Monitoramento de dados: qual a importância e como fazer?

O monitoramento de dados pode ser descrito como a atividade de acompanhar um conjunto de indicadores responsáveis por demonstrar a situação de um fator, seja ele um objeto, uma situação ou até mesmo um indivíduo. No mundo corporativo, essa prática permite que gestores tenham acesso a informações necessárias para planejar os rumos da empresa e embasar seu processo de tomada de decisão.

Se levarmos em consideração os níveis de competitividade do mercado, que se tornam cada vez mais elevados, é fácil perceber que um monitoramento de dados eficiente tem o potencial de se tornar uma verdadeira vantagem competitiva. Você gostaria de entender melhor esse tema? Leia o artigo e descubra como a análise de dados pode otimizar os resultados de sua empresa!

Afinal, por que a apuração de dados é tão importante?

Em uma empresa, por mais eficientes que sejam os processos, sempre existem problemas ou procedimentos que podem ser melhorados. Por meio do monitoramento de dados, o time de gestores é capaz de identificar gargalos de uma forma mais fácil, o que lhes permite resolver problemas mais rapidamente.

Além disso, ao realizar uma análise ampla e constante de informações, fica mais fácil de as companhias identificarem novas oportunidades para seus produtos e serviços. Levando esses fatos em consideração, podemos dizer o monitoramento de dados é importante para que empresas se mantenham financeiramente saudáveis e competitivas.

Como monitorar dados?

Embora a análise de informações seja altamente benéfica para empresas, sua implementação não é tão simples. Isso ocorre porque, mesmo que todos os dias uma empresa gere diversos dados, captar essas informações e organizá-las — a fim de que possam demonstrar padrões — exige muito tempo e esforço.

Nesse contexto, é válido ressaltar que soluções em Big Data e Inteligência Artificial são muito úteis, pois automatizam o processo, o que eleva sua velocidade e aumenta sua precisão, reduzindo o risco de erros.

Quais cuidados tomar no monitoramento de dados?

Por fim, vale ressaltar que, mesmo fazendo uso de avançadas ferramentas tecnológicas, a análise de informações exige alguns cuidados. Continue a leitura e entenda como realizá-la de um modo eficiente!

Decida quais dados serão monitorados

Em primeiro lugar, o time de gestores precisa decidir quais dados serão apurados. Isso ocorre porque o acúmulo de informações inúteis apenas tornaria a tarefa de identificar padrões mais lenta e complexa. É importante que os dados avaliados de fato estejam alinhados com o objetivo que a empresa deseja alcançar, seja ele identificar falhas em sua operação ou aumentar seu número de vendas.

Defina o responsável pela tarefa

Uma vez que os gestores decidiram quais informações serão analisadas, eles precisam destacar um grupo de colaboradores para executar a tarefa. É importante que o pessoal alocado entenda do assunto que será avaliado. Além disso, eles precisam ser capazes de usar as ferramentas tecnológicas disponíveis a seu favor.

Análise os dados

Assim que tanto os dados a serem monitorados quanto os responsáveis pela atividade são estabelecidos, o time de colaboradores deve começar a estudar os dados a sua disposição em busca de padrões, que devem ser transformados em indicadores e apresentados ao time de gestores — o que lhes permite basear suas decisões em dados sólidos e seguros.

Conforme a transformação digital avança, tornando o mercado cada vez mais voltado para o mundo digital, a capacidade de adaptação das empresas precisa aumentar, para que elas se mantenham alinhadas à realidade do mercado. Nesse sentido, o monitoramento de dados e o acesso a informações de qualidade são indispensáveis no processo.

Sua empresa já implementa alguma solução em monitoramento de dados? Você tem alcançando resultados? Deixe um comentário e compartilhe conosco seu ponto de vista sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.