Como funciona o processo de desenvolvimento de software nas empresas?

Em um mercado em que o uso inteligente da tecnologia impacta cada vez mais os resultados de uma companhia, é fundamental que o time de gestão compreenda o processo de desenvolvimento de software.

Isso ocorre porque, ao fazer uso de um sistema projetado para se alinhar às demandas da sua empresa, é possível simplificar a execução de processos, tornando-os mais seguros e eficientes. A questão é que o desenvolvimento precisa seguir determinadas etapas para que a solução seja de fato útil aos propósitos da companhia.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com informações sobre a elaboração de softwares. Leia o artigo e descubra os processos necessários para que o projeto seja bem-sucedido!

Por que um processo bem-estruturado de desenvolvimento é tão importante?

Uma estrutura pode ser descrita como uma ordem ou organização fundamental para a composição de um corpo, seja ele abstrato ou físico. Sem ela, um sistema não pode funcionar adequadamente.

Considerando o desenvolvimento de softwares e aplicativos, uma boa estrutura se faz necessária para que a solução de fato entregue os resultados que são esperados dela. Por essa razão, quando o desenvolvimento não segue um determinado padrão, a qualidade do produto final corre o risco de ser comprometida.

É justamente para evitar esse problema que o processo de elaboração de softwares precisa ser devidamente planejado e executado.

Como estruturar um processo de desenvolvimento de software?

Agora que você entende por que é tão importante estruturar de forma eficiente o processo de desenvolvimento de software, é hora de descobrir como elaborar tal estrutura. Continue a leitura e tenha acesso a este conhecimento!

Análise de viabilidade econômica 

Quando uma empresa contrata um software ou um aplicativo, ela faz isso porque acredita que a solução é capaz de agregar a sua capacidade operacional, simplificando seus processos e elevando seus níveis de produtividade.

A análise de viabilidade econômica é importante porque ela aponta se o retorno, auferido pelo investimento, realmente justifica a alocação de recursos. Por esse motivo, essa verificação deve ser feita logo no começo do projeto. O que é natural, uma vez que se o retorno entregue pelo software for menor que o custo, contratá-lo não faz sentido. 

Existem muitas métricas e indicadores que podem ser usados nessa análise de viabilidade econômica. Mas, dada a sua eficiência e simplicidade de implementação, a verificação do Retorno Sobre o Investimento (ROI), costuma ser a mais indicada. 

Apuração de requisitos

É importante que o time de desenvolvimento entenda o objetivo do software em questão e como ele será utilizado pelo consumidor final. Por essa razão, o responsável pelo projeto deve se reunir com o cliente e verificar todos os requisitos que o sistema deve atender. Além disso, é necessário considerar fatores como funcionalidade, usabilidade e compatibilidade com outros produtos, como a computação em nuvem.

Uma vez que o responsável confirma as demandas do projeto, ele precisa entrar em contato com a equipe de desenvolvimento e passar a ela toda a informação. É importante que a comunicação seja a mais clara possível, o que pode exigir uma participação mais ativa do cliente para garantir que seus objetivos sejam devidamente explicados aos desenvolvedores.

Além disso, é válido ressaltar que, dependendo dos requisitos, a elaboração do projeto pode ser inviável. Se isso ocorrer, o cliente deve ser informado, para que os detalhes sejam ajustados.

Análise de arquitetura de software

A arquitetura do software, por sua vez, corresponde ao funcionamento interno da aplicação. Esse fator é de extrema importância, pois está diretamente relacionado às funcionalidades da aplicação, ou seja, ele impacta os requisitos impostos pelo cliente.

Nessa análise de arquitetura, os seguintes fatores devem ser definidos:

  • a linguagem de programação que será usada no desenvolvimento;
  • o tipo do Sistema Gerenciador do Banco de Dados a ser usado;
  • a elaboração da interface gráfica da aplicação (dashboard).

Implementação de projeto

A implementação de projeto é a etapa em que todos os requisitos e dados apurados são aplicados, e o processo de desenvolvimento de software realmente tem início. É nesse momento que a linguagem de programação, previamente escolhida, é usada na criação das funcionalidades e do dashboard, segundo a solicitação da empresa. 

Nesse momento, algumas etapas do projeto podem ser cumpridas simultaneamente, o que tende a tornar a sua execução mais rápida. Para que esse desenvolvimento não acarrete conflitos com potencial de gerar problemas, como o retrabalho, porém, é necessário que exista uma boa comunicação entre as equipes responsáveis pelo projeto. 

Execução de testes

A execução de testes pode ser encarada como uma das etapas mais importantes do processo de desenvolvimento de software. Isso porque ela é a grande responsável por identificar e eliminar todos os problemas da aplicação, para que ela de fato se torne capaz de atender as demandas do cliente. 

Nesse contexto, a primeira bateria de testes é responsável por verificar as funcionalidades da aplicação. Com esse cuidado, o time de desenvolvedores pode confirmar se as funcionalidades estão de acordo com as especificações da empresa. 

A segunda bateria de testes, por sua vez, visa estudar mais a fundo a estrutura do software e sua arquitetura em busca de bugs ou erros que possam comprometer sua usabilidade ou a segurança de informações

Documentação 

Para garantir que o processo de desenvolvimento de software seja executado corretamente, é necessário que todos os procedimentos, realizados durante a sua execução sejam devidamente registrados.

Essa documentação serve como uma espécie de garantia para a empresa de que os desenvolvedores seguiram devidamente as etapas solicitadas de segurança e governança. Esse registro também é útil para resguardar a equipe de desenvolvimento. Afinal, ele indica se ela cumpriu, ou não, com o planejamento previamente feito.

Outra vantagem da documentação é o fato de que ela pode servir como um histórico do software, indicando todo o seu desenvolvimento e até mesmo mudanças relacionadas a atualizações de funções. O que é muito útil quando o time de TI precisa identificar as causas de uma falha ou mesmo encomendar novas funções para a aplicação.  

Finalização de software

Por fim, quando os testes são devidamente realizados, o software em questão pode ser liberado para o cliente. Muitas vezes, porém, o projeto é demasiadamente grande, o que leva à necessidade de liberá-lo em módulos.

É válido ressaltar que as boas práticas, alinhadas às metodologias ágeis, recomendam que mesmo os projetos menores sejam disponibilizados desse modo. Isso ocorre porque, ao ter acesso ao módulo, o cliente é capaz de verificar sua eficiência na operação da empresa.

Essa experiência abre espaço para que ele peça correções, caso elas sejam necessárias, e identifique pontos que podem ser melhorados nos próximos módulos, antes mesmo de serem disponibilizados.

Não é uma novidade que as ferramentas tecnológicas são fundamentais para a operação de empresas, independentemente de seu porte ou área de atuação. Além disso, esse fator tende a se tornar cada vez mais relevante, de modo que companhias que não investirem de forma adequada no setor de TI vão ficar para trás. Nesse contexto, otimizar o desenvolvimento de softwares deve ser visto como um dos pontos mais estratégicos pelo time de gestão.

Dada a importância dos softwares, e dos impactos que eles acarretam sobre a operação de uma empresa, a tarefa de criá-los não pode ser delegada a qualquer pessoa. É necessário que o time responsável pelo processo de desenvolvimento de software seja composto por profissionais capacitados e experientes. 

A Kazap Tecnologia conta com um time altamente qualificado de especialistas e com tecnologias de ponta para desenvolver as melhores soluções em software. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.