Computação serverless: o que é e como funciona nos serviços sob demanda

Para que uma empresa opere de forma adequada, ela precisa fazer uso de uma série de softwares que, atualmente, são fundamentais para a execução de suas tarefas. A grande questão é que o uso de tais softwares muitas vezes exige investimentos elevados em servidores, o que tende a ser um peso no orçamento do negócio. Felizmente, a computação serverless surgiu como uma solução para este problema!

Ao contar com esse serviço, o setor de TI de uma empresa é capaz de armazenar as aplicações, necessárias para o funcionamento do negócio na nuvem, reduzindo de forma drástica os custos com hardware.

Você gostaria de aprender mais a respeito dessa tecnologia e de seus benefícios para a sua empresa? Leia o artigo e entenda como funciona a computação serverless!

Conceito de computação serverless

O armazenamento em nuvem já não é uma novidade, afinal, muitas companhias já conhece e utiliza os benefícios desse serviço. A grande questão é que muitas de suas funcionalidades mais avançadas ainda são pouco difundidas no Brasil. Dentre elas, podemos citar a computação serverless, também conhecida como computação sem servidores.

De um modo mais simples e resumido, podemos descrever essa tecnologia como um sistema que permite que os desenvolvedores implementem aplicações em servidores externos, de modo que o usuário acesse uma plataforma online e, a partir disso, possa fazer uso dessas aplicações.

Como esse modelo de computação funciona?

Quando pensamos na computação serverless, é necessário ressaltar que ela está diretamente relacionada ao armazenamento em nuvem. Isso ocorre porque a aplicação, utilizada pela empresa fica armazenada em um servidor externo, como já explicamos anteriormente.

Desse modo, sempre que o usuário acessa a plataforma, que serve como uma interface para a aplicação, o próprio servidor externo executa a tarefa em tempo real, o que reduz drasticamente o uso do poder computacional próprio do usuário.

Digamos que, quando o colaborador de uma empresa acessa a plataforma online para exercer suas funções, os comandos realizados por ele são executados pelo servidor externo, o que permite que o computador utilizado por ele seja menos potente e, por consequência, mais econômico.

Quais as vantagens da computação serverless?

Essa tecnologia tem uma série de vantagens que vamos citar a seguir.

Otimização de TI

Essa tecnologia é responsável por liberar o tempo da equipe de TI, visto que esses profissionais não precisam se preocupar com os detalhes técnicos referentes à manutenção e operação de um servidor próprio. Dessa forma, podem se concentrar na execução de atividades mais estratégicas, refletindo de modo positivo em sua produtividade e, por consequência, nos resultados da empresa.

Redução de custos

Tanto a operação quanto a manutenção de um servidor próprio demandam altos investimentos, um problema que afeta diretamente o caixa da empresa. Além disso, uma vez que a computação serverless trabalha em conjunto com o armazenamento em nuvem, o serviço pode ser contratado de modo escalar, o que evita problemas como o servidor ficar ocioso ou ser insuficiente para as demandas da empresa.

Integração de setores

Embora a computação serverless permita a criação de sistemas personalizados capazes de atender de forma específica as necessidades de cada setor da empresa, a tecnologia também torna mais simples a comunicação e a troca de informações entre colaboradores, o que abre espaço para uma maior integração entre os setores da empresa.

A tecnologia da computação serverless permite que softwares e aplicações sejam fornecidos como um serviço, o que os torna mais acessíveis e permite que eles se alinhem com maior facilidade às necessidades de cada setor de uma empresa, otimizando a sua produtividade.

Apesar dos benefícios obtidos por essa tecnologia, seu desenvolvimento e aplicação devem ser feitos com o devido cuidado. Afinal, estão diretamente relacionados ao desempenho de uma empresa e à segurança de seus dados.

Você gostaria de ter acesso a uma equipe de profissionais altamente experientes e qualificados para desenvolver suas aplicações em computação serverless? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.