Como aumentar as vendas com um chatbot? Entenda aqui

Conforme o mercado se torna mais competitivo, as empresas, que desejam se manter relevantes, precisam usar as ferramentas que estão à sua disposição para elaborar novas estratégias de atuação. Entre essas estratégias, o planejamento para aumentar as vendas com chatbot tem tido destaque.

O que é natural, uma vez que o chabot pode atuar 24 horas por dia, sem descanso, gerando novas oportunidades para a companhia. Para que essa tecnologia de fato seja eficiente, porém, é importante que tanto o seu desenvolvimento quanto a sua implementação sejam devidamente planejados.

Você gostaria de compreender melhor como funciona essa ferramenta? Leia o artigo e descubra agora como o uso inteligente de um chatbot pode aumentar as vendas de sua empresa!

Captação de leads qualificados

Todas as empresas têm estratégias de marketing voltadas para a captação de leads. A grande questão é que o aumento da busca por esse cliente ideal tende a fazer com que os consumidores se tornem mais exigentes, e tenham uma certa resistência a manter contato com uma companhia.

Por essa razão, os especialistas precisam elaborar e implementar estratégias cada vez mais efetivas e alinhadas ao perfil de seu público, para de fato chegar ao cliente ideal. Nesse contexto, o chatbot pode ser visto como uma ótima ferramenta para aumentar as vendas.

Isso ocorre porque esse software pode ser programado para interagir com o cliente, com base nas respostas dadas por ele, de um modo preparado para guiá-lo pelo funil de vendas. Esse resultado exige, porém, que o perfil do público-alvo da empresa seja devidamente mapeado.

Afinal, sem essas informações, os responsáveis pela tarefa não serão capazes de elaborar respostas efetivas para o chatbot.

Melhoria da experiência do usuário

Quando pensamos em como aumentar as vendas com chatbot, um ponto que não deve ser esquecido, ou deixado de lado, é a experiência do cliente. Afinal, ela é a grande responsável pela imagem da empresa e pode aproximar, ou afastar, clientes em potencial.

Levando esse fato em consideração, é indispensável que cada parte do software seja elaborada pensando em como agradar o cliente e fazer com que ele fique em contato com o chatbot pelo maior tempo possível.

Entre os fatores que devem ser considerados nessa etapa de desenvolvimento, podemos dar destaque a linguagem usada pelo chatbot. As pessoas que entram em contato com a empresa por meio dele querem resolver seus problemas de maneira rápida e estão acostumadas a ter conversas mais informais em chats por meio de aplicativos, como o WhatsApp.

Por essa razão, o tom usado pelo software não deve ser mecânico. O Chatbot precisa se comunicar na mesma linguagem usada por seus usuários.

Implementação de pesquisas NPS

Por mais que todos os profissionais envolvidos no processo sejam competentes, e que todos os cuidados sejam tomados, sempre existe a possibilidade de que algum erro, mesmo que pequeno, impacte negativamente os resultados do projeto. Além disso, até mesmo as estratégias mais inteligentes podem ser otimizadas por meio de informações confiáveis.

A grande questão é, como apurar dados para melhorar o chatbot? A chamada pesquisa NPS (Net Promoter Score) pode ser uma solução interessante. Basicamente, ela consiste em perguntar ao usuário qual nota ele dá ao atendimento do chatbot em uma escala de 0 a 10.

Com base nas respostas apuradas, os responsáveis pelas vendas podem dividir os clientes em 3 grupos diferentes:

  • clientes detratores — insatisfeitos — notas de 0 até 06;
  • clientes neutros — satisfeitos — notas de 07 até 08;
  • clientes promotores — satisfeitos a ponto de promover o produto ou serviço — notas de 09 até 10.

Ao analisar esses dados, o time de vendas pode verificar se a estratégia adotada está entregando os resultados esperados. Se a resposta for negativa, cabe aos profissionais identificar os pontos que estão afetando negativamente o processo. O que pode ser feito por meio da análise dos atendimentos realizados pelo chatbot.

Divulgações de promoções e ofertas

Os dados apurados por meio do chatbot também podem ser usados para compreender quais produtos, ou serviços, de fato são de interesse do cliente. E também para que os melhores meios de fazer a ele a oferta sejam identificados.

Esse cuidado, aparente simples, é capaz de aumentar as vendas com chatbot. Afinal, uma oferta desenhada para atender as demandas do cliente tem muito mais chances de ser bem-sucedida.

Além disso, é importante levar em consideração que o chatbot pode operar 24 horas por dia sem a supervisão humana. Isso significa que, independente da hora que o cliente entrar em contato, o software estará disponível para prestar a ele um atendimento de qualidade.

Essa característica, por si só, já tem o potencial de aumentar significativamente as vendas da empresa!

Aumento de engajamento entre cliente e empresa

Por fim, é importante levar em consideração que quando pensamos em aumentar as vendas da empresa, o engajamento dos clientes é um dos fatores mais importantes. Afinal, clientes que de fato se identificam com os valores de uma companhia tendem a dar preferência a seus produtos, ou serviços, desconsiderando até mesmo fatores como o preço.

Para que o cliente crie essa relação com a empresa, porém, é fundamental que ele se sinta valorizado. O que demanda um cuidado da empresa para garantir que o cliente tenha uma experiência agradável com seus canais de contato.

Por esse motivo, mais do que apenas usar o chatbot para fazer ofertas qualificadas ao seu público-alvo, as companhias precisam encarar esse software como uma ferramenta para agregar valor oferecendo, por exemplo, um suporte eficiente e de alta qualidade.

Além disso, é válido ressaltar que a tecnologia pode ser implementada em redes sociais, como o Facebook, e em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. O que abre espaço para que os clientes entrem em contato com a empresa por meio de canais com os quais eles estão habituados.

Observando todas as informações que foram apresentadas até aqui, é fácil perceber que o sucesso de um chatbot está ligado às informações que a empresa tem a respeito do perfil de seus clientes ideais.

É necessário considerar, porém, que o chatbot é um software. De modo que sua eficiência está atrelada ao cuidado e aos conhecimentos dos responsáveis pelo seu desenvolvimento. Portanto, a empresa deve confiar a tarefa de desenvolver essa ferramenta apenas aos profissionais devidamente qualificados e experientes.

Depois de ler este artigo e aprender como aumentar as vendas com chatbot, o que você acha de contar com o suporte de uma empresa altamente especializada para desenvolver o software para a sua companhia? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia!  

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