Data Analytics: entenda o que é e como usá-lo na empresa

O Data Analytics é uma das ferramentas que mais devem receber a atenção das empresas que querem aumentar sua competitividade no mercado. Essa tecnologia possibilita não apenas otimizar seu processo de tomada de decisões, como também mapear e implementar projetos e estratégias de um modo mais seguro e eficiente.

Você tem interesse em aprender mais a respeito dessa inovação? Continue a leitura deste artigo e descubra o que é o Data Analytics e como ele pode beneficiar sua companhia!

O que é Data Analytics?

O Data Analytics é basicamente o processo de analisar todos os dados e informações que compõem o Big Data, com a intenção de identificar padrões e insights que podem revolucionar a operação de uma empresa.

Por exemplo, com a ferramenta, o time de marketing consegue compreender mais profundamente a realidade e os padrões de compra de seus clientes em potencial. Isso lhes permite criar campanhas mais eficientes, melhorando a imagem da marca diante do seu público e aumentando seu número de vendas.

Dadas essas características, é fácil perceber a importância da análise de dados e de informações no planejamento e na execução de estratégias de Business Intelligence.

Como essa ferramenta funciona?

Viabilizar a análise de dados requer que a empresa contrate especialistas em Data Analytics e forneça a eles ferramentas como soluções em inteligência artificial e Machine Learning para iniciar o processo de mineração de dados.

Uma vez que os softwares identificam padrões interessantes, eles são apontados aos analistas de dados, que devem utilizá-los para informar a gestão e orientar diversos processos.

Conforme a tecnologia avança e o processo de verificação de informações se torna mais intuitivo, as empresas têm capacitado seus colaboradores para realizarem análises de dados mais simples, que não exigem tanta especialização.

Esse cuidado abre espaço para que os profissionais de Data Analytics possam se manter focados em projetos mais estratégicos, com o potencial de gerar impactos maiores para a empresa.

Qual a importância do Data Analytics para empresas?

Essa tecnologia é fundamental para as empresas, inclusive para as de menor porte. Ao destinar seus recursos de maneira mais inteligente, é possível evitar prejuízos e obter maiores resultados.

Confira como os benefícios da ferramenta ocorrem na prática!

Previsão de demanda

Uma das tarefas mais importantes do time de gestores é verificar a demanda real por seus produtos. Afinal, quando a fabricação de um item é mais elevada do que sua saída, ele acaba preso nos estoques, sofrendo avarias e gerando custos à empresa.

Por meio do Data Analytics, os analistas podem estudar uma série de dados úteis, como os padrões históricos de venda e a realidade atual do mercado, para apontarem com mais precisão a quantidade de itens que deve ser produzida. Assim, a companhia consegue reduzir seus custos e otimizar os recursos disponíveis.

Identificação de custos

O uso inteligente de recursos também exige que todos os custos desnecessários e desperdícios sejam eliminados. A grande questão é que alguns gastos estão tão diluídos nos processos da empresa que fica praticamente impossível identificá-los.

Felizmente, o Data Analytics fornece ao time de gestores uma visão bem mais completa a respeito do funcionamento da companhia e do modo como todos os recursos são utilizados. Diante disso, é mais fácil para os profissionais detectarem até mesmo os chamados custos ocultos.

Tomada de decisões

Todos os dias, gestores e empresários precisam tomar uma série de decisões com o potencial de mudar completamente a situação da companhia. Por esse motivo, é natural que eles queiram ter acesso a informações precisas e confiáveis, para que as escolhas deles sejam o mais bem-sucedidas possível.

Nesse contexto, o Data Analytics surge como uma importante fonte de dados para embasar estratégias. Ao fazerem uso dele, os gestores podem tomar decisões mais inteligentes, que vão evitar prejuízos e trazer mais resultados positivos.

Quais análises podem ser feitas no Data Analytics?

Como a operação de uma empresa tem diversos processos, uma solução única não seria capaz de atender a todos eles de forma satisfatória. É justamente por essa razão que o Data Analytics pode ser executado de quatro maneiras diferentes.

A seguir, descubra como funciona cada um dos tipos de análises de dados!

Análise preditiva

A análise de dados preditiva utiliza a estatística e a mineração de dados para compreender como o item verificado tende a se comportar no futuro. Por exemplo, por meio dela, o time de gestão é capaz de criar projeções de vendas com base na análise dos padrões de consumo de seus clientes.

Análise prescritiva

A análise prescritiva, por sua vez, faz uso de gráficos e de simulações de comportamento com o objetivo de identificar eventos que estão ocorrendo e compreender a lógica por trás deles. Utilizando esse conceito, os gestores podem verificar, por exemplo, os itens e produtos mais demandados pelo mercado no momento.

Análise descritiva

Já a chamada análise descritiva usa a tecnologia de mineração de dados para compreender um evento que ocorre em tempo real, ou seja, ela pode ser usada para verificar o estado mais recente do item analisado. Um exemplo de sua aplicação é a análise de crédito, que exige uma verificação das condições de pagamento da parte devedora.

Análise diagnóstica

Por fim, a análise diagnóstica faz uso de soluções em mineração de dados e em correlação de informações, com o objetivo de compreender um evento do passado. Isso abre espaço para que empresas repitam resultados positivos e evitem situações de crise.

Como exemplos de sua implementação, podemos citar a elaboração de relatórios comerciais ou mesmo o estudo dos preços das ações de determinada companhia.

De fato, o Data Analytics tem o potencial de otimizar a operação de uma empresa. Mas vale lembrar que o sucesso de sua implementação está diretamente ligado às soluções utilizadas pelos analistas de dados. Sendo assim, é necessário contar com softwares altamente eficientes, desenvolvidos por empresas sérias e experientes no ramo.

Agora que você sabe o que é, como funciona e qual a importância do processo de análise de dados, assine nossa newsletter e fique por dentro de mais assuntos relevantes para o desenvolvimento da sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.