Chatbots para empresas: como eles melhoram a relação com o consumidor?

Quanto mais o tempo passa e a as tecnologias evoluem, mais nos acostumamos a interagir com máquinas de forma “natural”. Nem sempre essa relação é harmoniosa, já que muitas das empresas que automatizam o seu atendimento ao cliente ainda têm dificuldade em encontrar soluções tecnológicas que resolvam os problemas do consumidor e não faça apenas um atendimento mecânico. O grande desafio dos chatbots para empresas é quebrar a impessoalidade e ser certeiro na identificação dos anseios dos clientes.

Os chatbots fazem parte de um segmento específico das interfaces conversacionais que atualmente podem ser aplicados em apps, plataformas de mensagens, redes sociais e claro, chats, para simular um atendimento humanizado, com o objetivo de acelerar a resolução de problemas e reduzir as filas de espera. Apesar de ter sido desenvolvido e se popularizado nos últimos anos, a ideia dos chatbots nasceu na década de 60 e, com o passar das décadas, foi se aprimorando até se tornar o que é hoje: uma ferramenta que facilita as estratégias de marketing e o atendimento ao cliente.

Neste post, vamos entender quais são os benefícios do uso dos chatbots e ver como um de nossos parceiros utiliza essa solução para otimizar suas estratégias de negócios. Confira!

Conheça os benefícios dos chatbots para empresas

O crescimento dos chatbots nos últimos anos não aconteceu por acaso, essas ferramentas entregam uma série de benefícios para as empresas e o mercado está cada vez mais atento a esse momento. Veja, a seguir, como essa solução traz benefícios em diversos segmentos corporativos. Acompanhe!

Contribui para a redução de custos

Um dos primeiros benefícios que os chatbots entregam para as empresas é a redução de custos com o atendimento ao cliente. Isso porque os bots, quando bem desenvolvidos, têm a capacidade de ajudar o cliente a resolver problemas menores, que podem ser solucionados antes ou mesmo sem a interação com o atendente humano.

Mesmo quando há a necessidade de transferência para o agente humano, como os bots já fizeram a triagem inicial, há uma redução de indicadores como o TMA — tempo médio de atendimento.

Com isso, a empresa pode trabalhar com equipes mais enxutas e eficientes e mapear indicadores com mais facilidade. Se forem implementados com qualidade, os chatbots são capazes de agilizar operações como agendamentos, consultas, vendas, inscrições e outros.

Garante escalabilidade

A sazonalidade é um fator inerente a vários negócios, afinal, é inevitável que em determinadas épocas do ano haja um aumento de buscas dos clientes por determinados produtos ou serviços. Em relação ao atendimento ao cliente, esse aumento no número de chamados acaba sobrecarregando a equipe. Nesse cenário, sem o chatbot a empresa tem a opção de trabalhar no limite, perdendo algumas conversões, ou contratar colaboradores apenas para esse período sazonal.

Quando a empresa conta com o chatbot, passa a ter a capacidade de atender um número bem maior de clientes, sem aumentar os custos e sem perder o padrão no atendimento.

Aumenta a capacidade de atração de leads

Ao contrário do que se pode pensar, os chatbots não geram impacto apenas no atendimento ao cliente. É cada vez mais comum o desenvolvimento e uso dessa ferramenta com foco na atração de leads, facilitando a vida das equipes de marketing e vendas.

A ferramenta pode identificar um potencial cliente em um blog, por exemplo, e sugerir que ele preencha um formulário para saber mais sobre o assunto do texto ou para receber um material mais completo sobre o tema abordado. Os bots agilizam algumas operações para os usuários, como agendamentos e inscrições em eventos.

Oferece mais satisfação ao cliente

Os chatbots ajudam a reduzir uma das maiores frustrações dos clientes: a espera e a dificuldade de resolver desde as mais simples questões em um atendimento. Na maioria dos casos, com os bots, o cliente consegue ter os primeiros contatos com a empresa de forma instantânea, podendo resolver problemas antes mesmo de ter a necessidade de intervenção humana.

Um dos problemas que as empresas enfrentavam quando surgiram os primeiros chatbots, era a impessoalidade do atendimento e a limitação de funções. Esse primeiro momento gerou irritação nos consumidores, que lidavam com máquinas que não resolviam seus problemas e não permitiam uma maior interação em busca de soluções.

Com o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial, essa experiência foi aprimorada. Os chatbots estão se tornando cada vez mais autônomos, permitindo um atendimento mais automatizado, com acesso ao histórico dos clientes no servidor da empresa e à internet em busca de soluções.

Conheça a Anna, o chatbot que a Kakau desenvolveu em parceria com a Kazap

A Kakau é uma empresa que nasceu com o espírito inovador, enxergando possibilidades de entrega de serviços além das soluções convencionais — a empresa oferece, além do tradicional seguro residencial, proteção e assistência para bicicletas e celulares.

Os seus produtos são contratados diretamente pelo site, ou seja, a empresa necessitava de soluções que otimizassem esse atendimento online. É aí que nasce a parceria da empresa com a Kazap e a Anna, o chatbot da Kakau, foi desenvolvida.

Através da plataforma Messenger, do Facebook, a Kakau agiliza as soluções para os seus segurados, seja para pedir assistência, pedido de sinistros ou para tirar dúvidas. O cliente pode solicitar os benefícios oferecidos pela empresa, como chaveiro, eletricista, encanador, limpeza etc, de forma simples e sem a necessidade de enfrentar filas de atendimento.

A Anna é um bot desenvolvido com machine learning, ou seja, o seu algoritmo master permite que a ferramenta aprenda com o usuário e se aprimore com o tempo. Além disso, todas as informações coletadas nas conversas com os clientes são enviadas à seguradora e utilizadas como fontes de insights para a melhoria do próprio atendimento e de serviços.

Otimize o seu atendimento em parceria com a Kazap

Aqui na Kazap acreditamos que o diálogo é a melhor forma de resolver questões que envolvem clientes e negócios. Enxergamos a potencialidade dos chatbots e assistentes pessoais para a otimização do atendimento e criamos soluções para tornar as interações cada vez mais humanas. O nosso foco é criar soluções que entreguem um atendimento pessoal e próximo, aprimorando a experiência do usuário.

Como vimos, os chatbots para empresas trazem uma série de benefícios e, se bem desenvolvidos, também para os clientes, que têm seus problemas resolvidos mais rapidamente. Estamos falando de uma ferramenta que amplia consideravelmente a capacidade de atendimento, permitindo uma resposta rápida às necessidades de mercado e, por consequência, um diferencial competitivo enorme para quem a adota.

Gostou deste post? Quer saber como ter um chatbot inteligente a serviço de seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.