Como o Data Driven Business auxilia o gestor de TI na tomada de decisão?

Data Driven Business remete a uma visão de negócios orientada por dados, que viram conselheiros dos gestores e auxiliam na tomada de decisão. Essa ideia ajuda a impulsionar a inovação, a redução de custos e a colocar a empresa no mapa da transformação digital, garantindo melhores resultados e sustentabilidade para o mundo moderno.

Esses dados são os componentes do conceito de Big Data. São ativos complexos, variados em termos de formatos, gerados em altíssimo volume e que alternam entre semiestruturados e não estruturados. Assim, representam um desafio de armazenamento e processamento em um primeiro instante, mas se tornam valor para a empresa depois.

Quer saber mais? Continue lendo até o final!

Entenda como funciona o Data Driven Business

Os ativos aos quais nos referimos há pouco aparecem em forma de dados vindos de variadas fontes, como de um Customer Relationship Management (CRM), de indicadores e métricas sobre os setores, de redes sociais e de pesquisas.

Para uma melhor utilização desses dados, a empresa pode realizar cruzamentos e análises aprofundadas, adicionando contextos aos dados isolados a fim de obter informações robustas. Ao entender métricas em um contexto temporal, por exemplo, é possível identificar tendências e se preparar para possíveis fenômenos futuros.

As análises abrangem uma capacidade de descrever o passado e uma habilidade de entender o que está por vir. Isso se materializa em análises diagnósticas, descritivas e preditivas. Essas investigações descrevem as causas e os fenômenos que ocorreram, bem como a probabilidade de algo que venha a acontecer.

Assim, ajudam nas decisões ao oferecerem uma visão ampla para a gestão. Em vez de seguir a própria opinião ou aspectos subjetivos, o líder consegue uma base sólida de diversas fontes para optar pela melhor solução.

Confira o papel do conceito na tomada de decisões pela TI

Agora que você entende o que é Data Driven Business e como ele funciona na prática, vamos listar seus principais benefícios para o gestor de TI.

Diminuição de erros da gestão

A cultura Data Driven está relacionada à otimização dos processos com base em análises de números da empresa e do mercado. Se o líder pode contar com dados como conselheiros, é possível aumentar a precisão nas escolhas e decisões. Afinal, os relatórios gerenciais não mentem e não levam as pessoas a direções erradas.

Maior retorno sobre os investimentos (ROI)

Essa é uma consequência direta. Se a empresa precisa de uma resposta acerca do impacto de uma ação que terá que tomar, ela pode mensurar isso de forma rápida e prática. Dessa maneira, há uma transparência e uma consciência maiores em relação ao ROI de cada abordagem e ao que pode acontecer em cada medida tomada.

Resposta rápida às mudanças de cenários

A capacidade de analisar os dados e orientar os negócios a essa visão é importante para tornar uma empresa adaptável. Obtendo resposta dos dados, ela consegue se ajustar sempre que necessário para otimizar processos e soluções. O Data Driven conduz a uma jornada de autoconsciência e de melhorias, o que leva à expansão consistente do negócio e ao aumento da lucratividade.

Integração entre setores

A partir da implementação dessa cultura, todos os setores conseguem ter uma visão ampla do negócio e discutir sobre os mesmos fatores — que podem ser os indicadores compartilhados. Há um padrão objetivo para permear as discussões, e não somente vieses pessoais.

Data Driven Business é fundamental para colocar o negócio na direção da transformação digital e da inovação constante. Se você deseja otimizar continuamente os processos na sua empresa, precisa seguir o caminho dos dados, em vez de se orientar por cenários passados e suposições.

Gostou do conteúdo? Assine agora a nossa newsletter e fique por dentro das nossas atualizações.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.