Descubra 4 maneiras para reduzir custos na TI

Com a transformação digital, o setor de TI ganhou um novo papel dentro das empresas, muito mais estratégico e alinhado ao core business. Com esse crescimento, a infraestrutura aumentou, e os custos também. Nesse cenário, o grande desafio das empresas passou a ser a redução de custos, sem prejudicar a produtividade e a eficiência dos processos internos.

Para vencer esse desafio, é necessária a aquisição de tecnologias que aumentem a flexibilidade da infraestrutura para atender às diferentes demandas que a empresa tem ao longo do ano. Além disso, é importante que haja uma mudança na forma de pensar o TI como um todo, entendendo não ser mais necessário controlar todos os recursos do setor e centralizar os processos.

Neste post, trazemos 4 dicas para que você reduza o custo do seu setor de TI, sem perder qualidade de trabalho. Confira!

1. Utilize a computação em nuvem ao seu favor

Os servidores dedicados são responsáveis por boa parte dos custos relacionados ao TI em uma empresa. Para manter essa estrutura física, são necessários gastos com dispositivos, espaço, energia elétrica, licença de softwares e manutenção. Além disso, nem sempre todo o potencial dos servidores é aproveitado.

A computação em nuvem dá a oportunidade de a empresa otimizar boa parte desses custos. Ao migrar os seus servidores para a nuvem, o gestor se livra de todos os custos estruturais com dispositivos físicos e energia elétrica, além de ganhar espaço interno. Além disso, a empresa só paga pelos recursos que utilizar, ganhando em escalabilidade, integração e mobilidade de seus sistemas.

2. Automatize tarefas repetitivas

Muitas tarefas burocráticas e rotineiras, que eram feitas manualmente pelos profissionais de TI, podem ser automatizadas, com a adoção de sistemas dotados de inteligência artificial e com a robotização de processos, reduzindo os custos e a margem de erro. Um bom sistema de gestão de TI, por exemplo, permite a automação de tickets, backups, atualização de software, instalação de patches e o que mais for possível automatizar por meio de scripts.

Sem a necessidade de contratar profissionais para executar esse tipo de atividade, a empresa ganha em eficiência e pode deslocar esses colaboradores para tarefas mais complexas.

3. Terceirize serviços

As pequenas e as médias empresas nem sempre têm condições de manter uma equipe de TI interna, já que o foco é sempre fazer o negócio crescer. A empresa pode terceirizar várias áreas do TI, que vão desde o suporte até a equipe de desenvolvimento e inovação. Contratando uma empresa que tem know-how no setor, o gestor poderá focar seu core business.

Ao não ter que arcar com uma equipe inteira, a empresa reduz o custo com pessoal, salários e encargos, ganha um serviço pontual e com o melhor custo-benefício.

4. Hospede o sistema de gestão na nuvem

Os softwares de gestão são responsáveis pela integração de setores em uma empresa, automação de processos, otimização de atividade e centralização de dados. Mas como falamos acima, manter um servidor interno aumenta o custo com TI. Então, como ter um software de gestão sem um servidor dedicado? Você pode migrá-lo para a nuvem.

Hoje em dia já é possível desenvolver um sistema inteiro na nuvem, personalizado de acordo com as necessidades de sua empresa. Com essa virtualização, ficará mais simples e intuitivo realocar recursos para o melhor funcionamento do seu sistema de gestão e a integração com outras plataformas — como as ferramentas de mineração de dados, que possibilitam uma análise apurada dos dados produzidos pelo ERP ou CRM da empresa.

Toda essa otimização leva ao aumento da eficiência e da produtividade, bem como à redução de custos no TI, mudando a empresa de patamar e colocando-a no mapa da transformação digital, sem quebrar o orçamento. Para que tudo isso seja possível, é importante realizar uma análise prévia dos processos a fim de definir quais ferramentas efetivamente contribuirão para essa redução.

Quer entender melhor como fazer essa análise? Então, veja no post seguinte como detectar a necessidade de novas soluções de software em sua empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.