Você sabe o que são interfaces conversacionais?

Atualmente, por meio de aplicativos e softwares, as pessoas têm acesso a uma vasta gama de serviços e informações, que tendem a tornar seu dia a dia mais simples. Com o passar do tempo, essa tecnologia tem evoluído com a finalidade de se tornar cada vez mais humanizada e intuitiva. É interessante notar que, mesmo sem saber o que são interfaces conversacionais, muitas pessoas as utilizam. Afinal, elas são responsáveis por grande parte desses avanços.  

Fazendo uso desse conceito, o desenvolvedor é capaz de criar um nível muito mais elevado de entendimento entre o usuário e a aplicação, o que se reflete em uma experiência mais agradável para o usuário. Uma situação que abre espaço para que ele use a aplicação com mais frequência.

Você gostaria de aprender mais a respeito dessa tecnologia? Então, leia o artigo e descubra o que são e como funcionam as interfaces conversacionais!

O que são interfaces conversacionais?

O advento de tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning viabilizaram a criação de softwares muito mais inteligentes. Graças a isso, hoje existem sistemas com a capacidade de identificar padrões e de aprender com eles, tornando-se, assim, mais eficientes.

Embora esses softwares e aplicativos tenham o potencial de contribuir em diversas atividades, esse potencial seria reduzido, caso a comunicação entre o usuário e o sistema fosse ruim. É nesse contexto que as interfaces conversacionais surgem, tornando a interação entre o ser humano e aplicativos mais simples e intuitiva.

Um bom exemplo dessa tecnologia são os assistentes pessoais como a Siri, Google Assistente e Alexa, que permitem que o usuário tenha acesso a uma vasta gama de funcionalidades por meio do uso de simples comandos de voz.

Como elas se relacionam com os chatbots?

Para que uma pessoa possa entender o que são interfaces conversacionais, ela precisa compreender sua relação com os chatbots, softwares que têm a capacidade de interagir com seres humanos e apresentar respostas adequadas às suas demandas. Essa tecnologia não é tão recente, mas no começo sua implementação era muito limitada. Isso porque, no início, esses softwares só conseguiam responder a algumas frases previamente estabelecidas.

As interfaces conversacionais, porém, permitem que os chatbots tenham uma interação quase humana com o usuário, o que abre espaço para eles sejam utilizados na execução de uma série de serviços, principalmente aqueles conectados ao atendimento ao cliente.

Esse resultado só é possível graças a nova abordagem, adotada pelo sistema. De um modo simples, podemos dizer que ele registra uma série de palavras-chaves que dizem respeito a atividade que o software precisa resolver. Assim que o sistema identifica um desses termos especiais, ele é capaz de apresentar respostas que fazem sentido para ele.

Para a execução de algumas atividades mais específicas, porém, em que o nível de interação entre o usuário e o chatbot precisa ser mais elevado, já existem soluções que utilizam o conceito de inteligência artificial e linguagem natural, o que otimiza a sua eficiência.

Quais as tendências para as interfaces conversacionais?

As interfaces conversacionais têm uma vasta gama de implementações. Como uma das mais promissoras, podemos citar o atendimento ao usuário. Graças às suas qualidades, essa tecnologia permite que centrais de atendimento sejam totalmente automatizadas, o que aumenta a qualidade do serviço e reduz os custos para a empresa por trás da central.

Por meio de chatbots, aprimorados com uma interface conversacional, a comunicação entre os clientes e o software acontecerá de um modo tão natural ele será capaz de prestar serviços como:

  • identificar o melhor plano ou produto para o cliente;
  • responder suas dúvidas e resolver problemas com a prestação de serviços;
  • negociar dívidas e fechar contratos de financiamento.

A combinação de interfaces conversacionais a sistemas inteligentes têm o potencial de criar uma verdadeira revolução em diversas áreas. Seus efeitos serão vistos em todos os setores da economia e da sociedade. É importante ressaltar, porém, que outras tecnologias tendem a exercer grandes impactos na sociedade, dentre elas, podemos citar o machine learning!

Agora que você sabe o que são interfaces conversacionais, e entende sua importância, que tal continuar se informando? Aproveite e descubra tudo o que você precisa saber sobre o machine learning!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.