Como funciona o processo de tomada de decisão nas organizações?

Quando pensamos em uma gestão eficiente, o ponto principal é o processo de tomada de decisão nas organizações. Afinal, se algum erro for cometido nessa etapa, todo o projeto da companhia pode falhar, acarretando uma série de prejuízos para seus gestores e proprietários.

Por essa razão, é necessário que todas as decisões sejam tomadas com base em dados confiáveis, principalmente as mais críticas para o futuro da organização. É necessário, porém, que os responsáveis pela administração da companhia tenham acesso a esses dados e que eles contem com ferramentas e conhecimentos para interpretá-los.

Levando esse fato em consideração, preparamos este texto com algumas informações e orientações para ajudar você nesse processo tão importante. Leia o artigo e descubra agora como funciona o processo de tomada de decisão nas organizações e o que fazer para torná-lo mais eficiente!

Afinal, o que é e como funciona o processo de tomada de decisão?

Como o seu próprio nome sugere, o processo de tomada de decisão nas organizações corresponde ao conjunto de atividades que se fazem necessárias para que os rumos, que serão tomados pela empresa, sejam definidos.

Dentre os inúmeros procedimentos que fazem parte desse processo, podemos citar os seguintes como exemplos:

  • identificar um problema central;
  • captar informações confiáveis a respeito do problema em questão;
  • com base nos dados apurados, criar alternativas viáveis para o problema;
  • optar pela alternativa mais eficiente;
  • elaborar um plano para que a solução encontrada seja colocada em ação;
  • monitorar os resultados do plano e da solução em questão e verificar se eles estão alinhados às expectativas iniciais do time de gestão.

Os responsáveis pelo processo de tomada de decisão precisam ser qualificados e experientes o bastante para visualizar tanto as vantagens de um plano quanto os riscos atrelados a ele.

Nesse contexto, é interessante que o time de gestores seja formado por profissionais com diferentes capacitações. Isso ocorre porque, graças a variedade de conhecimentos, o conjunto de profissionais será capaz de identificar com mais facilidade os problemas e as oportunidades relacionados à operação da companhia.

O que fazer para torná-lo mais eficiente?

Como foi citado no tópico anterior, os pontos mais importantes do processo de tomada de decisão são identificar o problema e captar dados para solucioná-lo. A grande questão é que essas tarefas não são tão fáceis assim.

Todos os dias, incontáveis dados são gerados por fatores como a operação da empresa, os movimentos naturais do mercado em que ela está inserida, os padrões de pesquisa e consumo de seus clientes, e muitos outros.

Embora essas informações sejam uma fonte importante para embasar decisões e até mesmo para se encontrar novas oportunidades, captá-las e filtrá-las, para que elas se tornem dados úteis, é um processo que tomaria muito tempo dos colaboradores. Além disso, dada a complexidade dos dados, o fator de erro humano estaria presente, o que diminuiria sua confiabilidade.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, hoje em dia as empresas contam com uma série de ferramentas inteligentes para realizar essa tarefa de uma forma prática e confiável. Como um exemplo, podemos citar o machine learning, uma das tecnologias mais eficazes quando pensamos na análise de dados.

Como o machine learning pode otimizar a tomada de decisão nas organizações?

De um modo mais simples e resumido, podemos descrever o machine learning como um software desenvolvido para encontrar soluções para problemas complexos ou para responder perguntas relacionadas a um tópico específico.

A tecnologia tem a capacidade de analisar uma série de dados, separá-los e, assim, identificar padrões. Essas capacidades a permitem aprender e, desse modo, tomar certas decisões por conta própria.

É importante ressaltar que a capacidade de aprendizado, e todos os processos relacionados a ela, é a característica que torna o machine learning tão útil para o time de gestores da companhia. Continue a leitura e descubra como a tecnologia pode impactar o processo de tomada de decisão nas organizações!

Apuração inteligente de dados

Quando uma solução em machine learning é integrada de forma eficiente à operação da companhia, ela é capaz de verificar dados de todas as áreas e setores que estiverem conectados a ela, e agrupá-los de um modo inteligente.

O que abre espaço para que eles sejam utilizados, pelo próprio machine learning, para a verificação de padrões que podem identificar falhas e oportunidades.

Processos mais ágeis e confiáveis

Diferentemente de um ser humano, o machine learning não se cansa, de modo que a tecnologia pode se manter operante 24 horas por dia sem que isso afete seus resultados. Todo o progresso do software é computado em tempo real, o que reduz drasticamente as chances de que alguma informação seja esquecida ou acrescentada de modo incorreto.

Além disso, por mais ágeis que sejam os colaboradores, o machine learning levaria muito menos tempo para executar as tarefas relacionadas à análise de dados. Isso permite que as informações sejam disponibilizadas mais rapidamente para os gestores.

Apresentação intuitiva de dados

Por fim, é importante levar em consideração que, para que os dados sejam utilizados na tomada de decisões, eles devem ser apresentados de uma forma compreensível para os gestores.

Podemos dizer que, quanto mais fácil for para o time de gestão entender as informações que estão à sua disposição, mais rapidamente ele será capaz de elaborar estratégias e implementar decisões.

Nesse contexto, o machine learning surge como uma opção interessante mais uma vez. Afinal, a tecnologia pode ser usada para filtrar dados de acordo com padrões previamente estabelecidos. Uma vez que ela seja integrada a uma interface intuitiva, os gestores poderiam visualizar esses dados detalhadamente em gráficos e indicadores úteis.

Graças a tecnologias como o machine learning, as empresas, mesmo as de pequeno porte, podem usar os dados de uma forma mais eficiente. Isso abre espaço para que elas disputem espaço no mercado, de uma forma mais igualitária, com companhias de maior porte.

A grande questão é que, para garantir a eficácia da ferramenta, os gestores devem recorrer a companhias sérias, conhecidas no mercado pela qualidade de seus serviços.

Você gostaria de contar com um time de profissionais altamente capacitados e experientes para otimizar o processo de tomada de decisões em sua empresa por meio do machine learning? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.