O que são dispositivos inteligentes e quais os destaques do mercado?

No período de uma única geração, a tecnologia digital transformou completamente nossas experiências diárias — como nos comunicamos, recebemos assistência médica, compramos produtos e serviços, gerenciamos nossas finanças e conduzimos negócios.

Os dispositivos inteligentes desempenham um papel fundamental nessa transformação. Eles estão no centro da Internet das Coisas (IoT) e das cidades inteligentes.

Mas, você sabe exatamente o que eles são? Confira neste artigo e saiba como aproveitar essa tecnologia para melhorar o seu negócio!

O que são dispositivos inteligentes?

Dispositivos inteligentes são equipamentos de computação que se conectam sem fio a uma rede e têm a capacidade de transmitir dados, como muitos dispositivos na internet das coisas (IoT).

A IoT envolve estender a conectividade com a internet além dos dispositivos padrão, como desktops, laptops, smartphones e tablets, para qualquer variedade de equipamentos físicos e objetos do dia a dia tradicionalmente não habilitados para o online. Incorporados à tecnologia, podem se comunicar e interagir com outros, além de ser monitorados e controlados remotamente.

Quais são os principais dispositivos inteligentes disponíveis no mercado atualmente?

Os dispositivos conectados fazem parte de um ecossistema no qual cada um se comunica com outros dispositivos relacionados em um ambiente para automatizar tarefas domésticas e industriais. Eles podem comunicar dados utilizáveis do sensor a usuários, empresas e outras partes interessadas. Esses equipamentos podem ser classificados em três grupos principais: consumidor, empresarial e industrial.

Assistentes virtuais

Um assistente virtual nada mais é do que um software instalado em um dispositivo inteligente (como um alto-falante ou um smartphone), que pode executar tarefas e serviços, ou responder perguntas.

Eles são essencialmente o elo entre nós e o software de tecnologia inteligente e são essenciais para controlar plugues, termostatos e outros dispositivos semelhantes. Assistentes virtuais populares incluem Alexa, Siri e Google Assistant.

Termostatos inteligentes

Um termostato inteligente é um dispositivo habilitado para Wi-Fi que ajusta automaticamente as configurações de temperatura de aquecimento e resfriamento em sua casa para um desempenho ideal.

Ao contrário de um termostato normal, no qual você usa um dial ou controle remoto para controlar a temperatura da sala, um termostato inteligente permite que você acesse e gerencie o clima de toda a sua casa onde quer que esteja, usando seu dispositivo inteligente.

Câmeras de segurança

Uma câmera de segurança doméstica é um dispositivo de gravação de vídeo que captura imagens de sua casa e propriedade que você pode ver em um smartphone, tablet ou computador de qualquer lugar usando uma conexão com a internet. A maioria das câmeras de segurança doméstica é ativada por movimento e grava quando detecta alguma mobilidade, além de enviar um alerta. Alguns podem gravar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Lâmpadas inteligentes

De lâmpadas e plugues a interruptores de luz e painéis de parede, as luzes inteligentes são um ponto de entrada popular para uma casa inteligente. Elas podem seguir cronogramas de maneira eficaz, tomar decisões simples e você pode controlá-las de um local remoto usando um aplicativo móvel, tecnologia IFTTT baseada em condição ou assistente pessoal ativado por voz.

Como esses dispositivos podem criar negócios mais inteligentes?

A ascensão da Internet das Coisas (IoT) e da tecnologia inteligente não oferece apenas oportunidades para novas linhas de produtos, ou mesmo para novos fluxos de receita por meio da venda dos dados coletados por seus novos dispositivos conectados. Abordado da maneira certa, ele pode abrir novas formas de pensar, trabalhar e fazer negócios.

Na verdade, a Internet das Coisas tem a ver com sensores, como a tecnologia de monitoramento, coletando dados. Com detalhes sobre como seus clientes estão usando seus produtos e serviços, seu comportamento pode ser analisado para descobrir tendências e padrões que podem ajudar você a identificar maneiras de melhorar suas ofertas e a experiência do cliente.

Ninguém sabe o que o futuro reserva, mas uma coisa é certa: conforto, controle e segurança são os maiores benefícios conquistados com os dispositivos inteligentes. Aproveitar todo o potencial da tecnologia IoT está apenas começando. Nunca houve um momento mais empolgante para fabricantes focados no consumidor, oferecendo soluções inovadoras para o mercado doméstico conectado.

Você já utiliza algum dispositivo inteligente no seu dia a dia além do seu smartphone? Conte para a gente nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.