O que é Processamento de Linguagem Natural (PLN)?

Se prestarmos um pouco mais de atenção ao nosso redor, podemos perceber que, diariamente, fazemos uso de diversas soluções de Inteligência Artificial.

Seja efetuando uma pesquisa no Google ou buscando uma rota no GPS, usamos a tecnologia. Fato é que esse resultado só é possível graças ao Processamento de Linguagem Natural (PLN). Sem o conjunto de técnicas relacionadas a ele, nossa interação com dispositivos eletrônicos seria bem menos intuitiva — o que nos causaria uma série de transtornos.

Gostaria de aprender um pouco mais a respeito do Processamento de Linguagem Natural? Então, continue a leitura e descubra seus principais usos e benefícios!

Conceito de Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Quando uma pessoa decide fazer uma pesquisa no Google, ela precisa inserir um termo. Fazendo uso dele, o buscador é capaz de filtrar, em segundos, uma série de resultados relevantes.

A grande questão é: como o buscador é capaz de entender o termo que digitamos e, por meio dele, encontrar uma série de resultados úteis. O Processamento de Linguagem Natural é a ferramenta que torna esse resultado possível.

De um modo resumido, podemos descrever o PLN como um conjunto de técnicas que visa viabilizar a comunicação entre as pessoas e a Inteligência Artificial, permitindo que a IA compreenda nossa linguagem e seja capaz de agir de acordo com ela.

Aplicação da tecnologia

Não é difícil perceber que a tarefa de traduzir nossa linguagem para um software não é simples. Afinal, uma mesma palavra pode ter diversos significados dependendo do tom usado pelo comunicador. Além disso, sotaques e erros de pronúncia e de ortografia dificultam ainda mais para uma IA compreender nossa comunicação.

O software responsável por processar a linguagem natural precisa ser capaz de interpretar os níveis de processamento comuns a cada idioma, como o fonológico, o morfológico e o lexical. Para ter sucesso nessa tarefa, o sistema utiliza determinadas abordagens para filtrar o significado de cada palavra. Entre elas, podemos citar a abordagem estatística, a simbólica, a híbrida e a conexionista.

Exemplo de aplicação da tecnologia

Talvez, a primeira vista, esse conceito aparente ser muito complexo. Por meio de um exemplo simples, porém, as aplicações da tecnologia tendem a ficar muito mais claras.

Digamos uma editora quer focar a atividade de seu time de atendimento ao cliente em vendas. Mas tem tido dificuldades nessa tarefa graças ao enorme volume de ligações que recebe, todos os dias, de pessoas interessadas em receber informações simples, sem grande interesse em fechar uma compra.

Nesse contexto, a editora em questão pode contratar uma solução em IA e confiar a ela o primeiro atendimento ao cliente. A IA, por sua vez, é capaz de orientar o cliente a respeito de informações mais simples, como os livros que a editora tem em seu catálogo, sua política de distribuição e até mesmo o procedimento necessário para o envio de originais.

É interessante ressaltar que a Inteligência Artificial também pode ajudar na resolução de problemas simples, explicando, por exemplo, o prazo médio para entrega de um lote enviado, ou apontando como o cliente pode rastrear o envio.

Desse modo, a IA só precisa transferir a ligação para a equipe de atendimento quando a resolução de um problema for muito complexa, ou quando o cliente estiver buscando pelas informações finais, antes de fechar uma compra.

Para que a IA seja bem-sucedida nessas tarefas, porém, ela precisa ser capaz de compreender e interpretar as palavras, ditas pelo cliente na ligação. Isso em diversos cenários, afinal, o tom de voz e a organização de palavras tende a variar de acordo com a pessoa e com a região de onde ela está telefonando.

Por esse motivo, o Processamento de Linguagem Natural é tão importante, porque é justamente ele o grande responsável pela capacidade da Inteligência Artificial de compreender a linguagem humana, o que lhe permite responder a ela de forma útil.  

Principais funções do PNL

Ao ser capaz de interpretar nossa linguagem, a IA pode realizar diversas funções. Continue a leitura e descubra algumas funcionalidades que ela pode apresentar.

Recuperação de informações

Por meio do conhecimento de sinônimos, e utilizando a chamada redução da ambiguidade, o software pode interpretar uma informação apresentada pelo usuário e buscar por resultados semelhantes. Esse conceito é muito utilizado por buscadores como o Google.

Perguntas e respostas

Mais avançado do que o conceito de recuperação de informações, o de elaboração de perguntas e respostas tem a finalidade de entregar, ao usuário, a resposta para uma determinada pergunta feita por ele ou trechos de textos em que a resposta para a pergunta em questão está presente.

Reconhecimento de fala

Outra função que um software pode desempenhar por meio do Processamento de Linguagem Natural é o reconhecimento de fala. Essa atribuição pode ser descrita como a habilidade de interpretar as palavras de um vídeo e transformá-las em texto. É o caso do processo utilizado pelo Youtube em suas legendas automáticas.

Tradução

A função de tradução, por sua vez, visa interpretar a linguagem em um determinado idioma e traduzir as palavras, ditas ou digitadas, para um outro idioma. Isso de um modo que a tradução tenha o significado mais fiel possível às palavras do texto original.

O PLN aumenta a eficiência de uma Inteligência Artificial, pois permite que ela compreenda nossa linguagem e assim interaja conosco. Tal funcionalidade abre espaço para uma série de avanços no mundo corporativo. Áreas como a análise de informações e o atendimento a clientes, por exemplo, tendem a ser muito beneficiadas por ela.

Agora que você conhece o Processamento de Linguagem Natural e entende como ele funciona, gostaria de ter acesso a mais informações úteis como essa? Então, siga nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo relevante!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.