IoT nas empresas: quais os benefícios dessa tecnologia para o negócio?

A Internet das Coisas, em inglês Internet of Things (IoT), pode ser descrita como uma tecnologia que permite que uma série de dispositivos inteligentes façam uso de redes de internet para trocar informações e interagirem entre si.

Nos meios comerciais e corporativos, a IoT nas empresas tem o potencial de melhorar uma série de processos, otimizando, assim, a produtividade de negócios e reduzindo os custos deles. Dada essa realidade, empresas de todos os portes e áreas de atuação estão começando a implementar a tecnologia.

Para ajudar você a entender os benefícios da Internet das Coisas, preparamos este conteúdo com algumas informações sobre a nova tecnologia. Leia o artigo e descubra como a IoT pode beneficiar sua empresa!

Dados disponíveis em tempo real

Quando uma empresa utiliza dados de uma maneira inteligente, seus líderes se tornam capazes de compreender suas características de um modo mais profundo, o que lhes permite identificar problemas e oportunidades com mais facilidade. É justamente por esse motivo que o Big Data tem ganhado cada vez mais destaque.

Uma vez que a Internet das Coisas permite que dispositivos enviem informações por conta própria, a tecnologia cria condições para que uma série de dados seja monitorada em tempo real. De modo que o volume de dados do Big Data pode ser alimentado constantemente, aumentando, desse modo, a sua eficiência.

Otimização no processo de tomada de decisões

Os líderes e gestores utilizam os dados e as informações estratégicas para tomar decisões e implementar planos com a finalidade de melhorar o desempenho das empresas que administram. Nesse contexto, uma vez que a IoT nas empresas aumenta o volume de dados que podem ser usados nesse processo, não é um exagero alegar que ela otimiza todo o processo de tomada de decisões.

Portanto, quando bem usada, a Internet das Coisas tem o potencial de dar mais eficiência ao time de gestores. Um benefício que, ao longo do tempo, pode ser encarado como uma verdadeira vantagem competitiva.

Mais segurança para dados sensíveis

Dada a importância dos dados, e os impactos deles sobre os resultados de uma companhia, é natural que eles ganhem um grande valor. Por esse motivo, indivíduos e organizações mal intencionadas têm se dedicado a tentar roubar, ou corromper, os dados de empresas e instituições.

Essa realidade fez com que a segurança de informações se tornasse uma preocupação real para gestores por todo o mundo.

Como a IoT permite que dispositivos enviem informações em tempo real, ela pode ser usada para monitorar servidores, computadores e outros equipamentos em que dados relevantes são armazenados.

Isso cria condições para que o time de TI identifique atividades suspeitas antes que qualquer problema grave ocorra!

Aumento nos índices de produtividade

Por fim, o monitoramento mais próximo de máquinas e equipamentos abre espaço para que eles sejam usados de maneira mais eficiente.

Além disso, as funcionalidades da Internet das Coisas simplificam processos de automação de processos, de modo que funções repetitivas ou menos complexas podem ser confiadas ao software, enquanto os colaboradores humanos passam a ser alocados em posições mais estratégicas.

Como resultado dessas mudanças, a empresa como um todo tende a se tornar mais produtiva.

Conforme novas tecnologias surgem, impactando o mercado, as empresas que forem mais rápidas em fazer uso delas tendem a se destacar e a aumentar seu número de clientes. A Internet das Coisas não é uma exceção a essa regra. Portanto, é necessário que os gestores aprendam mais a seu respeito, para, assim, se tornarem capazes de usá-la de modo eficiente!

Agora que você conhece as vantagens e as características da IoT nas empresas, que tal receber mais conteúdo de alta qualidade? Siga nossos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn e fique por dentro dos temas mais relevantes para a sua empresa!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.