Softwares personalizados: quais as vantagens para minha empresa?

Os empresários estão cada vez mais conscientes do fato de que softwares prontos (chamados “de prateleiras”), nem sempre oferecem uma solução completa para todas as empresas.

Uma vez que cada empresa tem necessidades diferentes e rotinas que pedem soluções personalizadas, é muito difícil para um produto pronto acomodar várias necessidades ao mesmo tempo. É por isso que existem os softwares personalizados, pois eles são projetados para atender o seu negócio exatamente no que você precisa.

Softwares personalizados podem simplificar os processos de seu negócio, gerando crescimento e permitindo um funcionamento de forma mais eficiente.

Mudar sempre, mas sem stress

Um problema comum associado a softwares de prateleira é que muitas das vezes as empresas (clientes) são obrigadas a alterar alguns dos seus processos para que consigam usar aquele software. Nessas situações, é preciso mudar a sua rotina de trabalho que já funciona bem. Isso pode dar início a uma série de eventos catastróficos.

Mudanças que não são planejadas e repentinas causam stress no ambiente do trabalho até mesmo entre os funcionários, sendo que essas mudanças não seriam necessárias se houvesse um software que trouxesse soluções com uma mudança gradual. Se isso for feito aos poucos, priorizando os processos e as necessidades dos funcionários de cada departamento, não haverá nenhuma turbulência.

Em outros casos, também vemos empresas que nem chegam a usar 20% do sistema que compraram, mas que acabam comprando por causa de 1 ou 2 funcionalidades. O restante é perdido por não ser adaptado à sua realidade ou não ser treinado para usar corretamente e entender o que aquele sistema oferece.

Diminuição dos problemas

Quando se desenvolve um software personalizado, ele é “equipado” com características que só o seu negócio exige, o que torna incrivelmente fácil de usar e requer pouco treinamento para aprender a trabalhar com ele, pois você, cliente, é quem deu as instruções do que quer ter naquele software.

Além disso, uma vez que o software é modificado especificamente para cada departamento em sua empresa, cada funcionário já tem uma ideia de como ele deverá funcionar. Por isso, pouquíssimos problemas de interface são encontrados, pois não há surpresas ou estranhamentos.

Durante todo o processo, a empresa cliente vai acompanhar o seu projeto, vai ver a sua interface desde o início, a qual é projetada com base na prioridade da sua rotina, portanto é muito importante contratar empresas que usam metodologia ágeis.

Custos reduzidos

Temos que ter certo cuidado em avaliar o que é custo baixo de fato. Você já ouviu falar aquela frase que diz “o barato sai caro”? Pois é, imagine uma situação: você comprou um software a preço de banana que viu na internet ou que ofereceram, mas esse software começa a gerar os seguintes problemas que podem ocorrer com o tempo e são bem comuns em produtos prontos:

  • travamento e problemas nas funcionalidades básicas;
  • não há backups frequentes;
  • você descobre que não há segurança dos dados inseridos;
  • não há perfis de acessos, seus dados não estão salvos in cloud (nas nuvens);
  • o software é instalado somente na sua máquina local, e se ela der problemas você perdeu tudo;
  • ele não é escalável — ou seja, não permite evoluções ou edições das funcionalidades existentes, para isso é preciso fazer tudo do zero — altíssimo custo;
  • descobre que terá também altos custos de suporte quando precisar, e que pode esperar dias para receber alguém na sua empresa;
  • não há manutenção periódica do produto que comprou, ou seja, ele não evolui junto da tecnologia atual etc.

Enfim, ao final de todos esses problemas que podem acontecer pontualmente ou em conjunto, será que ele realmente saiu mais barato? E o tempo que você perdeu por esses problemas ou ficou dias sem o produto funcionando? É preciso ter muito cuidado em olhar somente o preço e não avaliar tudo o que vem por trás disso, e o quanto vai lhe custar o que não está escrito naquele contrato.

É natural que um software personalizado tenha um custo em sua maioria maior que um produto pronto, porém, os benefícios de se investir no desenvolvimento deles são muito valiosos, pois quanto menos dor de cabeça e mais tempo para pensar em marketing ou em novas estratégias para seu negócio você tiver, mais sucesso terá.

Aumento da eficiência operacional

É importante considerar que quando uma empresa adquire uma ferramenta, seja ela uma máquina ou um software personalizado, o objetivo por trás dessa compra é o aumento de sua eficiência operacional. Afinal, a aquisição de uma solução ineficiente, sem a capacidade de entregar os resultados que precisam ser alcançados, pode ser considerada um desperdício de recursos.

Nesse contexto, os software personalizados levam vantagem sobre os de prateleira. Isso ocorre porque, uma vez que são pensados desde a ideia inicial para resolver os problemas de um negócio, eles se adequam facilmente à sua realidade.

Uma solução pronta, pensada para atender a um número elevado de companhias, entregará funções genéricas que tendem a ficar aquém das necessidades reais de uma empresa.

Portanto, podemos dizer que, ao investir em um software de prateleira, a empresa está abrindo mão da personalização que ela precisa para aumentar sua eficiência operacional e se destacar no mercado.

Maior integração de sistemas

A integração entre setores pode ser considerada um dos fatores mais relevantes para o desempenho de uma empresa. Isso porque quando as áreas de uma companhia não se comunicam bem, a troca de informações se torna lenta. O que tende a atrasar seus processos e a reduzir seus níveis de produtividade.

Por essa razão, é interessante para as companhias, independentemente de seu porte ou área de atuação, invistam em soluções que permitam uma integração de sistemas.

Dadas as características de um software de prateleira, não é difícil chegar à conclusão de que esse tipo de solução é pouco adequada para integrar sistemas e setores de uma empresa. Isso porque suas funcionalidades são muito “engessadas”, o que acaba impedindo a tecnologia de se adaptar a outros softwares e aplicativos.

É importante analisar que os softwares personalizados são projetados exclusivamente para atender as demandas de uma empresa. Isso significa que a solução pode ser elaborada para se conectar aos demais softwares e aplicações usados pela companhia.

Além disso, dadas as suas características, o software desenvolvido sobe demanda conta a flexibilidade necessária para ser ajustado a novas demandas e funcionalidades. Isso significa que, se for necessário, essa tecnologia pode receber novos recursos para se tornar compatível com sistemas diferentes.

Aumento da segurança

Em um cenário no qual os dados são considerados ativos valiosos, as empresas precisam se preocupar com ataques digitais orquestrados por organizações e indivíduos mal-intencionados.

Considerando a importância das informações sensíveis e os prejuízos que podem ser acarretados pelo vazamento ou corrupção de dados, podemos chegar à conclusão que o investimento em segurança de informações é fundamental.

Os softwares personalizados são desenvolvidos de acordo com as demandas de uma empresa, o que inclui a sua política de segurança. Além disso, como esse software pertence à empresa, ele pode ser atualizado facilmente. O que abre espaço para que novas funcionalidades, relacionadas à proteção de dados, sejam integradas a ele.

Diferentemente do que acontece com softwares desenvolvidos sob demanda, as atualizações em softwares de prateleira dependem apenas da vontade de seus fabricantes. De modo que, em algumas situações, eles podem ficar por longos períodos sem atualizações de segurança.

Um problema que se torna ainda mais crítico se o software em questão for descontinuado.

O seu software deverá ser o seu braço direto e não o seu pesadelo

Como dito acima, softwares personalizados podem simplificar seus processos para funcionar de forma mais eficiente, e podem também aumentar a produtividade no local de trabalho, permitindo que os funcionários consigam produzir mais em menos tempo.

Enfim, no geral, eles aumentam o desempenho, simplificando a forma como o negócio deve funcionar, ajudando sua empresa a alcançar metas de curto e longos prazos.

O que considerar na contratação da empresa que o ajudará a ter o seu software

É preciso verificar se a empresa parceira consegue atender aos principais pontos que dissemos neste texto. Sendo assim, antes de decidir, faça as seguintes perguntas.

  • Experiência em softwares personalizados?
  • Uso metodologia ágil?
  • Está capacitada a desenvolver o meu software em plataformas mobile?
  • Dará suporte e manutenções periódicas?
  • Usa tecnologias e linguagens que permitem evoluções com menor custo?

Esperamos que você tenha entendido melhor sobre as vantagens que um software personalizado pode gerar para a sua empresa. Dito isso, não esqueça de considerar apenas os melhores parceiros, que contam com uma equipe disponível para preencher os requisitos fundamentais para a sua marca.

A Kazap está capacitada a atender todos os requisitos mencionados, além da evolução contínua de tecnologias. Se o seu negócio necessita dar esse passo cada vez mais vital, entre em contato conosco.

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