Inteligência Artificial nas empresa: veja como está sendo usado

A inteligência artificial (IA) está emergindo rapidamente como a tecnologia mais importante e transformadora do nosso tempo. Avanços recentes, particularmente no aprendizado de máquina — a capacidade de um computador de melhorar seu desempenho sem instruções humanas — levaram a uma rápida proliferação de novos aplicativos que estão mudando o jogo para empresas em quase todos os setores.

Neste artigo, nós apresentaremos algumas aplicações da inteligência artificial nas empresas. Acompanhe!

Quais os benefícios da inteligência artificial nas empresas?

À medida que as empresas continuam adotando tecnologias de inteligência artificial para suportar mais processos em suas operações, muitas estão percebendo benefícios tangíveis, incluindo ganhos materiais.

A Pesquisa Global de Inteligência Artificial da McKinsey & Co., lançada em novembro de 2019, descobriu que 63% dos executivos que responderam relataram aumentos de receita graças à IA, enquanto 44% citaram custos reduzidos como resultado da tecnologia.

Como a IA está sendo usada para executar processos de negócios hoje?

Se você deseja dimensionar seus negócios para crescer além do nível atual, é necessário pensar em como implementar a inteligência artificial. A seguir, alguns dos usos e aplicativos da inteligência artificial nos negócios atualmente!

Análise em tempo real

Uma das maiores vantagens da IA para os negócios é a possibilidade de processar uma enorme quantidade de dados e interpretá-los em tempo real. Essa abordagem permite que as empresas tomem decisões cruciais e ajam com muito mais rapidez, garantindo que a posição competitiva da empresa permaneça forte.

Automação de processos de negócios

A inteligência artificial é capaz de gerenciar a automação das operações de produção e prestação de serviços. Por exemplo, a ferramenta pode gerenciar linhas robóticas em fábricas, controlar e manter as condições ambientais necessárias para armazenamento de produtos, monitorar saldos de depósitos, processar pagamentos, registrar e atender solicitações de clientes e muito mais.

Também é possível integrar elementos de IA para acelerar e otimizar os trabalhos realizados pelos funcionários envolvidos na interpretação de dados usando sistemas ERP, bem como nos departamentos de inteligência de negócios.

Melhor experiência do cliente

Os chatbots baseados em IA são capazes de fornecer suporte a solicitações de usuários 24 horas por dia, a qualquer momento, conveniente para o cliente. Uma melhor qualidade da interação e tempos de resposta mais curtos ajudam as empresas a aumentar a fidelidade dos clientes existentes e atrair novos.

A personalização de marketing é outra vantagem do uso de inteligência artificial nos negócios. Os algoritmos são capazes de identificar interconexões e padrões repetitivos no comportamento de compradores potenciais e ativos. Com base nesses dados, torna-se possível fazer ofertas altamente precisas destinadas a pessoas específicas.

Análise preditiva

As tecnologias de IA são capazes de lidar com grandes matrizes de dados, identificar padrões e prever o futuro. As pessoas estão sempre interessadas em saber o que acontecerá a seguir, e isso é uma necessidade vital para os negócios.

As habilidades de autoaprendizado, a capacidade de encontrar rapidamente conclusões relevantes ao processar dados e criar certas previsões com base nela está entre as maiores vantagens que a inteligência artificial traz. Esses recursos permitem que as empresas encontrem ideias e oportunidades, que podem ser utilizadas para obter vantagens competitivas no mercado.

Melhoria da segurança de dados

No setor financeiro, serviços bancários e outras áreas em que a privacidade dos dados é de importância significativa, a IA pode ser usada com sucesso para detectar tentativas de fraude e acesso não autorizado a dados pessoais.

Tudo isso é possível devido a uma complexa integração de recursos como automação de processamento de dados, aprendizado de máquina, reconhecimento de fala e compreensão de linguagem natural.

Os efeitos da inteligência artificial nas empresas ​​serão ampliados nos próximos anos, à medida que as indústrias transformarem seus principais processos e modelos de negócios para tirar proveito desses recursos. Os líderes empresariais precisam entender e agir de acordo com as oportunidades que a IA oferece a cada setor. É fundamental também considerar o que é possível agora e o que outros mercados estão fazendo que pode ser traduzido para seus negócios, a fim conseguir uma vantagem competitiva.

Vamos continuar nossa conversa sobre a IA nas empresas? Acesse no nosso blog e leia nosso Guia Completo de Inteligência Artificial para negócios!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.