Veja o que é escalabilidade em TI e como alcançá-la na empresa

Escalabilidade é a habilidade de manter os processos estáveis e a infraestrutura segura mesmo diante de um aumento inesperado de demanda ou necessidade de expansão dos negócios. Ou seja, é a base para que as empresas respondam com inovação às situações incalculadas, com redução de custos e manutenção da saúde dos processos.

Nesse sentido, é importante saber como isso se traduz para o setor de tecnologia. Afinal, o suporte dado pelas novas soluções de TI é imprescindível para que as organizações consigam permanecer estáveis e dinâmicas.

Por essa razão, acompanhe este artigo até o final para saber o que é escalabilidade em TI e como alcançar esse objetivo com abordagens e ferramentas do setor.

O que é escalabilidade em TI?

Na perspectiva da Tecnologia da Informação, escalabilidade se refere a estratégias para manter sistemas consistentes mesmo em picos de procura. Consideremos uma loja virtual, por exemplo. Se ela não é escalável e se prepara apenas para o número comum de acessos, determinado período de aumento de compras pode ser um pesadelo. Afinal, mais acessos provocarão congestionamento e queda dos sistemas.

Em suma, a ideia do conceito é garantir a lucratividade e aproveitar as oportunidades de negócio. A empresa que não se adapta ao número maior de clientes perde a chance de falar com essas pessoas e pode causar uma má primeira impressão nos novos usuários.

Além disso, essa falta de flexibilidade gera uma reputação ruim para o mercado, no geral. A companhia pode ficar marcada como aquela que não se adaptou devidamente à transformação digital e que não investe em inovação.

Outra definição para a escalabilidade é a capacidade de adaptar e crescer os sistemas sem grandes aumentos de custos, ou seja, sem descontrole financeiro. Se a organização consegue, de alguma forma, seguir sempre dinâmica e pronta para crescer, não precisará reavaliar a sua estrutura toda vez que houver um pico de demanda.

Como alcançar a escalabilidade em TI?

A seguir, veja como ter essa capacidade de responder a mudanças no mercado e manter o negócio sólido e consistente mesmo em cenários desconhecidos.

Conheça bem o negócio

Inicialmente, é importante conhecer o negócio a fundo e ter uma visão completa dos processos internos e das atividades-chave, uma vez que esse fluxo organizacional será alterado quando houver necessidade de expansão. Portanto, é fundamental que haja um conhecimento sólido acerca da realidade.

Tenha uma visão do inventário

O processo também inclui ter uma boa visão do inventário de ativos e softwares da empresa. Afinal, uma visão do que já se tem é crucial na hora de decidir o que será necessário adquirir para crescimento.

Adote soluções em nuvem

Tais soluções são uma boa opção de paradigma com suporte à escalabilidade. Com o cloud computing, a empresa consegue contratar determinados recursos computacionais como serviços, em pacotes, de acordo com a necessidade. Diante de uma demanda maior, basta adquirir um pacote maior, por uma taxa adequada. A atualização é automática e rápida.

Prepare os colaboradores

Também é necessário preparar os colaboradores para situações inesperadas, em que será preciso crescer. Toda a equipe terá que assegurar o bom trabalho nesse novo cenário. Então, ela deve ser educada e treinada para lidar com esse aumento de demanda e complexidade.

Implante a automação de processos

A automação de processos é uma abordagem que permite delegar operações e tarefas volumosas para os sistemas artificiais, o que deixa os colaboradores livres de trabalhos repetitivos. A vantagem é que essas ferramentas conseguem facilmente lidar com o aumento na escala e na demanda, sem erros.

Agora que você já sabe o que é escalabilidade em TI, sua importância e quais as medidas recomendadas para alcançá-la, corra atrás desse objetivo. Por ela estar diretamente relacionada à redução de custos e ao aumento da lucratividade, é um grande suporte à inovação na sua empresa.

Achou as informações relevantes? Compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.