Cloud Computing: por que é indispensável para o seu negócio?

Em um mercado acirrado, a competição coloca as empresas em uma situação em que elas precisam otimizar, cada vez mais, o uso de seus recursos. Levando em consideração que a informação é um recurso fundamental, o Cloud Computing pode ser visto como uma ferramenta indispensável.

Por meio da tecnologia, a equipe de gestão de uma empresa é capaz garantir tanto a segurança quanto o acesso rápido aos dados necessários para sua operação. Isso sem aumentar seus custos ou o trabalho de sua equipe.

Você gostaria de aprender mais a respeito do Cloud Computing? Então, leia o artigo e descubra como a tecnologia pode otimizar a operação de sua empresa!

Conceito de Cloud Computing

Em nosso dia a dia, estamos habituados a serviços de streaming que nos permitem consumir, em tempo real, um conteúdo que não está armazenado em nossos dispositivos. Ao realizar essa ação, estamos fazendo uso do Cloud Computing.

De uma forma mais simples, podemos dizer que a tecnologia funciona armazenando dados em um servidor remoto, protegido por uma série de sistemas e softwares de segurança. Assim como as plataformas de streaming só liberam o conteúdo para seus clientes, as informações, armazenadas em Cloud Computing, são disponibilizadas apenas para seus proprietários ou para pessoas autorizadas por eles.

Portanto, o Cloud Computing pode ser descrito como uma tecnologia que permite às empresas e indivíduos armazenarem informações importantes em servidores seguros, administrados por instituições com expertise na guarda e administração de dados.

Benefícios da tecnologia para sua empresa

Ao confiar a administração de dados a uma companhia especializada, a empresa tem acesso a uma série de vantagens. Dentre elas, podemos citar as seguintes!

Economia

O armazenamento de dados exige um investimento elevado em hardware, software e até mesmo em pessoal capacitado, para realizar esse serviço. O que demanda uma quantia de recursos que poderia ser utilizada pela empresa em outras áreas.

Além disso, ao criar um servidor próprio, a organização tende a precisar a fazer novos investimentos, sempre que a demanda pelo servidor aumenta. Ao terceirizar o armazenamento, porém, ela pode contratar o serviço de modo escalar, pagando apenas pela quantidade exata de espaço que está utilizando.

Mobilidade

Ao fazer uso do Cloud Computing, uma companhia pode definir níveis de acesso, permitindo que gestores e colaboradores tenham acesso a toda informação de que necessitam para cumprir sua função.

Além disso, a empresa pode restringir o acesso para garantir que os colaboradores não possam visualizar dados sem relação com suas atividades. É importante ressaltar que esse acesso pode ser feito em tempo real, independentemente da localização do usuário ou do dispositivo que ele está utilizando.

Segurança

Se levarmos em consideração a importância dos dados referentes a operação de uma empresa, é fácil perceber que eles devem ser protegidos. A grande questão é que investir em sistemas adequados de segurança tende a ser uma tarefa cara e complexa. Afinal, além de equipamentos, um sistema eficiente precisa de profissionais especializados para administrá-lo.

Por meio do Cloud Computing, porém, a empresa passa a contar com os serviços de uma companhia altamente preparada para proteger seus dados, o que funciona como uma garantia de segurança para suas informações.

A implementação do Cloud Computing

Agora que você sabe o que é Cloud Computing e entende porque aderir à tecnologia é interessante para sua empresa, é hora de descobrir como implementá-la em negócio. O primeiro passo é pesquisar pelos prestadores do serviço.

Nesse momento, conversar com clientes e pesquisar pela reputação da marca é de suma importância. Além disso, cabe ao gestor se inteirar a respeito de informações importantes, dentre elas, podemos citar o nível dos serviços prestados e as condições do suporte.

Em uma era em que o acesso e a proteção de dados é tão importante, tecnologias como o Cloud Computing tendem a ser amplamente utilizadas, beneficiando empresas e otimizando seus serviços.

Gostou de saber mais sobre o Cloud Computing? Então, que tal fazer com que os seus amigos também fiquem informados? É só compartilhar post em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.