Integração de dados entre diferentes fontes: como e por que fazer?

Não é uma novidade para gestores e empresários que a implementação de uma liderança ágil está diretamente ligada à integração de dados entre diferentes fontes. Afinal, isso abre espaço para que os responsáveis pela gestão tenham acesso a informações de modo mais rápido e intuitivo, o que se reflete positivamente na eficiência de suas estratégias.

Em um mercado altamente competitivo, esse acesso prático a informações relevantes é fundamental para que um negócio seja bem-sucedido. Levando esse fato em consideração, desenvolvemos este conteúdo para deixar você por dentro dos pontos mais importantes sobre o assunto.

Acompanhe até o final e entenda o que é e como fazer a integração de dados entre diferentes fontes!

Por que investir na integração de dados?

Durante a operação de uma empresa, é normal que gestores e colaboradores precisem ter acesso a uma série de informações para desempenhar suas funções. A grande questão é que, muitas vezes, elas estão dispersas em diversos formatos ou até mesmo em softwares e aplicativos diferentes. Uma situação que torna mais lenta e complexa a tarefa de agrupá-las em uma única interface.

Por outro lado, se a empresa contar com uma aplicação de integração de dados, essas informações podem ser reunidas, filtradas e organizadas em um processo conhecido como mineração de dados. Assim, a pessoa responsável pode acessá-las facilmente e compreendê-las de maneira intuitiva.

As vantagens dessa prática não terminam por aí. Confira mais algumas!

Redução de erros

Mesmo as empresas mais organizadas, que contam com profissionais qualificados e engajados, podem ter seus níveis de produtividade reduzidos em virtude de erros e falhas em seus processos. É algo natural, uma vez que esses problemas tornam os processos mais longos e, muitas vezes, provocam o retrabalho.

Já quando os dados são devidamente integrados, tanto esses problemas como as causas por trás deles passam a ser identificados facilmente. Isso possibilita que os líderes e os gestores os eliminem, aumentando a eficiência dos processos operacionais da companhia.

Aumento da produtividade

A eliminação de erros, decorrente da integração de dados, faz com que os colaboradores percam menos tempo executando suas tarefas, o que acaba por impactar positivamente os seus níveis de produtividade.

É válido ressaltar que a análise de dados, viabilizada por essa integração, permite que os gestores tenham uma visão mais completa da empresa, de modo que eles conseguem verificar a eficiência de processos, políticas internas e até mesmo de ferramentas.

Analisando esses fatores, os gestores podem descontinuar soluções ineficazes e concentrar seus esforços em estratégias que, de fato, estão entregando resultados positivos para a empresa.

Redução de custos

A visão mais aprofundada a respeito da realidade da empresa, já uma consequência do projeto de integração, também permite que os gestores identifiquem com mais facilidade os desperdícios e os gastos ocultos que, quando eliminados, geram uma redução de custos relevante.

Melhores decisões

Por fim, é importante ressaltar que a integração de dados fornece à equipe de gestão uma série de informações confiáveis e úteis, o que melhora o processo de tomada de decisões e eleva a eficiência das estratégias adotadas pela empresa.

O resultado mais evidente desse aumento de eficiência é um ganho real de produtividade. Na prática, isso significa que empresas bem-sucedidas na implementação da integração tendem a se desenvolver mais rapidamente.

Como fazer a integração de dados entre diferentes fontes?

A implementação de um projeto de integração de dados exige alguns cuidados. A seguir, descubra os procedimentos necessários!

Mapeie os dados

Uma vez que o projeto visa a reunir dados de diferentes fontes, em primeiro lugar, o responsável por ele deve identificá-las e verificar fatores, como:

  • o tipo de dado armazenado;
  • o formato em que os dados estão salvos;
  • o volume de dados e o ambiente em que estão armazenados.

Busque uma solução adequada

O mapeamento de dados é de suma importância. Afinal, depois de executá-lo, o responsável pelo projeto será capaz de compreender os verdadeiros requisitos da empresa e, assim, buscar uma solução que atenda a cada um deles.

Embora existam diversas opções no mercado, o interessante é que a companhia escolha um software sob medida para as suas demandas. Isso porque uma solução generalista pode não oferecer as funcionalidades que melhor se encaixam em sua realidade.

Reduza a complexidade dos dados

Para que a integração de dados seja bem-sucedida, informações oriundas de fontes diferentes devem ser compartilhadas e visualizadas rapidamente dentro da companhia. Portanto, é essencial diminuir a complexidade acarretada por padrões e extensões conflitantes.

Uma solução nesse sentido é a conversão de todos os dados para um padrão aberto, que pode ser acessado em todas as plataformas utilizadas pela companhia. Mas pensando na agilidade, o ideal é que eles possam ser visualizados em um dashboard único — de preferência, em um software que ofereça métricas e indicadores de desempenho alinhados às demandas da empresa.

Garanta a qualidade dos dados

Uma vez que os dados devem ser usados para basear decisões e nortear todos os processos da empresa, é fundamental que sejam confiáveis. Além disso, eles precisam ser apresentados de maneira intuitiva para que os gestores consigam compreendê-los.

Por esse motivo, é necessário investir em soluções para a apuração e o tratamento de dados. Uma opção extremamente útil nesse contexto é o Machine Learning, capaz de identificar padrões e de organizar informações de forma inteligente.

Implemente medidas de segurança

Em um ambiente no qual as informações são cada vez mais valiosas, é importante se preocupar com a segurança dos dados. Sem esse cuidado, não apenas a integração de dados, mas toda a operação da companhia pode ser afetada negativamente pela ação de hackers e de organizações maliciosas.

Para lidar com esse problema, a empresa deve investir em tecnologias voltadas para a segurança, como softwares e sistemas antivírus e antimalwares. Além disso, é preciso que o time de gestão, em parceria com o setor de TI, elabore uma política para a proteção e o uso de informações alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Capacite os colaboradores

Antes mesmo que o sistema de integração de dados entre fontes diferentes comece a operar, é necessário que os gestores iniciem um processo de conscientização e capacitação dos colaboradores. Esse cuidado serve para que eles entendam como o Big Data pode otimizar os processos da companhia e tornar a gestão ágil realmente viável.

A questão é que, no dia a dia da empresa, os colaboradores são os responsáveis pela execução dos processos. Ao prepará-los para o sistema de integração de dados, a equipe de gestão abre espaço para que eles aproveitem ao máximo os benefícios da nova tecnologia.

Qual a importância de um parceiro estratégico?

A integração de dados tem o potencial tanto de agilizar processos empresariais quanto de otimizar a identificação de padrões úteis para o negócio. No entanto, para que esse resultado seja alcançado, o sistema responsável por ela deve ser eficiente.

Uma solução ineficaz pode deixar o acesso a informações ainda mais lento. Alguns erros e falhas podem até mesmo danificar arquivos importantes, causando prejuízos à empresa. Sendo assim, vale a pena contar com uma parceira desenvolvedora reconhecida no mercado e que realmente apresente soluções adequadas aos problemas da companhia.

Nesse contexto, a Kazap Tecnologia se mostra uma opção muito interessante. Afinal, contamos com um time de desenvolvedores altamente engajados e capacitados. Todos com muita experiência no mercado e que podem garantir uma eficiente integração de dados.

Gostaria de ter acesso a uma solução inteligente para a integração de dados entre fontes diferentes em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra nossos diferenciais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.