Qual a importância da tecnologia para o futuro do trabalho nas empresas?

A pandemia de Covid-19, e o isolamento social, acarretado por ela, tiveram grandes impactos sobre a sociedade. Nesse novo cenário, em que mudanças que já estavam sendo implementadas na relação entre empresa e colaborador foram adiantadas, podemos dizer que o futuro do trabalho está se tornando cada vez mais atrelado à tecnologia.

Nesse novo cenário, as empresas que demorarem mais a se atualizar tendem a ficar para trás, perdendo espaço para companhias alinhadas às novas demandas do mercado.

Levando esse fato em consideração, resolvemos preparar este conteúdo com alguns dos principais pontos que devem ser observados em relação à gestão de inovação e ao futuro do trabalho. Leia o artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Trabalho a distância

Quando pensamos em todas as mudanças acarretadas pela pandemia de Covid-19 ao mercado, o home office logo vem à nossa mente. Afinal, em um cenário em que se dirigir até a empresa não é uma opção, o trabalho em casa acabou sendo adotado por muitas companhias.

É importante ressaltar que, quando o colaborador trabalha em casa, a empresa não precisa investir tanto em sua estrutura. Isso tende a reduzir uma série de custos relacionados a fatores como:

  • manutenção de dispositivos;
  • gastos com alimentação e transporte;
  • contas de água e energia elétrica.

Obviamente, essa nova realidade exige que alguns cuidados sejam tomados. Como exemplo, podemos citar a questão da segurança e o modo como a empresa e o colaborador tratarão informações sensíveis.

Uso inteligente de dados

A informação sempre foi vital para o sucesso de uma empresa. Afinal, sem dados confiáveis, os líderes e gestores simplesmente não podem tomar decisões de maneira eficiente.

Nesse novo momento, porém, o monitoramento de dados ganhou um novo significado. Essas informações devem ser usadas, por exemplo, para verificar o desempenho dos colaboradores trabalhando em casa.

O uso inteligente de dados também é útil na elaboração de indicadores que o RH precisa para agir de maneira estratégica. Portanto, não é um exagero alegar que ele está diretamente atrelado ao futuro do trabalho.

A importância da tecnologia para o futuro do trabalho

Sem a tecnologia atual, os impactos acarretados pela pandemia de Covid-19 teriam sido ainda mais terríveis para as empresas. Isso porque, sem uma boa conexão de internet, e sem aplicativos e dispositivos que viabilizam as reuniões a distância, o home office não seria viável.

Além disso, as soluções em Inteligência Artificial e Machine Learning são indispensáveis para que o grande volume de dados com que as organizações precisam lidar sejam devidamente tratados e transformados em informações úteis.

Isso sem mencionar a automação, que abre espaço para que uma série de atividades repetitivas, que antes precisavam ser realizadas por um colaborador, sejam confiadas a um software. O que criou condições para que os funcionários fossem alocados de maneira mais inteligente.

Levando esses fatos em consideração, não é difícil chegar à conclusão de que, conforme a tecnologia evolui, criando novas ferramentas e soluções, a relação entre empresa e colaborador tende a mudar. Portanto, não é um exagero alegar que inovação tecnológica é um dos fatores mais relevantes para o futuro do trabalho.

Uma vez que as interações entre empresas e colaboradores tendem a mudar com a evolução da tecnologia, é necessário que os gestores fiquem atentos às novas demandas do mercado. Sem esse cuidado, seus negócios vão acabar se tornando menos competitivos — o que, ao longo do tempo, pode comprometer a sua viabilidade.

Agora que você entende a importância da tecnologia para o futuro do trabalho, o que acha de conferir mais conteúdos interessantes? Assine nossa newsletter e se mantenha bem informado!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.