes, mas repetitivas, sejam executadas de forma integral e cuidadosa — ou seja, uma ótima forma de maximizar o seu ROI, sobre o qual falaremos com mais detalhes adiante no texto.

Maior autonomia para a equipe de TI

Em grande parte das empresas, os profissionais de TI operam como uma espécie de linha auxiliar para os outros setores. O computador está infectado com vírus? Os funcionários de tecnologia são chamados. Precisa de ajuda para operar um HD externo? Os colaboradores de TI são convocados.

Contudo, com o poderio da tecnologia que temos hoje, utilizar esses profissionais apenas para resolver “perrengues” operacionais é um desperdício de talento e oportunidade. Afinal, com uma boa gestão de TI, eles poderiam estar na linha de frente da criação de novas oportunidades de negócio, além de agilizar os processos já existentes.

Por isso, podemos dizer que a contratação de consultores é uma maneira de transmitir habilidades para esses colaboradores e fazer com que eles se trabalhem ativamente para otimizar as atividades-fim do negócio.

Com mais autonomia e entendimento de TI, eles serão capazes de analisar dados, gerar informações relevantes, municiar estratégias de marketing da empresa e se tornarem protagonistas da entrada definitiva da empresa no mundo da transformação digital.

A empresa também pode optar pelo outsourcing e combinar esses colaboradores externos com os profissionais que ela já tem. Isso resulta em uma troca de ideias que une o melhor de dois mundos: a eficiência tecnológica, trazida de fora, e o total domínio sobre os procedimentos internos, fornecido pelas equipes que já estão na companhia.

Como é feita na prática?

A consultoria é uma orientação proveitosa, que será de boa ajuda tanto para empresas que já tenham um conhecimento intermediário de TI como para aquelas que ainda estão dando os primeiros passos para modernizar a sua infraestrutura e práticas digitais.

Assim, na prática ela é um aconselhamento ao cliente para evoluir em relação ao seu uso de tecnologia. Os profissionais são experientes o suficiente para trocar ideias de forma clara e até mesmo indicar treinamentos e palestras para os colaboradores internos que queiram adquirir mais conhecimentos sobre tecnologia.

Um fator interessante é que ela é feita tanta presencialmente como remotamente, ou em um modelo que una as duas práticas. Os consultores podem visitar a infraestrutura local da empresa, se informar sobre ela e realizar o resto do trabalho de forma remota. Isso traz mais comodidade para o cliente, que é acompanhado de perto pela internet.

Como se não bastasse, as melhores equipes de consultoria não obrigam o cliente a instalar nada — o que seria um transtorno para aqueles que ainda estão começando a sua jornada de transformação digital. Tudo é feito no modo on-line, de forma a proporcionar uma maneira intuitiva de lidar com os parceiros.

Como contratar uma consultoria de TI ideal?

O ideal é contar com profissionais com ampla experiência no mercado e conhecimentos fundamentados sobre soluções tecnológicas. Uma boa ideia é procurar saber se a empresa com um blog sobre TI e dar uma olhada nos seus conteúdos.

Além disso, durante o contato, procure saber o nível do suporte oferecido. Isso é especialmente interessante se a sua empresa ainda não tem a maturidade necessária para lidar com soluções complexas de TI. Portanto, pergunte sobre a frequência das conversas e sobre a expertise dos seus profissionais.

Quais os cuidados necessários nesse momento?

Um dos fatores que deve ser levado em consideração é o ROI em TI, o retorno sobre o investimento em relação ao que está sendo contratado. Isso porque a finalidade desse indicador é mensurar os resultados positivos que uma aplicação acarreta para a empresa.

Assim, o cálculo deve levar em consideração tanto os custos efetivos do negócio como os lucros que aquele investimento irá trazer de fato para a companhia. No contexto da tecnologia, algumas perguntas podem ser feitas para facilitar esse entendimento:

  • quais são as necessidades imediatas de TI para otimizar os processos internos?
  • caso a sua empresa já tenha uma infraestrutura considerável, quantas falhas costumam ocorrer por mês?
  • quanto tempo, em média, é utilizado para resolver esses problemas?
  • há muitas paralisações?
  • qual é o gasto regular por hora de TI para contornar os problemas?
  • qual é o valor total da soma de outros gastos com TI?

Ao analisar esses dados com cuidado, os líderes conseguirão mensurar o gasto média que as falhas e paralisações da infraestrutura de TI causam para a empresa. Caso a companhia ainda esteja no início das suas operações com ferramentas tecnológicas, essas perguntas guiarão os investimentos.

Outro cuidado necessário é garantir que o investimento esteja dentro das diretrizes estabelecidas pela empresa para entrar de vez no cenário da transformação digital. Assim, é muito importante contratar parceiros que ofereçam serviços personalizados, de acordo com a demanda do negócio.

Isso porque não adianta muito contratar ferramentas altamente complexas sem ter a mão de obra para operar aqueles ativos. Mais importante do que pegar dicas sobre o que deve ser adotado pelo negócio é contar com profissionais que considerem o seu modelo de negócio.

Por isso, descarte profissionais que apostem em ideias que não resultem em um retorno imediato para a empresa e que estejam totalmente desconectadas dos propósitos do negócio. Parceiros que entendem do assunto estudarão primeiro os processos internos da empresa; só após isso será possível aplicar soluções que atendam às metas específicas da empresa.

Não gaste apenas por gastar: com a evolução da tecnologia, nem sempre é preciso adquirir muitas peças de hardware, por exemplo. Os melhores consultores indicarão serviços que podem ser realizados por meio da internet, dispensando investimentos custosos que sirvam apenas para impressionar, mas sem muita utilidade prática para os colaboradores.

Como funciona a consultoria da Kazap?

A Kazap tem todo o conhecimento técnico para fornecer uma consultoria de alto nível, mas isso não é o suficiente para resumir o nosso trabalho. Além disso, também apostamos muito em um relacionamento próximo com o cliente, propondo soluções flexíveis e preços atrativos.

Dessa forma, unimos as habilidades relacionadas à tecnologia e um suporte inigualável no mercado, sempre transmitindo nossas ideias com transparência. Estamos no mercado há mais de 10 anos, e o nosso objetivo principal é facilitar a inserção da transformação digital nas organizações;

Isso é feito por meio de contatos diretos com o cliente para a implementação de soluções tecnológicas objetivas e inovadoras. Nossa equipe é altamente capacitada e desenvolve projetos inteligentes com o uso de tecnologias atuais, dedicadas para melhorar a experiência dos nossos clientes.

Assim, eles conseguirão gerar produtos e serviços ainda melhores. Oferecemos soluções personalizadas, de acordo com cada caso. Isso porque somos totalmente apaixonados pelo que fazemos e o nosso envolvimento com os projetos vai muito além da simples consultoria ou da programação.

Além de consultoria, estamos habilidades para oferecer análises aprofundadas de negócio, identificação de oportunidades, elaboração de roadmap. Também fornecemos acompanhamento das rotinas e melhoria contínua dos processos.

Agora que você entendeu o que é a consultoria em TI, que tal aplicá-la em seu próprio negócio? Não importa em que negócio você esteja: se você trabalha com computadores e internet, será possível aprender coisas novas e gerar mais oportunidades. Para isso, é essencial contar com profissionais de respeito, como é o caso da equipe da Kazap.

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