Inteligência empresarial: descubra como funciona e como alcançar

Em um mercado altamente competitivo, a inteligência empresarial pode ser encarada como um verdadeiro diferencial para as empresas. Basicamente, trata-se da habilidade de apurar e analisar informações para que sejam usadas na elaboração de estratégias de atuação mais eficientes.

Para, de fato, fazer uso desse conceito, é necessário que o gestor seja experiente. Além disso, é preciso ter acesso às ferramentas de Business Intelligence, itens indispensáveis para que o profissional possa usar os dados disponíveis de maneira adequada.

Você gostaria de otimizar a operação e os resultados de seu negócio? Leia o artigo e descubra como implementar a inteligência empresarial em sua companhia!

Alinhe metas

Quando pensamos na implementação de uma estratégia de gestão mais eficiente, o primeiro passo a ser dado deve ser a elaboração de objetivos. Afinal, sem um alvo a ser alcançado, a tarefa de aumentar os resultados de uma companhia se torna ainda mais difícil.

Além disso, as metas se fazem necessárias para que o desempenho da estratégia atual seja avaliado. Nesse contexto, é importante que todas as áreas da empresa criem objetivos que devem ser alcançados a curto, médio e longo prazo. Obviamente, as metas de cada setor devem estar alinhadas ao propósito final da companhia.

Busque por informações

Uma vez que as metas são definidas, cabe ao time de gestão apurar os dados necessários para que o caminho até as metas em questão seja traçado. Essa etapa é indispensável, pois, sem informações relevantes a respeito de sua companhia, e do mercado em que ela está inserida, o gestor simplesmente não será capaz de implementar a inteligência empresarial.

Portanto, uma vasta base de dados confiáveis é necessária para que os líderes da empresa embasem o processo de tomada de decisões e de elaboração de estratégias. Dentre as informações que devem ser apuradas, podemos citar os seguintes exemplos:

  • situação econômica e política do mercado em que a empresa está inserida;
  • débitos em aberto do negócio;
  • fluxo de caixa;
  • valores de mercado dos insumos produtivos.

Acompanhe de perto as tendências

Atualmente, graças ao advento das redes sociais e das tecnologias, os hábitos de consumo dos indivíduos podem mudar rapidamente. Uma vez que esse fator torna o mercado ainda mais volátil, é necessário que os gestores se mantenham atentos a qualquer mudança ou variação nas tendências. Sem esse cuidado, a empresa pode perder grandes oportunidades e, em alguns casos, sofrer prejuízos ou ter sua imagem danificada.

Adote soluções tecnológicas

É importante ressaltar que a tecnologia é uma grande aliada da inteligência empresarial. Por meio de ferramentas como o Big Data, por exemplo, uma empresa é capaz de apurar um enorme volume de dados relacionados tanto a sua operação quanto ao mercado em que ela está inserida.

Dada a quantidade e a complexidade dessas informações, usá-las se torna viável por conta das soluções em Machine Learning, uma tecnologia capaz de agrupar e relacionar dados de uma maneira altamente eficiente. Desse modo, criam-se condições para que sejam usados pela gestão em seu planejamento estratégico.

É natural que líderes e gestores busquem sempre meios de melhorar a produtividade de suas empresas. Essa tarefa se torna muito mais fácil quando as informações e as tecnologias que viabilizam a sua análise são usadas de maneira eficiente, por meio da inteligência empresarial.

Agora você sabe como funciona a inteligência empresarial e entende como alcançá-la! Siga nossos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para receber mais informações relevantes! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.