Como as empresas devem se adequar à LGPD? Entenda aqui

A Lei Geral de Proteção de Dados não é mais exatamente novidade e já está em vigor, de modo que todas as empresas que atuam com a apuração e o tratamento de dados precisam se preparar — o que exige que seus líderes e gestores saibam como se adequar à LGPD.

Esse cuidado é indispensável, na medida em que as companhias que infringirem as regras podem ser penalizadas com multas e outras sanções legais. Um problema que, além de prejudicar o seu caixa, pode afetar negativamente a sua reputação.

Por esses motivos, preparamos este conteúdo para que você entenda como alinhar a sua empresa à LGPD. Então, leia este artigo agora mesmo e descubra o que fazer para cumprir corretamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados!

Estabeleça um Diretor de Proteção de Dados

Um dos pontos mais relevantes da LGPD é o fato de que a regulamentação exige que as empresas que atuam com o tratamento de dados estabeleçam um profissional sobre todo o processo de apuração e análise de informações — o que acaba criando a figura do Diretor de Proteção de Dados.

Como o próprio nome sugere, o papel desse profissional é elaborar e colocar em prática estratégias para garantir que as políticas de segurança de informações da empresa são adequadas. Além disso, cabe a esse diretor a tarefa de entrar em contato com a Autoridade Nacional de Dados (ANP) e informá-la se houver algum problema ou falha que comprometa a confidencialidade e a integridade dos dados.

Levando em consideração a importância desse cargo, é fácil chegar à conclusão de que apenas indivíduos devidamente qualificados devem assumir esse papel.

Implemente uma auditoria de dados

Uma vez que a empresa precisa se alinhar a uma nova realidade, é importante que seus técnicos confiram todos os dados armazenados e os sistemas usados para a análise e o tratamento de informações. Esse cuidado se faz necessário para garantir que as soluções adotadas pela empresa são eficientes o bastante para assegurar a segurança das informações.

Entre todos os pontos que devem ser avaliados nessa auditoria de dados, podemos citar os seguintes como exemplos:

  • sistemas de backup;
  • servidores e data centers próprios;
  • serviços de armazenamento e computação em nuvem contratados;
  • histórico de logins;
  • soluções em criptografia adotadas pela empresa.

Faça a revisão das políticas de segurança e proteção de dados da empresa

Outro passo importante que deve ser dado pelos gestores que desejam saber como se adequar à LGPD é ter o cuidado de revisar as políticas de segurança e proteção de dados da empresa.

A grande questão é que, por mais cuidadosa que seja a companhia, sempre existem pontos que podem ser melhorados. De modo que a verificação dos processos praticados pela empresa abre espaço para que o tratamento de dados se torne mais seguro e eficiente.

Mais do que apenas melhorar as práticas, é necessário que a empresa faça com que elas cheguem aos colaboradores. Isso exige a ajuda do time de Recursos Humanos e a implementação de políticas de conscientização a respeito de uma governança de dados inteligente.

Revise os contratos de autorização

Também é pertinente que os líderes e gestores levem em consideração que a Lei Geral de Proteção de Dados confere níveis mais elevados de controle para o indivíduo sobre seus dados pessoais.

Segundo a nova lei, o detentor dos dados tem o direito de saber exatamente como suas informações estão sendo utilizadas. E, se ele quiser, tem autonomia para exigir que a empresa responsável pelo tratamento de dados exclua todas as suas informações ou mesmo que ela faça a portabilidade dessas informações para outras empresas.

Essa nova realidade exige que os modelos de contrato usados pela companhia sejam atualizados para atender aos requisitos criados pela LGPD.

Por fim, é válido ressaltar que, devido ao grande volume de dados com que as empresas precisam lidar, confiar o seu controle e monitoramento apenas aos colaboradores é inviável. Nesse contexto, soluções em automação de processos e machine learning têm o potencial de melhorar o tratamento de dados, tornando o processo mais ágil e seguro. Dessa maneira, fazer uso dessas tecnologias tende a ser a opção mais inteligente.

Agora que você sabe como se adequar à LGPD, que tal ter acesso a softwares desenvolvidos exclusivamente para otimizar a adaptação de sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.