Porque o uso de metodologia Ágil é essencial

A constante competição por clientes e espaço no mercado força as empresas a manterem um ritmo acelerado para não perderem sua posição. O problema é que essa falta de tempo tende a prejudicar a elaboração e a aplicação de projetos, tornando a tarefa de executá-los mais complexa. Como uma solução para tal problema, a metodologia ágil foi criada.

Por meio dela, uma equipe é capaz de definir cada aspecto de um projeto em períodos mais curtos de tempo, isso sem comprometer a qualidade final do trabalho, é claro. Isso se reflete de modo positivo na produtividade e, por consequência, na rentabilidade das empresas.

Gostaria de otimizar a elaboração e a execução de projetos em seu negócio? Leia este artigo e descubra como a metodologia ágil pode ajudar você ser bem-sucedido nessa tarefa!

Conceito de metodologia ágil

A metodologia ágil pode ser descrita como um conjunto de boas práticas para a gestão de processos. Essas boas práticas, por sua vez, têm por objetivo gerar um ciclo organizado e contínuo de etapas de planejamento, produção e melhoria de um projeto. Dentre as várias metodologias ágeis existentes, atualmente o método Scrum tem sido a mais popular para o gerenciamento dos projetos de desenvolvimento de software.

O método Scrum não tenta fornecer à equipe descrições completas e detalhadas sobre todo o projeto, mas delega a ela a tarefa de desenvolver soluções. Para que tal objetivo seja alcançado sem problemas, são realizadas breves reuniões de planejamento periodicamente.

Via de regra, essas reuniões ocorrem todos os dias, com o objetivo de apresentar a funcionalidade à equipe e permitir que ela encontre soluções para implementá-la. Uma vez que uma troca útil de ideias exige boa comunicação, algumas medidas devem ser adotadas para garantir que os times sejam entrosados e organizados.

Afinal, sem um diálogo claro, em que ideias são apresentadas e discutidas livremente, a equipe não será capaz de identificar as melhores soluções.

Papéis e responsabilidades

Com a finalidade de garantir os melhores resultados, a metodologia ágil Scrum delimitou um número máximo de membros para uma equipe — ela não pode conter mais que nove colaboradores. Além disso, ela estabelece dois papéis específicos que, necessariamente, precisam ser desempenhados por membros do time.

ScrumMaster

De certo modo, o ScrumMaster pode ser comparado a um treinador do time, isso porque ele é o grande responsável por ajudar a equipe a executar todos os processos de acordo com os procedimentos da metodologia Scrum do modo mais produtivo possível.

Para ser capaz de desempenhar bem esse papel, o colaborador precisa compreender a fundo a metodologia e ter experiência em lidar com gestão de pessoas.

Product Owner

O Product Owner, por sua vez, atua como um representante do cliente. É válido ressaltar, porém, que não são raros os casos em que ele é o próprio cliente. Seu objetivo é definir os requisitos e as prioridades que devem ser adotados pela equipe.

Além disso, ele deve prestar orientações ao time para que ele seja capaz de construir um produto adequado. Inclusive, cabe ao Product Owner aprovar ou rejeitar os resultados do projeto.

Execução de processos

Para de fato otimizar os resultados alcançados pela equipe responsável pelo planejamento e garantir que suas atividades se alinhem à metodologia ágil, o Scrum organiza suas tarefas em uma série de processos. Continue a leitura e compreenda melhor seu funcionamento.

Divisão em sprints

Com a finalidade de organizar de forma mais eficiente a execução de tarefas, o modelo Scrum sugere que os projetos sejam desenvolvidos em uma sequência de fases conhecidas como sprints. Via de regra, cada uma dessas fases costuma durar em média 2 semanas, mas, em alguns casos especiais, sua duração pode chegar a um mês.

Sempre que um sprint tem início, a equipe deve se unir em uma reunião de planejamento. Nesse momento, cada um de seus membros precisa assumir individualmente a responsabilidade de cumprir determinada tarefa. Esse conjunto de tarefas que devem ser realizadas recebe o nome de Sprint Backlog.

Realização de standup meeting

Os participantes devem executar as tarefas que se comprometeram a cumprir no sprint, codificando e testando cada funcionalidade, em busca da melhor solução.

Mesmo durante esse processo, a equipe continua a se unir todos os dias em pequenas reuniões que duram em média 15 minutos. Em tais encontros, os membros da equipe devem apontar o quanto progrediram em suas tarefas e explicar quais atividades serão executadas no dia. Essa é uma boa oportunidade para que qualquer fator que possa atrasar o projeto seja identificado.

Essas reuniões, conhecidas como standup meeting, são fundamentais para o sucesso do projeto. Seu objetivo é sincronizar o trabalho da equipe e manter tudo dentro do cronograma estipulado.

Demonstração de resultados

Sempre que um sprint termina, a equipe precisa revisar seus esforços e então demonstrar a nova funcionalidade ao Product Owner. Cabe a ele entregar um feedback que pode influenciar o próximo sprint.

Ele tem autonomia até mesmo para finalizar o sprint e gerar um Product Backlog, que pode ser descrito como uma lista com todas as funcionalidades que o produto deve oferecer.

A importância da colaboração do cliente

Como foi dito no começo do artigo, a finalidade da metodologia ágil é tornar tanto a elaboração quanto a execução de um projeto mais simples e eficiente. Para que esse objetivo seja alcançado, a colaboração entre a equipe e o cliente é fundamental.

Afinal, embora os membros da equipe tenham o papel de desenvolver o projeto, sem as orientações precisas do Product Owner, torna-se uma tarefa difícil alcançar o objetivo final, que é entregar um produto plenamente capaz de atender às necessidades do cliente.

Por esse motivo, é fundamental que exista uma linha de comunicação adequada entre as duas partes. Tomando tal cuidado, o desenvolvimento será muito mais rápido e menos complexo.

A habilidade de responder rapidamente a mudanças

Diante da grande concorrência do mercado, ideias são testadas e melhoradas todos os dias. Por isso, para desenvolver um software ou outro produto, a equipe do projeto precisa responder rapidamente a mudanças, aprendendo sempre com seus erros e acertos, visando elevar constantemente a qualidade dos serviços.

Nesse sentido, o método Scrum tem o potencial de otimizar o planejamento e a execução em todos os setores de uma empresa.

Uma vez que o desenvolvimento de um software exige um elevado número de reuniões e de troca de informações para garantir que o sistema de fato venha a contar com as funcionalidades necessárias, a adoção do método tende a simplificar a produção. Isso a torna altamente recomendada.

Agora que você entende a importância da metodologia ágil, gostaria de ter acesso a mais informações úteis como essas? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.