Outsourcing de TI: mais qualidade e tempo para sua empresa

Você sabe como funciona o outsourcing de TI? O conceito entra em cena quando as empresas precisam de conhecimentos ou habilidades técnicas externas, como uma equipe especializada em desenvolvimento web ou mobile.

A solução é recorrer ao serviço de outsourcing ou terceirização. Atualmente, muitos gestores de Tecnologia da Informação têm buscado terceirizar processos a fim de agregar novos skills ao time e imprimir maior qualidade aos serviços. De acordo com o estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços, o Brasil é o 9º país que mais investe em TI no mundo.

Dessa forma, a área de TI se torna mais estratégica para se dedicar a novos negócios e à satisfação dos clientes. Neste post, vamos mostrar as vantagens de otimizar suas operações e como escolher o melhor fornecedor. Acompanhe!  

Como funciona o outsourcing de TI?

Segundo uma definição da consultoria Gartner, disponibilizada em seu glossário, o termo outsourcing de TI pode ser descrito como “o uso de prestadores de serviços externos para entregar soluções de TI mais eficientes”.

Do inglês, a palavra significa fonte externa, o que tem tudo a ver com o conceito do serviço. Quando falamos em outsourcing de TI, estamos nos referindo à contratação de empresas terceirizadas com profissionais especializados em determinadas áreas. Entre elas, podemos citar:

  • desenvolvimento de aplicativos ou sistemas web;
  • infraestrutura (data center);
  • computação em nuvem (cloud computing);
  • monitoramento de redes;
  • integração de sistemas;
  • help desk e service desk;
  • segurança digital.

O outsourcing de TI pode atender tanto clientes internos como externos, desenvolvendo ferramentas mais atrativas para fechar novos negócios, fidelizar clientes ou implementar melhorias em processos internos.

Nesse modelo de contratação, o gestor terceiriza a infraestrutura de TI. Isso inclui a gestão, o controle e a manutenção, além do apoio de profissionais especializados na área que o negócio precisa de uma expertise a mais. A proposta é que você tenha uma equipe presente tecnologicamente, mas sem a necessidade da presença física.

Em outras palavras, o serviço não precisa criar raízes dentro da sua empresa, como ocupar cadeiras e mesas ou até gerar custos extras de infraestrutura ou folha de pagamento. Aliás, todas as despesas serão de responsabilidade da empresa terceirizada, isentando você de burocracias que não deixam tempo livre para pensar em estratégias para o negócio.

Dessa forma, as operações são otimizadas, assim como o tempo para gerenciar o time interno e os esforços no seu core business. Sem contar o custo-benefício e a economia por não ter que recrutar novos colaboradores. Vamos falar melhor sobre isso no próximo tópico. 

Quais as principais vantagens do outsourcing de TI?

Vale destacar que a terceirização de serviços na área de TI tem se tornado cada vez mais popular graças à visão estratégica de seus gestores. Afinal, com apoio externo, os serviços ganham escala e acompanham o crescimento do negócio, sem uma demanda maior de investimentos em infraestrutura interna (recursos e profissionais).

Otimização de projetos e resultados 

Por absorver parte do escopo de trabalho, o outsourcing de TI otimiza processos e traz mais resultados para a organização. Desse modo, as equipes internas ganham eficiência, agilizando as entregas e focando em demandas mais estratégicas.

Aumento da performance do time

Com profissionais assumindo tarefas que pedem um know-how a mais, a gestão do time dentro da empresa fica mais direcionada. O impacto direto é na produtividade, que pode elevar de maneira significativa os resultados da área.

Suporte de profissionais capacitados

Ao terceirizar serviços, você conta com profissionais altamente capacitados em diversas áreas da TI e sempre disponíveis para assumir o suporte técnico e auxiliar na resolução de problemas. Esse modelo de contratação mantém o alto padrão de qualidade da equipe.

Redução de custos

Cortar gastos é sempre uma prioridade no ambiente corporativo, não é mesmo? Afinal, é um dos pilares para manter o negócio sustentável. O investimento em outsourcing de TI contribui com o planejamento orçamentário e a manutenção dos recursos.

Acesso à tecnologia de ponta

A área da tecnologia está em constante evolução, enquanto softwares e hardwares passam por atualizações rapidamente. Com a terceirização, você tem acesso a profissionais e recursos atualizados pelas últimas tendências, ganhando vantagem competitiva.

O que levar em conta na hora de escolher o serviço?

Assim como qualquer decisão, contratar uma empresa terceirizada requer atenção e alguns cuidados. Por isso, antes de assinar o contrato, é importante levantar informações sobre os fornecedores disponíveis no mercado.

Nossa recomendação para você acertar na escolha vem com o seguinte passo a passo:

  1. antes de tudo, avalie as necessidades do seu negócio e faça um mapeamento dos problemas que precisam de uma solução;
  2. procure uma empresa séria e que tenha registro regularizado;
  3. avalie o feedback dos clientes atuais e antigos para listar pontos fracos e fortes;
  4. busque referências, credenciais e experiência comprovada em outsourcing (projetos concluídos, base de clientes etc.);
  5. opte por parceiros que trabalhem com metodologias ágeis, como o Scrum, e com tecnologias dinâmicas para trazer mais produtividade e menos custo;
  6. pergunte sobre as políticas de suporte e atendimento (facilidade, disponibilidade dos profissionais, horário);
  7. dê preferência a fornecedores que saibam desenvolver soluções mobile para integrá-las às suas ferramentas de gestão.

Por fim, ao contar com boas empresas de outsourcing de TI, você poderá aumentar a eficiência do time, fazer entregas com mais qualidade, reduzir os custos e ganhar tempo para tornar a área ainda mais estratégica para o negócio. Em linhas gerais, o resultado envolve uma equipe de alta performance, o que impacta diretamente na satisfação tanto dos colaboradores (inclusive de outros setores) como dos clientes.

Que tal implementar o outsourcing? Aqui na Kazap, solucionar problemas por meio da tecnologia já está no nosso DNA. Se você quer inovar em processos e soluções, vem conosco!

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