Conheça 3 tipos de Cloud Computing e como funcionam

No momento em que vivemos, no qual o acesso e o controle de dados de qualidade têm cada vez mais importância, é fundamental que gestores conheçam os tipos de cloud computing. Por meio dessa tecnologia, uma empresa pode terceirizar o poder computacional, o que a permite ter acesso a softwares, aplicações e até mesmo ao armazenamento de arquivos sem a necessidade de realizar grandes investimentos em uma estrutura própria de TI.

Apesar de todos os benefícios dessa tecnologia, ainda existem muitas dúvidas a seu respeito. O que pode fazer com que uma empresa opte por uma solução pouco alinhada com a sua necessidade, uma situação que obviamente reduziria sua eficiência.

Levando esse fato em consideração, decidimos elaborar este conteúdo para ajudar você nessa escolha. Leia o artigo para conhecer 3 dos principais tipos de cloud computing e as suas características!

1. Software como serviço (SaaS)

O Software as a Service (SaaS), é um dos tipos de cloud computing mais utilizado. Basicamente, esse modelo de computação em nuvem fornece aos usuários, sejam eles indivíduos ou empresas, acesso a um sistema instalado em um servidor externo. Esse tipo de processamento permite que o usuário final possa acessar as funcionalidades mesmo em dispositivos menos potentes, de modo que investimentos em TI podem ser reduzidos.

Ao optar por esse serviço de cloud computing, a empresa não precisar adquirir hardwares tão potentes. Além disso, nesse modelo, a companhia não tem que comprar licenças e pode ter acesso ao software apenas criando uma conta. Uma vez que o sistema em questão está armazenado nos servidores de seus desenvolvedores, eles ficam responsáveis por tarefas relacionadas a sua manutenção e atualização.

2. Plataforma como serviço (PaaS)

Muitas empresas e companhias optam por desenvolver soluções próprias em softwares e aplicativos. Isso com a intenção de contar com funcionalidades totalmente projetadas para atender às suas demandas.

Nesse contexto, a plataforma como serviço, ou Platform as a Service (PaaS), surge como uma ideia interessante. Esse tipo de cloud computing oferece às empresas um ambiente virtual em que eles podem hospedar seu software ou aplicativo, testá-lo e implementá-lo. Como é instalada em nuvem, os colaboradores podem ter acesso por meio de um login, assim como ocorre com o SaaS.

A grande vantagem dessa plataforma é que as empresas não precisam investir em uma estrutura própria para implementar seus softwares. Outro ponto interessante a respeito dessa tecnologia é que ela costuma oferecer uma série de ferramentas e serviços para que a companhia em questão possa instalar facilmente seu sistema ou aplicativo.

3. Infraestrutura como serviço (IaaS)

É normal que as empresas precisem investir em servidores. Afinal, o volume de dados que precisam armazenar para gerenciar suas rotinas operacionais costuma ser muito elevado. A grande questão é que os custos de administração e de manutenção de um data center próprio são muito altos e tendem a pesar no orçamento de companhias. A Infrastructure as a Service (IaaS) resolve esse problema!

Por meio dessa tecnologia, a empresa pode terceirizar toda a estrutura de um servidor externo, o que a permite ter acesso às funcionalidades de um data center sem adquirir um. Assim como acontece nos outros tipos de cloud computing, os custos de administração do servidor ficam por conta da prestadora do serviço.

Além disso, o serviço pode ser contratado de modo escalar, de acordo com as demandas da companhia. Desse modo, não é necessário gastar com recursos ou funcionalidades que não serão utilizados.

Por meio desses tipos de cloud computing, empresas de todos os portes e áreas de atuação podem acessar funcionalidades de armazenamento e infraestrutura de uma maneira ágil e segura. Essa comodidade abre espaço para que os negócios operem de maneira confortável, contando com o suporte necessário para desempenhem suas atividades. Levando esses benefícios em consideração, é fácil perceber a importância dessa tecnologia e os motivos que a tornam tão necessária atualmente!

O que achou do assunto? Quer se aprofundar neste tema? Então compreenda de modo mais detalhado como funciona o cloud computing e entenda a sua importância para as empresas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.