Data mining: o que é e como funciona a mineração de dados?

 Em um mercado cada vez mais competitivo, uma fonte confiável e precisa de informações deve ser vista como uma vantagem competitiva. Para atender a essa demanda de informações, fundamentando estratégias e decisões, a mineração de dados foi desenvolvida.

Essa tecnologia — também conhecida como data mining — pode ser descrita como um processo capaz de verificar diferentes tipos de fontes e, por meio de aplicações de estatística e inteligência artificial, identificar padrões, filtrá-los em informações úteis e apresentá-las, de forma intuitiva, à equipe de gestão.

Por meio dessas informações, a equipe é capaz de identificar oportunidades e até falhas em seus processos, o que permite implementar medidas para otimizar a operação.

Você quer entender mais sobre a mineração de dados e conhecer os benefícios para sua empresa? Continue lendo o post que preparamos e descubra como ela funciona!

Afinal, como a mineração de dados funciona?

Uma vez que a finalidade da mineração de dados é identificar e filtrar informações para ajudar uma empresa a alcançar determinado objetivo, ela precisa contar com ferramentas que permitam realizar essas tarefas. Assim, a mineração de dados apresenta três pilares:

Fazendo uso de ferramentas e técnicas analíticas, o sistema processa e organiza uma fonte de dados, o que lhe permite identificar padrões. Padrões estes que o software deve analisar, por meio da estatística, para diagnosticar problemas ou oportunidades.

Ao estudar o conjunto de informações, apuradas pela análise estatística, a inteligência artificial é capaz de obter uma série de insights e assim ensinar ao sistema, com o machine learning, o método mais eficiente para evoluir todo este ecossistema, o tornando cada vez mais assertivo e eficaz.  

Com o resultado desse processo, a direção de uma empresa é capaz de elaborar estratégias mais precisas.

Na prática, como a mineração de dados pode ajudar minha empresa?

Como citamos, a finalidade da mineração de dados é ajudar a equipe de gestão a identificar oportunidades de atuação. Continue a leitura e entenda como ela pode ser útil neste processo.

Mineração de dados aplicada ao marketing

A interação entre a empresa e seus consumidores nos mais diversos canais de comunicação gera um grande volume de dados importantes. Dentre as informações que contêm, estão indicações valiosas a respeito de suas preferências.

Por meio do data mining, a empresa pode acessar essa fonte de dados sobre os consumidores e utilizá-la para desenvolver campanhas de marketing mais eficazes, fidelizando seus clientes e alcançando uma nova audiência.

Mineração de dados aplicada à produção

A operação diária de uma empresa também deve ser encarada como uma importante fonte de dados, esteja ela mais alinhada à produção fabril ou a operações mais burocráticas de um escritório.

Um sistema de mineração de dados é capaz de identificar os fatores que tornam os colaboradores mais ou menos produtivos, o que permite que a equipe de gestão elabore estratégias para otimizar seus resultados.

Em relação às máquinas, a data mining também é capaz de apontar informações relevantes, como o período ideal para que serviços de manutenção sejam realizados e até mesmo a taxa e o tempo médio para depreciação de peças e equipamentos.

O que preciso fazer para implementar a mineração de dados em minha empresa?

Visto que o data mining precisa de hardwares e softwares para funcionar, sua implementação deve ser feita por profissionais habilitados na área. Levando em consideração os custos da operação e o nível de especialidade que exige, contar com os serviços de uma empresa especializada é uma boa opção.

Antes de recorrer a essa estratégia, porém, é necessário pesquisar e avaliar bem as possíveis empresas prestadoras do serviço para garantir que a escolhida tenha o nível adequado de qualidade.

A mineração de dados tem o potencial de otimizar a atuação de uma empresa, fornecendo à equipe informações úteis. Por meio dela, o gestor pode, inclusive, receber indicações sobre cenários futuros. Para saber mais sobre isso, confira nosso outro conteúdo sobre Análise Preditiva e descubra seus benefícios.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.