Como detectar necessidades de soluções de software em sua empresa.

Quando procuramos o termo “investir” nos dicionários, muitos deles o definem como uma ação puramente impetuosa. Contudo, partindo do princípio de que toda ação gera uma reação, as empresas procuram fazer suas aplicações de forma calculada, de modo a gerar o resultado mais favorável.

Quando falamos de investimentos em TI, mais especificamente em software, algumas empresas infelizmente não têm tido boas experiências. Isso geralmente ocorre por elas superdimensionarem o resultado esperado. Mas então surge a pergunta: como avaliar o quanto preciso de uma solução de software?

Pensando nisso, preparamos este post especial para que você consiga detectar, de forma efetiva, os fatores que indicam a necessidade de soluções de software para empresas e de investimentos em tecnologia. Vamos conhecê-los!

Timing

Para começar, um fator importante é o timing da adoção das soluções de software. Você tem projeções de crescimento e de novos produtos ou novas formas de distribuição? Ótimo, mas analise se é realmente necessário estruturar funcionalidades para o que vem pela frente neste exato momento.

Uma das grandes vantagens de ter seu próprio software é a possibilidade de fazê-lo crescer junto com você, e os custos para isso também vão ocorrendo na medida em que suas necessidades se tornam reais.

Mas a grande dúvida é saber avaliar quanto determinada tecnologia vai contribuir para seu negócio. De fato, isso não é tarefa simples e, em alguns casos, exige uma análise do ROI (Returno On Investment ou Retorno Sobre Investimento) para mensurar qual o retorno propiciado por tal ação.

Necessidade de otimização das atividades

Para empresas de pequeno ou médio porte, pode ser difícil mensurar métricas como o ROI. Assim, muitos gestores acabam minimizando a necessidade de implementação de softwares — acreditando que eles são “mais do mesmo”.

Além disso, os serviços estão sendo entregues e tudo parece andar bem. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, a principal vantagem da implementação e da utilização de softwares não é apenas concentrar informações da sua produção ou tarefas de logística.

Eles o auxiliam na gestão efetiva dos processos, tornando suas atividades mais eficientes. Além disso, é possível combater focos de desperdício de materiais, por exemplo, além de melhorar o atendimento e prever situações emergenciais.

Claro que estamos citando superficialmente as vantagens, mas são aspectos a se considerar para prever o retorno que tal investimento trará para seu negócio. Alguns dos aspectos que serão positivamente impactados pela adoção de tecnologia de ponta são:

  • crescimento e geração de oportunidades;
  • combate aos focos de desperdício, como matérias-primas e materiais em excesso;
  • possibilidade de mensurar os resultados com mais precisão;
  • controle mais rigoroso dos processos.

Baixa produtividade

Produzir mais sem perder a qualidade é um desafio presente em todo o mundo corporativo, independentemente do segmento no qual a empresa atua. Por isso, investir em soluções de software e tecnologia é garantir um aumento no desempenho.

Assim, não só os softwares, mas também a ciência de dados e a análise prescritiva são duas ferramentas bastante úteis nesse sentido. Essas tecnologias o ajudarão a mapear sua própria atuação no mercado e a prever cenários futuros para se proteger em relação aos concorrentes.

Desse modo, será possível elevar a produtividade do seu negócio ao fornecer diretrizes mais precisas para os seus colaboradores. Isso porque, com dados e produção de conhecimento relevantes para o seu negócio, elaborar estratégias apuradas para o crescimento dele se torna uma tarefa mais fácil.

Ruídos na comunicação

Melhorar a comunicação interna é fundamental para acelerar as atividades na empresa e tornar as ações em grupo mais dinâmicas. Isso pode ser realizado com a utilização de serviços digitais e plataformas especialmente desenvolvidas para agilizar a colaboração entre os funcionários.

Além disso, empresas que realizam a implementação de softwares costumam operar com a utilização da chamada metodologia ágil, um conjunto de boas práticas para a gestão adequada dos processos. Com o contato com os profissionais, seu próprio negócio pode se informar sobre esse modelo de negócio.

Com isso, será possível agregar esse comportamento à cultura organizacional, assim como interfaces conversacionais. A metodologia ágil se destaca pela realização de reuniões e troca útil de ideias, o que favorece a comunicação e o alinhamento dos colaboradores em busca da realização de objetivos comuns.

Bastantes erros nos processos

É preciso acompanhar os processos bem de perto para garantir os resultados desejados. Isso pode ser feito, de forma mais precisa, com a modernização de todo o ambiente corporativo. Ela é essencial para que os gestores possam monitorar e supervisionar as práticas e combater os erros nos processos.

Nesse sentido, para executar as tarefas com fluidez e agilidade, é crucial apostar em soluções de software que proporcionem um nível maior de otimização na administração e na obtenção de relatórios precisos sobre o dia a dia do negócio.

Só assim será possível visualizar vulnerabilidades e identificar gargalos. E o que é mais importante: os gestores poderão constatar todas as deficiências e realizar a reversão desse quadro por meio de ferramentas que eliminam erros humanos e a necessidade de retrabalho.

Gestores mais experientes certamente já lidaram com um trabalho mal feito, que necessitou de toda uma nova equipe para reparar aquelas falhas. Com a inclusão de softwares de ponta no negócio, muitas tarefas serão executadas de forma padronizada, de acordo com os níveis de excelência desejados pela empresa.

Muitos custos na empresa

Soluções tecnológicas são vistas por muitas pessoas como apenas mais um custo para as planilhas de orçamento. Contudo, essa é uma concepção errônea, já que esse investimento garante retorno mensurável em médio e longo prazos.

Isso porque a chamada transformação digital é um termo utilizado para mostrar como a tecnologia e as soluções de software se tornaram instrumentos fundamentais para gerar novas oportunidades de negócio. Além disso, a robotização dos processos, por exemplo, automatiza tarefas burocráticas e libera colaboradores talentosos para outras áreas da empresa.

E isso não significa, necessariamente, corte de pessoal. Quando se fala de diminuição de gastos, muitos empreendedores podem associá-lo a demitir funcionários, mas nem sempre isso é necessário. O que acontece é o repasse de tarefas operacionais para as máquinas.

Com esse trabalho sendo realizado por soluções digitais, esses colaboradores ficam livres para serem alocados em outras tarefas mais ligadas às atividades-fim do negócio. Softwares e sistemas de gestão interna, por exemplo, automatizam procedimentos rotineiros e otimizam as rotinas empresariais.

Assim, softwares como os de sistema de gestão integrada reúnem diversas informações sobre o negócio de forma centralizada, o que facilita a visualização por parte dos gestores. Desse modo, fica mais fácil ter a certeza de onde é possível reduzir custos — e o melhor, sem perder produtividade.

Necessidade de fortalecer o relacionamento com o cliente

A utilização de ferramentas tecnológicas e soluções de software é uma ótima aliada na hora de desenvolver uma relação de confiança com o cliente. Isso porque investir em tecnologia de alto nível mostra aos consumidores que você está sempre em busca de inovar em seus produtos, saindo do lugar-comum.

Mas não se trata apenas de impressioná-los. Com soluções de software e análise de dados, será possível estabelecer padrões e tendências de consumo por meio da verificação do comportamento desses consumidores.

As ferramentas analisam as interações dos clientes com o seu negócio, além de identificar épocas nas quais determinados períodos tiveram uma taxa de comercialização maior, por exemplo. Assim, será possível estabelecer estratégias de acordo com o que for descoberto pelas soluções digitais.

Negócio não é escalável

Por fim, outro motivo para investir em tecnologia é a necessidade de tornar o negócio mais escalável. E o que esse termo significa exatamente? É a capacidade que a empresa tem de crescer e gerar novas oportunidades sem que ocorra uma queda na qualidade dos serviços prestados.

Em termos de tecnologia, a escalabilidade se relaciona à capacidade de utilizar soluções digitais que não se tornem sobrecarregadas caso a demanda cresça em demasia. Para conseguir isso, é essencial buscar empresas com ampla expertise no mercado, que conseguirão prover as melhores condições para que seu negócio floresça sem problemas.

Para garantir que as melhores opções de software sejam implementadas em seu negócio, priorize os profissionais da Kazap. Apostamos na versatilidade: não queremos que o seu software tenha apenas uma interface agradável. Além da agilidade da solução digital, buscamos também explorar outros elementos que têm elevado a tecnologia como um todo.

Assim, a Kazap busca agregar tecnologias como a inteligência artificial, interfaces conversacionais para melhorar a experiência do cliente. Além disso, a empresa conta com as melhores parcerias do mercado, juntando-se a produtos de alto nível como o Google Cloud e a Amazon.

O serviço escolhido pelo cliente é desenvolvido em uma arquitetura especial, na qual não é necessário se preocupar com servidores. Como se não bastasse, é possível desenvolver aplicativos e outras soluções de software para empresas personalizadas para modernizar seu negócio e colocá-lo em pé de igualdade com qualquer outro do ramo.

E aí, se interessou pela possibilidade de firmar uma parceria conosco? Então, entre em contato para conhecer melhor o nosso trabalho!

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