Business Intelligence e Machine Learning: como elas se relacionam?

Os avanços da inteligência artificial criaram diversas oportunidades para gestores e empreendedores, que agora podem melhorar seus processos de análise de dados e tomadas de decisão com recursos mais acessíveis e precisos.

A mudança é necessária: de acordo com uma pesquisa do MIT divulgada em um portal especializado, 38% das empresas ainda tomam decisões com base na intuição.

Entretanto, se o empreendedorismo ganhou uma série de novos conceitos em seu cotidiano — Business Intelligence, Machine Learning, Inteligência Artificial, Cultura Data Driven, entre outros —, cabe a nós buscarmos conhecimentos e nos prepararmos, certo?

Para obter melhores resultados com essas ferramentas, é fundamental conhecê-las, saber como se relacionam e entender suas diferenças. Confira, neste artigo, como o Business Intelligence e o Machine Learning se relacionam e como eles podem colaborar com a sua empresa!

O que é Business Intelligence?

Apesar de ser um termo em voga, o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, é um processo antigo de coleta e transformação de dados brutos em insights de negócios, oferecendo suporte para os processos decisórios de gestores. Ele busca, assim, descrever o estado da empresa por meio de relatórios, indicadores de desempenho e gráficos.

Graças à tecnologia, e, especialmente, à possibilidade de analisar grandes volumes de dados (Big Data), o BI ganhou novas configurações e impactos e passou a incorporar conhecimentos de estatísticas e ciências de dados.

O que é Machine Learning?

O Machine Learning (ML), ou aprendizado de máquina, busca tornar as máquinas e seus mecanismos mais inteligentes a partir da capacidade aprendizado que elas têm. Uma pesquisa do MIT Sloan Management Review apontou que 76% das empresas já usam o Machine Learning para potencializar o aumento de suas vendas.

O Machine Learning também existe há bastante tempo, mas a capacidade de utilizar cálculos matemáticos complexos em grandes volumes de dados é recente. Alguns dos exemplos mais famosos de Machine Learning são as ofertas que recebemos de empresas como a Amazon e a Netflix.

Qual é a relação entre Business Intelligence e Machine Learning?

As novas abordagens de Inteligência Artificial (Machine Learning) melhoram os processos de análise de dados e tomadas de decisão, o que traz impactos diretos para o Business Intelligence. Afinal, uma decisão fundamentada em uma grande quantidade de informações conta com uma análise prévia de riscos e um entendimento mais amplo do contexto em que a empresa se insere.

Embora o Machine Learning e o Business Intelligence sejam usados para compreender cenários e identificar padrões e tendências por meio dos dados, os objetivos de ambas variam. O foco do BI é retratar o estado da empresa. Já o ML é comumente utilizado para “prever” o futuro das empresas.

Tendências de Business Intelligence e Machine Learning

Esses conceitos têm trazido novas perspectivas para as empresas e, principalmente, para as estratégias de negócios. Entenda a seguir!

Business Intelligence e Machine Learning: mais transparência nas empresas

O aprendizado de máquina e a inteligência artificial ajudam gestores e empreendedores a combinar e cruzar dados de maneira independente e confiável. Afinal, por mais que a inteligência corporativa e as estratégias sejam mantidos em sigilo, os dados permitem que elas sejam mapeáveis e transparentes, garantindo mais idoneidade para os processos.

Manutenção e fortalecimento dos códigos de ética

Graças aos sistemas de monitoramento e análise de dados, as empresas conseguem alinhar suas estratégias de negócio a diretrizes de proteção de dados, como o GDPR. O cumprimento dessas legislações é essencial para que a companhia alcance novos mercados pelo mundo e conquiste a confiança de investidores, parceiros e clientes.

Construção de uma visão holística para uma melhor tomada de decisões

Os dados coletados e processados por sistemas analíticos permitem que os gestores identifiquem o que está acontecendo dentro e fora da empresa, de modo que os processos decisórios sejam mais acertados. O Machine Learning permite ainda a projeção de cenários, de modo que a opção escolhida antecipe tendências e prepare a empresa para os riscos em potencial.

Gostou de nossos insights sobre Business Intelligence e Machine Learning? Siga-nos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter para receber as nossas novidades em sua timeline!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.