Entenda a importância de utilizar linguagem neutra em chatbots

A maneira como a sua empresa trata o público é um dos fatores mais importantes para que ela seja bem-sucedida. Nesse contexto, adotar a linguagem neutra em chatbots é indispensável para interagir diretamente com as pessoas que entrarem em contato sem gerar desconforto.

Considerando que a experiência do cliente no atendimento influencia a visão que ele formula em relação a uma marca, preparamos este conteúdo para alertar você a respeito da importância da linguagem neutra de gênero em tecnologias como os chatbots. Confira!

Respeito à diversidade

Conforme as pessoas têm acesso a informações e se tornam mais esclarecidas, é natural que elas fiquem mais exigentes em relação ao modo como são atendidas ou tratadas. Sua empresa precisa observar essa realidade e investir em soluções para proporcionar um atendimento cada vez mais inclusivo.

A linguagem neutra, por exemplo, cria condições para que todas as pessoas que entrarem em contato com a empresa sejam respondidas devidamente, independentemente de seu gênero ou orientação sexual.

Em um cenário em que causas sociais, como a representatividade e a igualdade de gêneros, finalmente estão começando a ganhar o destaque que merecem, as empresas que falham em atender a essas demandas tendem a ficar para trás.

Mudanças de mentalidade

A grande questão é que, mais do que apenas investir no uso de uma linguagem mais adequada, as empresas precisam repensar suas políticas para que a sua atuação de fato se torne mais inclusiva.

A prática da linguagem neutra em chatbots pode ser um importante passo nesse caminho. Afinal, além de fornecer uma experiência mais agradável, essa atitude leva a gestão e os demais funcionários da empresa a começarem a pensar de uma forma mais inclusiva.

Essa mudança de pensamento pode ser a virada de chave para uma transformação muito mais profunda, capaz de ajudar a empresa a se alinhar às novas demandas da sociedade.

Melhora no atendimento

Quando uma pessoa entra em contato com a empresa por meio de um de seus canais, como o WhatsApp, e se sente respeitada, ela tende a avaliar bem o atendimento — mesmo que demore um pouco mais ou que seu problema não possa ser resolvido em um primeiro momento.

Essa sensação de respeito, porém, está diretamente relacionada a maneira como a equipe de atendentes ou o software interage com ela. Nesse contexto, a linguagem neutra se apresenta mais uma vez como uma solução interessante. Afinal, ela evita que a pessoa se sinta desconfortável frente ao uso de termos ou palavras que considera inadequadas.

Aumento nas conversões

Ao entrar em contato com uma empresa e receber um tratamento respeitoso, a tendência é que a pessoa dê preferência aos seus produtos e serviços. Ou seja, a partir de uma postura mais inclusiva, a companhia pode aumentar seu número de vendas, o que obviamente vai se refletir positivamente em seus resultados.

A implementação da linguagem neutra demanda alguns cuidados. Em primeiro lugar, é necessário evitar pronomes e artigos de gênero para substantivos uniformes. A equipe de desenvolvimento também deve usar pronomes e artigos indefinidos sempre que possível, bem como substituir adjetivos por opções neutras.

Agora que você entende a importância da linguagem neutra em chatbots, pretende implementá-la? Deixe um comentário e compartilhe as suas opiniões!

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