
Já ouviu falar em liderança ágil? Saiba como aplicar na empresa
Em uma era marcada por transformações — tecnológicas, culturais e comportamentais — a liderança ágil é peça fundamental para gerir uma equipe de TI. É ela que guia os times pelas mudanças, promove as adaptações necessárias e transmite confiança para seguir em frente.
Quem assume uma posição de liderança tem o papel de orientar, antecipar mudanças, tomar decisões e propor estratégias para a sustentabilidade do negócio. Um contexto dinâmico como o que vivemos hoje requer respostas rápidas. Por isso, vamos apresentar o conceito para você e princípios que podem ser aplicados no dia a dia. Acompanhe!
O que é a liderança ágil e qual o seu papel?
A adoção de metodologias ágeis já faz parte do DNA de empresas que visam otimizar o dia a dia dos times de TI no desenvolvimento de projetos. Além de trazer mais transparência aos processos, gera confiança e autonomia à equipe.
Para que elas sejam eficazes, de fato, é preciso contar com uma liderança ágil. Mais do que lidar com os problemas, esse tipo de gestão sugere as soluções e se adapta rapidamente às mudanças ao seu redor. É um perfil que sabe reconhecer suas forças e fraquezas e como elas podem impactar o andamento de um projeto.
Por meio de soft skills — empatia, resiliência, inteligência emocional, entre outros — a liderança ágil busca compreender as necessidades da equipe e do negócio. A partir daí, motiva e inspira os colaboradores ao seu redor a superar as adversidades do dia a dia, entregar os melhores resultados e desenvolver o potencial de cada um, estabelecendo uma cultura de confiança.
Quais são os princípios de uma liderança ágil?
Liderar diante de um cenário suscetível a mudanças pode ser um desafio. Por isso, a agilidade é uma característica fundamental no planejamento estratégico da área de TI. Ela ajuda a dar a volta por cima, sem deixar a motivação do time cair, e a tomar as melhores decisões a fim de obter resultados mais satisfatórios.
Definir a direção
Se a busca por respostas rápidas diante de mudanças é um dos principais parâmetros, um bom líder precisa saber definir a direção. Ao conduzir a equipe de forma transparente, em que todos saibam o seu papel no projeto, a produtividade aumenta e os riscos de retrabalho diminuem. Por isso, a liderança ágil tem comandos claros e mantém a sintonia com o time.
Planejar mudanças e adaptações
Mais uma vez, estamos falando de mudanças, pois elas fazem parte do dia a dia das equipes de TI. Nesse contexto, o líder ágil não tem receio de enfrentá-las, nem de buscar formas de se adaptar ao novo e gerar melhores resultados. Aqui o que vale é encontrar o melhor modo de seguir em frente a fim de manter a sustentabilidade do negócio.
Compartilhar o conhecimento
Diferentemente dos chefes tradicionais, os líderes ágeis compartilham o conhecimento que adquirem com a equipe. Seja por meio de apresentações e palestras ou reuniões descontraídas em um café, a troca de aprendizado é um ponto forte da liderança ágil. Vale para dicas de livros ou a sugestão de artigos relevantes para a área.
Conquistar a confiança da equipe
Um dos principais papéis de um cargo de gestão de TI é inspirar os colaboradores ao seu redor e conquistar a confiança de toda a equipe. Para isso, é preciso saber delegar tarefas, indicar a importância de cada um dentro do projeto, dar feedbacks constantes e explorar o potencial de desenvolvimento de todos.
Ter foco nos objetivos
Foco nas pessoas é primordial, assim como ter objetivos bem definidos para a equipe e para o negócio. Isso significa acompanhar as necessidades dos seus colaboradores e dos clientes da empresa. Com base nesse monitoramento, o líder ágil pode aprimorar o seu estilo de gestão e promover o engajamento de interesses.
Com tantas mudanças impulsionadas pela transformação digital, a liderança ágil se tornou um pré-requisito na gestão de equipes e resultados. Sem ela, pode faltar comprometimento para dar o melhor pela empresa e pelo time, além de confiança para superar os desafios do dia a dia.
Gostou deste post? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira 4 características de liderança de TI para guiar o time.