Chatbot para WhatsApp: quais as vantagens e como implementar?

Não é exatamente uma novidade que os clientes estão buscando atendimentos cada vez mais rápidos e eficientes. Felizmente, nos últimos tempos, as empresas têm à sua disposição uma série de ferramentas para atender a essa demanda. Dentre elas, o chatbot para WhatsApp pode ser encarado como uma das mais úteis.

Isso ocorre porque, ao fazer uso dessa tecnologia, a empresa abre espaço para que seus clientes possam entrar em contato com elas por meio de um aplicativo que já faz parte de seu dia a dia. Além disso, esse chatbot pode ser programado a fim de fornecer um atendimento de qualidade.

Você gostaria de entender como funciona o chatbot para WhatsApp? Acompanhe este artigo e descubra como essa tecnologia pode beneficiar a sua empresa!

Como funciona um chatbot para WhatsApp?

Esse recurso pode ser descrito como um software cuja finalidade é interagir, por meio de uma conversa, com os usuários. Nesse contexto, o chatbot para WhatsApp nada mais é do que um tipo de sistema desenvolvido para operar no aplicativo de comunicação, respondendo mensagens enviadas por clientes.

Basicamente, esse software é programado para oferecer uma série de alternativas ao usuário e interagir com ele de acordo com as mensagens recebidas. Portanto, sempre que um cliente interessado em adquirir um novo serviço, solicitar suporte técnico ou entrar em contato com a empresa pelo WhatsApp, o chatbot vai oferecer a ele uma série de opções para identificar suas demandas.

Uma vez que as demandas do cliente são identificadas pelo software, ele atende ao cliente de acordo com sua programação. O que pode levar o chatbot a solucionar o problema do usuário e, se isso não for possível, a conectá-lo a um atendente humano.

Como implementá-lo?

Quando falamos a respeito da implementação de um chatbot para WhatsApp, é importante levar em consideração que existem ao menos duas opções disponíveis. A automação mais simples, entregue pelo próprio aplicativo WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

A grande diferença entre as duas opções é que enquanto o aplicativo oferece uma gama de respostas muito limitada, como avisos de ausência, o WhatsApp API abre espaço para que a empresa implemente chatbots mais complexos, realmente capazes de interagir com o cliente.

Essa diferença existe porque o WhatsApp API é uma espécie de código, oferecido pelo Facebook, responsável pelo WhatsApp, criado para conectar softwares desenvolvidos por outras empresas ao aplicativo. Por essa razão, o uso deve ser feito por profissionais devidamente capacitados.

Uma vez que cada companhia tem suas características próprias, cabe ao time de gestores definir qual a solução mais indicada entre o WhatsApp Business e o WhatsApp API. Contudo, para empresas que, de fato, querem prestar um atendimento de qualidade pelo aplicativo de mensagens, o WhatsApp API tende a ser a melhor opção.

Quais cuidados tomar na implementação de um chatbot para WhatsApp?

Embora o chatbot para WhatsApp seja uma ferramenta altamente eficiente, alguns cuidados são necessários a fim de que ela entregue resultados. A seguir, descubra como proceder para acessar todo o seu potencial.

Conheça as demandas de seus clientes

A qualidade do chatbot para WhatsApp está diretamente atrelada ao modo como ele responde aos clientes. Afinal, se o software não for capaz de entender o que o usuário deseja, a tendência é que ele apenas cause frustrações em vez de resolver um problema. Por esse motivo, os gestores precisam compreender os interesses de seus clientes e elaborar mensagens que estejam alinhadas ao chatbot.

O software pode, por exemplo, iniciar a interação com o usuário perguntando a ele se está em busca de informações, se deseja fazer uma compra ou realizar a troca de um produto. É necessário que, independentemente da opção escolhida pelo usuário, o chatbot esteja preparado para orientá-lo.

Implemente uma integração entre o chatbot e colaboradores humanos

Por mais eficiente que seja o chatbot para WhatsApp, é natural que eventualmente ele se depare com situações que estão além de sua capacidade. Em um cenário como esse, é necessário que exista uma integração para que o atendimento seja transferido para um atendente humano.

Uma vez que os atendentes humanos podem atender apenas a uma pessoa de cada vez, é normal que o cliente precise esperar um pouco até ser atendido. Para evitar transtornos, é interessante que o próprio chatbot informe ao usuário que pode existir um pequeno período de espera.

Use a linguagem adequada

Assim como em um atendimento tradicional, a interação com o chatbot para WhatsApp deve ser o mais agradável possível para o cliente. Afinal, uma situação ruim pode afetar negativamente a imagem da empresa e levar os clientes a procurar por outras opções.

Por esse motivo, além de ágil, para que o atendimento de fato seja eficiente, ele deve ser feito em uma linguagem adequada. Ou seja, em um tom em que o cliente se sinta satisfeito.

Nesse contexto, é importante levar em consideração que, nesses aplicativos de mensagens, as pessoas costumam ser mais informais. O que não significa, é claro, que a empresa deve fazer uso de gírias ou usar abreviações. O importante é que a organização compreenda o perfil de seus clientes para se comunicar com eles em um tom adequado.

Apure dados para melhorar o desempenho do chatbot

O sucesso de uma companhia depende de sua habilidade de inovação. Por essa razão, é fundamental que os líderes e gestores estejam sempre em busca de reinventá-los para, assim, otimizar seus serviços e resultados. Obviamente, o atendimento aos clientes não é uma exceção a essa regra.

Por isso, é importante que o chatbot tenha ferramentas para mensurar os níveis de eficácia do serviço. A empresa pode, por exemplo, pedir para que o usuário avalie o atendimento com uma nota no fim da interação.

Desse modo, é possível verificar, revendo todo o processo, os fatores que geram pontuações altas e baixas. Isso abre espaço para que medidas sejam adotadas a fim de que o atendimento se torne cada vez melhor ao longo do tempo.

O chatbot para WhatsApp é uma ferramenta com o potencial de otimizar o atendimento de clientes, o que tende a se refletir em fatores como um aumento no número de vendas. Para que tais benefícios de fato sejam alcançados, porém, é importante que o recurso seja desenvolvido por especialistas. Afinal, a capacitação do desenvolvedor está diretamente relacionada à qualidade do software desenvolvido por ele.

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