3 dicas para fazer uma análise de dados eficaz na empresa

À medida que o papel da tecnologia se torna multifacetado em todos os setores, ela produz enormes quantidades de informações que podem gerar insights valiosos para os negócios. Isso levou a um boom na indústria de dados nos últimos anos.

No entanto, a coleta de dados precisa ser complementada com observação e diagnóstico para a obtenção de insights para a tomada de decisão. A análise de dados ajuda as empresas e os setores a entender os grandes volumes de informações para um maior crescimento e desenvolvimento.

Neste artigo, nós trazemos 3 dicas essenciais para você realizar uma análise de dados eficaz na sua empresa. Confira!

1. Defina o foco da análise

Antes de entrar no âmago da análise de dados, uma empresa precisará definir por que está procurando uma em primeiro lugar. Essa necessidade normalmente se origina de um problema ou dúvida de negócios. Alguns exemplos incluem:

  • como podemos reduzir os custos de produção sem sacrificar a qualidade?
  • Quais são algumas maneiras de aumentar as oportunidades de vendas com nossos recursos atuais?
  • Os clientes veem nossa marca de maneira favorável?

Além de encontrar um propósito, considere quais métricas monitorar ao longo do caminho. Além disso, certifique-se de identificar as fontes de dados quando chegar a hora de coletar. Esse processo pode ser longo, portanto, criar um roteiro preparará muito sua equipe de dados para os passos a seguir.

2. Estabeleça indicadores

Identificar os indicadores-chave de desempenho (KPI) corretos para a iniciativa de análise de dados de sua empresa é um esforço sutil, mas importante. Escolha os conjuntos de números errados como base e você não conseguirá avaliar nada de útil.

Os KPIs precisam ser cuidadosamente modelados de acordo com os fatores que você está planejando avaliar para uma imagem mais clara do progresso organizacional. Isso se torna uma tarefa mais difícil quando um senso mais amplo de progresso é buscado com o uso de KPIs.

Os próprios KPIs são um recurso poderoso orientado por dados, mas saber como usá-los corretamente é um conjunto de habilidades totalmente diferente. Como um dos principais tomadores de decisão na empresa e como membro do alto escalão, você se beneficiará em saber como escolher os KPIs certos para sua organização.

3. Utilize um software para dar suporte a todo o processo de análise dos dados

Um software de análise de dados é usado para explorar coleções de dados e para desenvolver modelos preditivos e prescritivos. A incorporação desses modelos em aplicativos de processos de negócios modernizados pode melhorar a produtividade e o valor dos negócios. Ao mesmo tempo, essas soluções são projetadas para escalar facilmente para empregar os recursos que normalmente estão disponíveis em uma plataforma de big data.

As barreiras para a adoção de ferramentas de análise de big data caíram, permitindo que organizações com visão de futuro tentem rapidamente e integrem essas ferramentas dentro da empresa. Essas organizações compartilham algumas características comuns, pois têm:

  • uma cultura orientada a dados e análises, reconhecendo o potencial das informações para criar valor corporativo;
  • um ambiente no qual as principais partes interessadas estão cientes de que há uma grande variedade de fontes de dados, que podem contribuir para os processos analíticos;
  • um ambiente propício a provas de conceito, aliado à agilidade na tomada de decisões de adoção de tecnologia.

De pequenas empresas a empresas globais, a quantidade de dados que as empresas geram hoje é simplesmente impressionante, e é por isso que o termo “big data” se tornou tão comum. No entanto, sem a análise de dados, essa montanha de dados dificilmente faz muito mais do que entupir o armazenamento em nuvem e os bancos de dados.

Gostou do artigo e quer acompanhar outros conteúdos sobre tecnologia e negócios? Siga nossos perfis nas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.