Softwares personalizados: Quais as vantagens para minha empresa?

Os empresários estão cada vez mais conscientes do fato de que softwares prontos (chamados “de prateleiras”), nem sempre oferecem uma solução completa para todas as empresas.

Uma vez que cada empresa tem necessidades diferentes e rotinas que pedem soluções personalizadas, é muito difícil para um produto pronto, acomodar várias necessidades ao mesmo tempo.  E é por isso que existem os softwares personalizados, eles são projetados para atender o seu negócio exatamente no que você PRECISA.

Softwares personalizados podem simplificar os processos de seu negócio, ajudando ele a crescer e funcionar de forma mais eficiente.

Mudar sempre, mas sem stress!

Um problema comum associado a softwares de prateleira, é que muitas das vezes as empresas (clientes) são obrigadas a alterar alguns dos seus processos para que consiga usar aquele software. Neste caso, precisa mudar a sua rotina de trabalho que está dando certo, o que pode ser o começo de um caos!

Mudanças que não são planejadas e repentinas causam stress no ambiente do trabalho, até mesmo entre os funcionários, sendo que estas mudanças não seriam necessárias se houvesse um software que trouxesse soluções com uma mudança gradual, aos poucos, priorizando os processos e as necessidades dos funcionários de cada departamento.

Em outros casos também, vemos empresas que nem chega a usar 20% do sistema que comprou, mas acaba comprando por causa de 1 ou 2 funcionalidades apenas, o restante é perdido por não ser adaptado a sua realidade, ou não ser treinado para usar corretamente e entender o que aquele sistema oferece.

Diminuição dos problemas

Quando se desenvolve um software personalizado, este é “equipado” com características que só o seu negócio exige, o que torna incrivelmente fácil de usar e requer pouco treinamento para aprender a trabalhar com ele, pois você cliente é que deu as instruções do que quer ter naquele software.

Além disso, uma vez que o software é modificado especificamente para cada departamento em sua empresa, cada funcionário já tem uma ideia de como ele deverá funcionar, por isso pouquíssimos problemas de interface são encontrados, pois não há surpresas ou estranhamentos.

Durante todo o processo, a empresa cliente vai acompanhar o seu projeto, vai ver a sua interface desde o início, o qual é projetada baseando na prioridade da sua rotina, portanto é muito importante contratar empresas que usam metodologia ágeis.

E os custos são mais baixos?

Temos que ter certo cuidado em avaliar o que é custo baixo de fato. Você já ouviu falar aquela frase: “o barato sai caro?”, pois é, imagine uma situação:

– Você comprou um software a preço de banana que viu na internet ou que lhe ofereceram, mas este software começa a lhe dar os seguintes problemas que podem ocorrer com o tempo e são bem COMUNS em produtos prontos:

  • Travamento/problemas nas funcionalidades básicas;
  • Não há backups frequentes;
  • Você descobre que não há segurança dos dados inseridos;
  • Não há perfis de acessos, seus dados não estão salvos in cloud (nas nuvens);
  • O software é instalado somente na sua máquina local, e se ela der problemas você perdeu tudo;
  • Ele não é escalável – ou seja, não permite evoluções ou edições das funcionalidades existentes, para isso é preciso fazer tudo do zero! – altissimo custo!
  • Descobre que terá também altos custos de suporte quando precisar, e que pode esperar dias para receber alguém na sua empresa;
  • Não há manutenção periódica do produto que comprou, ou seja, ele não evolui junto com a tecnologia atual, e etc.

Enfim, ao final de todos esses problemas que podem acontecer pontualmente ou em conjunto, será que ele realmente saiu mais barato?, e o tempo que você perdeu por esses problemas ou ficou dias sem o produto funcionando?. É preciso ter muito cuidado em olhar somente o PREÇO  e não avaliar tudo o que vem por trás disso, e o quanto vai lhe custar o que não está escrito naquele contrato.

É natural que um software personalizado tenha um custo em sua maioria maior que um produto pronto, porém os benefícios de se investir no desenvolvimento deles são muito valiosos, pois quanto menos dor de cabeça e mais tempo para pensar em marketing ou em novas estratégias para seu negócio você tiver, mais sucesso terá!.

O seu software deverá ser o seu braço direto, e não o seu pesadelo

Como dito acima, softwares personalizados podem simplificar seus processos para funcionar de forma mais eficiente, e podem também aumentar a produtividade no local de trabalho, permitindo que os funcionários consigam produzir mais em menos tempo.

Enfim, no geral aumentam o desempenho simplificando a forma como o negócio deve funcionar, ajudando sua empresa a alcançar metas de curto e longos prazos.

Mas o que considerar na contratação da empresa que irá te ajudar a ter o seu software?

  • Experiência em softwares personalizados?
  • Uso metodologia ágil?
  • Está capacitada a desenvolver o meu software em plataformas mobile?
  • Dará suporte e manutenções periódicas?
  • Usa tecnologias/linguagens que permitem evoluções com menor custo?

A Kazap está capacitada a atender todos os requisitos mencionados além da evolução continua de tecnologias. Se o seu negócio necessita dar esse passo cada vez mais vital entre em contato conosco.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.