Machine Learning e Big Data: qual a importância para uma empresa?

Na realidade atual, gestores e empresários precisam ter acesso a informações completas e confiáveis para gerir seus negócios. Sem esses dados, a tarefa de definir estratégias eficientes, e lidar com a concorrência, se torna praticamente impossível. Felizmente, essas informações podem ser apuradas por meio da união entre o Machine Learning e Big Data.

Operando de forma separada, as duas tecnologias já têm o potencial de otimizar empresas, oferecendo a seus gestores um nível de controle muito mais elevado. Quando combinadas, porém, esse potencial se torna ainda maior e abre espaço para que uma série de insights interessantes sejam identificados.

Você gostaria de entender melhor os impactos dessas tecnologias? Leia o artigo e descubra como eles podem beneficiar a sua empresa!

Conceito de Big Data

De um modo mais simples e resumido, podemos descrever o Big Data como uma tecnologia capaz de captar e de classificar uma série de dados provenientes de fontes diferentes.

Por meio da tecnologia, uma companhia pode obter insights a respeito da própria operação, identificando pontos em sua cadeia produtiva que devem ser melhorados, além de entender os hábitos de consumo de seus clientes, o que lhe permite fazer ofertas personalizadas.

Um profissional bem informado é capaz de evitar situações ruins, ou pelo menos de se preparar para seus impactos, e de identificar mais facilmente oportunidades. Neste contexto, uma grande fonte de dados, como o Big Data, é capaz de revolucionar a gestão de uma companhia.

O que é Machine Learning

Podemos dizer que o Machine Learning faz parte do conceito de Inteligência Artificial. Isso acontece porque a tecnologia é a grande responsável pelo aprendizado da máquina.

A tecnologia pode ser descrita como um tipo de software capaz de interagir com dados, agrupá-los de modo inteligente e, com base neles, aprender e tomar decisões com pouca, ou nenhuma, intervenção humana.

Graças às suas características, o Machine Learning pode executar uma série de tarefas estratégias. A tecnologia, pode, por exemplo, analisar a atuação de um grupo de indivíduos em redes sociais e, com base nesses dados, indicar quais produtos seus participantes estão mais propensos a adquirir.

Impactos da união entre Machine Learning e Big Data

Embora os dados que compõem o Big Data sejam extremamente úteis, o seu volume e complexidade inviabilizam que uma pessoa seja capaz de compreendê-los e de usar seu pleno potencial. É neste contexto que o Machine Learning surge como uma solução eficaz. Afinal, a tecnologia é capaz de analisar e qualificar informações de uma maneira muito mais ágil e precisa do que um ser humano.

Portanto, a integração entre Machine Learning e Big Data abre espaço para que um grande volume de dados seja devidamente tratado e apresentando a equipe de gestão, isso de um modo intuitivo, e em tempo real.

Tal funcionalidade fornece aos gestores um nível de controle completamente novo sobre os processos da companhia. Além disso, ela concede a gestão uma série de dados úteis para a elaboração de estratégias inteligentes de negócio.

Por meio dessa união entre Machine Learning e Big Data, os controladores do negócio podem executar mais facilmente uma série de tarefas. Dentre elas, podemos citar as seguintes como exemplo:

  • mensurar a demanda e a aceitação de produtos ou serviços;
  • produzir campanhas de marketing mais eficientes e direcioná-las a um público mais qualificado;
  • identificar gargalos produtivos e logísticos;
  • prever tendências do mercado e encontrar novas oportunidades.

Levando em consideração os impactos de tecnologias como o Big Data e o Machine Learning, é fácil perceber que o seu uso cria uma verdadeira vantagem competitiva para empresas. Felizmente, o avanço de tais tecnologias as tornou muito mais acessíveis, de modo que até mesmo pequenas e médias empresas são capazes de usá-las a seu favor.

Dada a sua importância, porém, e o nível de dados com que elas precisam lidar, é importante que os responsáveis por sua implementação sejam confiáveis e capacitados. Portanto, o ideal é optar por empresas desenvolvedoras conhecidas no mercado, como a Kazap Tecnologia.

Agora que você sabe como a união entre Machine Learning e Big Data podem beneficiar sua empresa, que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais e permitir que seus amigos acessem este conhecimento?  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.