Entenda como identificar e analisar o comportamento de seus clientes

Entender o comportamento de clientes, seus padrões de compra e de escolha é fundamental para que a empresa oferte produtos alinhados às demandas e crie campanhas de marketing que realmente se comuniquem com essas pessoas. Esse processo requer atenção a vários aspectos que ajudam a prever as necessidades e intenções do público.

Continue a leitura e descubra alguns dos fatores mais importantes a considerar na hora de analisar o comportamento de clientes!

Estilo de vida

Esse ponto é indispensável ao investigar como o público se comporta, já que o modo como uma pessoa organiza seu dia a dia tem grande influência sobre os produtos e serviços que serão mais úteis para ela.

Por exemplo, alguém com estilo de vida mais arrojado, que costuma fazer muitas viagens, pode ser o cliente ideal para uma marca de tênis desenvolvidos para trilhas, ou mesmo de aplicativos que a ajudem a se deslocar por cidades desconhecidas e acessar serviços locais, como restaurantes e hotéis.

O importante é que, na hora de buscar um público ideal, a equipe responsável pela campanha de marketing se pergunte: o nosso produto é adequado para pessoas com esse estilo de vida?

Fator econômico

O fator econômico também é de suma importância para entender os padrões de compra de um grupo de consumidores, pois reflete a quantidade de recursos que eles têm à disposição para gastos diversos.

Nesse contexto, é natural que pessoas com um poder econômico menor optem por produtos e serviços mais baratos, como os itens fabricados em massa. Já pessoas de poder aquisitivo alto tendem a escolher produtos e serviços mais exclusivos.

Um exemplo prático desse fator é a relação dos indivíduos com os carros. Enquanto as pessoas com menos recursos costumam comprar modelos populares, as de maior poder aquisitivo tendem a optar por carros mais luxuosos e esportivos.

Experiência de vida e idade

Por fim, outro indicativo muito importante de comportamento do cliente é a sua idade e experiência de vida. Como sabemos, as necessidades básicas de uma pessoa costumam variar conforme o tempo passa.

Um jovem em início de carreira, por exemplo, está sujeito a muitas mudanças, o que pode levá-lo a optar por não ter um carro e a viver de aluguel. Mas conforme a idade e a estabilidade financeira chegam, é natural que ele decida adquirir um carro e um imóvel, já pensando na construção de um patrimônio.

Além disso, pessoas mais jovens costumam estar mais alinhadas às inovações tecnológicas, enquanto as de mais idade podem preferir soluções mais tradicionais. Portanto, ao criar um produto ou mesmo desenvolver uma campanha de marketing para ele, é necessário definir qual a idade do comprador ideal.

A análise do comportamento de clientes deve ser feita com base no estudo de dados confiáveis. Uma tarefa que se torna muito mais simples e ágil por meio de soluções em Machine Learning, tecnologia que fornece insights valiosos a analistas e gestores. Isso abre espaço para que eles tenham uma visão mais profunda sobre o padrão de compra do público e, assim, criem produtos, serviços e campanhas de marketing mais inteligentes.

Agora que você sabe o que observar na hora de avaliar o comportamento de clientes, compartilhe o artigo em suas redes sociais para levar esse conhecimento aos seus amigos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.