Desenvolvimento de software sob medida: 4 vantagens para o seu negócio

Em um mercado cada vez mais disputado, em que a alta concorrência leva empresas a investirem de forma constante em tecnologias, ferramentas alinhadas à realidade do negócio tendem a ser muito úteis. Nesse contexto, o desenvolvimento de software sob medida surge como uma resposta inovadora.

Quanto mais adequada uma solução é para as demandas da empresa, maiores são os seus impactos sobre a eficiência e a produtividade do negócio. Por essa razão, contar com um software projetado especificamente para atender as demandas de uma companhia abre espaço para que ela otimize seu desempenho de modo significativo.

Você gostaria de conhecer mais a fundo tal tecnologia? Leia o artigo e descubra 4 benefícios que o software sob medida pode auferir para sua empresa!

Afinal, o que é um software sob medida?

Como o próprio nome sugere, o software desenvolvido sob medida é criado, desde o seu conceito inicial, para atender as necessidades de uma única companhia. Tal característica permite que a tecnologia se alinhe às demandas da empresa em um nível muito elevado, o que a torna uma ferramenta capaz de otimizar a produtividade da empresa e de tornar a execução de tarefas dos colaboradores mais eficientes.

Quando levamos em consideração a importância da eficiência na operação de uma empresa, é fácil entender os diferenciais de um software desenvolvido sob medida. Diferente de soluções prontas, que apresentam funcionalidades padronizadas, e de softwares customizáveis, que oferecem um certo nível de personalização, as funcionalidades do software sob medida são pensadas, do começo ao fim, para atender o solicitante.

Quais as suas principais vantagens?

Agora que você entende melhor como funciona a tecnologia, continue a leitura e descubra 4 dos benefícios do desenvolvimento de software sob medida!

1. Usabilidade personalizada

Quando pensamos no uso de um software, é fácil nos focarmos demais em suas funcionalidades, que de fato são muito importantes, e nos esquecermos de outro ponto crítico: o usuário final. É importante ter sempre em mente que, por mais útil que seja uma ferramenta, ela não será capaz de apresentar resultados se os responsáveis por utilizá-la não forem capaz de usar seu pleno potencial.

Ao adotar uma solução personalizada, o solicitante pode informar à empresa responsável pelo desenvolvimento informações importantes a respeito de seus colaboradores, como seus níveis de formação e conhecimentos relacionados a tecnologias. Com base nesses dados, a equipe de desenvolvimento é capaz de preparar um projeto mais inteligente e adequado ao usuário final.

2. Processo de adaptação mais ágil

Via de regra, quando uma nova ferramenta é implementada em uma companhia, existe um período mínimo necessário para que os colaboradores aprendam suas funções. Quanto mais complicada a tecnologia, maior costuma ser esse espaço de tempo.

Uma vez que o desenvolvimento de software sob medida gera uma solução projetada pensando no usuário final, essa curva de aprendizado costuma ser muito menor, o que permite que, em um curto período, os colaboradores se adaptem à nova tecnologia e comecem a se beneficiar de suas funcionalidades e aplicações.

3. Redução dos custos com tecnologia

Os softwares prontos, mesmo os customizáveis, costumam contar com uma série de aplicações, o que, teoricamente, lhes permite atender a um grupo maior de clientes e empresas. A grande questão é que cada uma dessas funcionalidades tem um custo, que obviamente está incluído no preço final do produto.

Por esse motivo, ao adotar esse tipo de ferramenta, o empresário precisa pagar por uma série de recursos que são dispensáveis para ele. Além disso, é importante ressaltar que uma solução padronizada pode não atender de modo satisfatório às demandas do solicitante.

4. Otimização da produtividade

Embora um software pronto seja capaz de atender algumas demandas do empresário, é interessante levar em consideração que ele é usado por outras companhias, o que, na prática, iguala seus níveis de produtividade nesse setor.

Ao contar com uma solução projetada sob medida, porém, o solicitante tem acesso a uma tecnologia pensada exclusivamente para o seu negócio, o que lhe confere uma verdadeira vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes e lhe permite crescer, de modo mais otimizado, no mercado em que atua.

Como proceder para que sua implementação seja bem-sucedida?

O desenvolvimento de software sob medida tem o potencial de elevar a eficiência de todas as etapas produtivas em uma empresa. É necessário, porém, que o solicitante tome alguns cuidados em seu projeto e implementação. Em primeiro lugar, o empresário precisa conhecer a fundo as demandas de sua empresa, nesse contexto, uma apuração de dados precisa e a realização de mapeamentos de processos costumam se fazer necessárias.

A apresentação das necessidades da companhia à empresa responsável por desenvolver o software também pode ser considerada uma tarefa crítica. Para que o projeto seja realizado de um modo rápido e eficiente, é importante que o solicitante seja capaz de passar informações de forma clara para a equipe de desenvolvimento.

O software sob medida é uma ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa. Levando esse fato em consideração, é fácil chegar à conclusão de que o desenvolvedor responsável por ele precisa contar com a devida formação e experiência. Por essa razão, antes de contratar o serviço, o solicitante precisa pesquisar as referências da equipe de desenvolvimento e avaliar o seu histórico no mercado.

Sem esse cuidado, a empresa pode confiar a tarefa aos profissionais errados e assim sofrer com atrasos e até mesmo com a entrega de uma solução falha ou pouco eficiente, o que causaria prejuízos e tornaria inútil todo o esforço realizado na operação.

Com o avanço constante da tecnologia, o mercado tende a se tornar cada vez mais concorrido para empresas, independentemente do setor em que elas atuam. Nesse novo cenário, o investimento e o uso de soluções personalizadas será cada vez mais importante e indispensável para o sucesso de uma companhia.

Assim, a adoção de softwares projetados sob medida pode ser considerada uma atitude fundamental para empresas que desejam crescer no mercado, captando novos clientes.

Agora que você entendeu a importância do desenvolvimento de software sob medida e os seus principais benefícios, que tal conhecer uma companhia séria, que conta com profissionais qualificados e experientes e está em constante evolução? Clique neste link e descubra nossas soluções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.