Assistente virtual: entenda como funciona a Alexa e o que ela pode fazer

Alexa é a assistente virtual viva voz da Amazon, que pode responder a perguntas, tocar sua música, gerenciar tarefas diárias — como definir alarmes e verificar o tempo e o trânsito —, ler receitas passo a passo e controlar sua casa inteligente com comandos de voz simples.

Ela funciona por ativação de voz em conjunto com a linha de alto-falantes inteligentes Echo — você simplesmente fala seu comando em voz alta e a Alexa responderá com uma resposta apropriada.

Neste artigo, nós explicamos como funciona a Alexa, quais são as funcionalidades dela e como você pode tirar proveito dessa assistente virtual. Confira!

Como funciona a Alexa?

Alexa é a plataforma de serviço de voz baseada em nuvem da Amazon que capacita todo um ecossistema de dispositivos inteligentes. Com seus recursos de inteligência artificial em constante aprimoramento, a Alexa pode responder a consultas simples e executar rotinas complexas para fornecer informações, entretenimento e assistência geral a seus usuários.

Muitos ainda ficam um pouco confusos sobre as diferenças entre a Alexa e o Echo. Aqui está a resposta curta: Alexa é o serviço de IA, enquanto Echo é o dispositivo físico que se usa para interagir com ela.

Os usuários podem tirar proveito das habilidades de Alexa emitindo comandos de voz para dispositivos “inteligentes”, como um alto-falante Echo, a fim de alcançar os resultados desejados. Os usuários podem pedir à Alexa para tocar música, fornecer resultados esportivos, verificar o tempo ou atualizações de notícias, automatizar e proteger sua casa, comunicar-se com amigos e familiares e muito mais.

Quais são as principais funcionalidades?

A lista de comandos que a Alexa pode entender parece crescer a cada dia — inclusive, por meio de machine learning. A Amazon chama isso de “habilidades” e você pode até criar suas próprias por meio do Amazon Blueprints. Após análise da Amazon, você pode até publicar suas próprias habilidades na Skills Store para outras pessoas usarem em seus dispositivos Alexa.

Alexa também é otimizada para responder a um grande número de perguntas ou comandos específicos. Como uma pequena amostra das capacidades do dispositivo, aqui estão alguns comandos que ele reconhece:

  • “Alexa, me conte as novidades”;
  • “Alexa, me acorde às 7 da manhã amanhã”;
  • “Alexa, defina um cronômetro de 30 minutos”;
  • “Alexa, o que está no meu calendário hoje?”;
  • “Alexa, toque os Beatles”;
  • “Alexa, como está o tempo?”;
  • “Alexa, me conte uma piada”.

Quando combinada com softwares e dispositivos domésticos inteligentes adicionais, a Alexa também pode controlar outros dispositivos. Você pode dizer “Alexa, acenda a luz da cozinha” para acender as luzes inteligentes por voz. Você pode bloquear e desbloquear certas fechaduras inteligentes e ativar e desativar sistemas de alarme de casa inteligente. O Echo também pode controlar Sonos e outros sistemas de áudio de várias salas.

Como tirar proveito desse assistente virtual?

O Amazon Echo revolucionou a maneira como as pessoas interagem com o conteúdo da web, comércio e publicidade. A maneira como as empresas se conectam com os clientes também está mudando.

Os membros do Prime, assinatura premium da Amazon, podem pedir à Alexa que encomende um dos milhões de produtos qualificados vendidos pela Amazon. Se eles não compraram um produto antes, a Alexa pode recomendar alguns da lista Amazon’s Choice. A lista inclui itens com preços bem avaliados por outros compradores. Além disso, a Alexa pode oferecer ofertas exclusivas aos membros Prime e informar ao usuário o preço e quanto eles economizariam.

A tecnologia promete oportunidades empolgantes de direcionamento se apoiada pelo progresso simultâneo da inteligência artificial. No futuro, Alexa e outras plataformas com tecnologia de IA podem analisar continuamente os preços, características, desempenho anterior e avaliações dos produtos

Agora que você sabe como funciona a Alexa e entende os benefícios desse tipo de assistente virtual, inclusive nos negócios, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar você na transformação digital da sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.