Privacidade na internet: como garantir a segurança de dados dos usuários?

Gestores e empresários antenados às demandas do mercado compreendem a importância da privacidade e segurança de dados. Isso ocorre porque, em um ambiente altamente competitivo para empresas, o acesso à informações de qualidade é indispensável para o processo de tomada de decisões estratégicas.

Além disso, é importante ressaltar que o vazamento de dados em uma empresa pode causar problemas que vão desde a perda de vantagens competitivas até o surgimento de prejuízos causados por fraudes e outras atitudes maliciosas. Levando esses fatos em consideração, é fácil perceber porque os principais controladores de empresas se preocupam tanto com a segurança de informações.

A grande questão que permeia o mercado é o que fazer para garantir a integridade dos dados de uma empresa. Se você quer saber como proteger informações pessoais de um modo eficiente, leia o artigo que preparamos sobre o assunto!

Como garantir a segurança de dados dos usuários?

Crie uma chave única e complexa de acesso

Não é uma novidade que a criação de senhas complexas, que combinam caracteres minúsculos, maiúsculos, números e caracteres especiais, deve ser usada para impedir o acesso de pessoas não autorizadas a informações pessoais. O problema é que, atualmente, o usuário precisa lidar com uma série de plataformas que exigem senhas, o que torna a tarefa de memorizá-las praticamente impossível.

Nesse cenário, grande parte dos usuários opta por anotar suas senhas, uma ação que obviamente compromete sua efetividade.

Como uma solução para esse problema, podemos citar a criação de uma chave única e complexa de acesso. Por meio dessa solução, o usuário é capaz de acessar todas as plataformas e áreas restritas da empresa sem a necessidade de criar senhas diferentes.

Nesse contexto, podemos citar algumas soluções eficientes, tais chaves físicas, cartões de acesso e até mesmo soluções biométricas que reconhecem o usuário sem que ele precise digitar uma senha.

Restrinja o acesso a informações de acordo com a necessidade do usuário

Em uma empresa, cada colaborador tem uma tarefa diferente, o que significa que eles precisam de ferramentas e informações diferentes para desempenhar suas atividades. Levando esse fato em consideração, simplesmente não faz sentido fornecer aos colaboradores o acesso total à todas as informações da empresa.

Para garantir a privacidade e segurança de dados, o ideal é que o acesso a informação seja permitido de acordo com as necessidades do usuário e com o nível de confiança que a empresa deposita nele.

Implemente o provisionamento automático de usuários

Sempre que um colaborador deixa a empresa, é natural que o acesso às informações seja cortado. O problema é que nem sempre o setor de TI é informado rapidamente, o que abre espaço para que o ex funcionário continue com acesso aos dados da empresa por um período mesmo depois que deixa de trabalhar com ela.

Para resolver essa questão, é importante que o RH e o TI troquem informações de um modo ágil e eficiente.

Atualmente, os colaboradores de uma empresa precisam lidar com diversas plataformas, o que pode tornar complexa a tarefa de incluir e de excluir seu acesso a elas, principalmente se a empresa lida com um grande fluxo de funcionários.

Neste contexto, o provisionamento automático de usuários pode ser descrito como uma solução eficaz para o problema. Isso porque a tecnologia viabiliza a criação e o cancelamento de autorizações de acesso, a redes de computadores e sistemas, de modo automático, sem que um colaborador precise executar a tarefa manualmente em todas as plataformas, o que obviamente reduz a pressão sobre a equipe de TI.  

Quando pensamos na importância da proteção de informações estratégicas e nos prejuízos que vazamentos de dados podem causar, não é difícil chegar a conclusão de que as melhores ferramentas devem ser aplicadas em sua proteção. Por essa razão, o suporte de empresas especializadas é fundamental, já que tais companhias contam com tecnologias e com colaboradores qualificados para proteger as informações da empresa.

Agora que você entende a importância da privacidade e segurança de dados para a sua empresa, curta nossa página no Facebook e receba mais conteúdos informativos como esse!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.