Entenda a importância e como fazer a automação de TI na sua empresa

Uma vez que, em um mercado altamente competitivo, o TI de uma empresa tem grande impacto sobre seus resultados, é natural que o time de gestores implemente diversas soluções para elevar seus índices de eficiência. Dentre essas soluções, uma das mais eficazes é a chamada automação de TI.

Isso ocorre porque as empresas têm a capacidade de reduzir seus custos por meio dessa estratégia e ainda conseguem alocar seus colaboradores de tecnologia em áreas mais estratégicas, o que tende a se refletir de modo positivo em seus resultados.

Você tem interesse nesse tema? Leia o artigo e descubra o que é a automação de TI e qual a importância desse processo!

Qual a importância da automação de TI?

De um modo simples, podemos descrever a automação como o processo de confiar a um sistema a realização de determinadas tarefas. Nesse modelo de negócio, o ser humano atua como um supervisor, verificando se elas estão sendo realizadas de modo adequado.

Ao automatizar as atividades operacionais de TI, como as rotinas de backup, o gestor pode alocar os colaboradores em projetos mais estratégicos, que de fato podem impactar de forma positiva a empresa.

Quais processos de TI podem ser automatizados?

Graças às tecnologias disponíveis atualmente, diversos processos de TI podem ser automatizados. Continue a leitura e veja alguns exemplos práticos!

Suporte para o usuário

O suporte ao usuário é uma das tarefas mais importantes do time de TI. Afinal, enquanto os colaboradores da empresa ficam impedidos de trabalhar por conta de problemas com tecnologia, a produtividade do negócio cai.

Felizmente, a automação de TI permite que diversas atividades sejam realizadas sem a presença de um técnico, o que torna o suporte mais ágil e abre espaço para que os especialistas se dediquem à resolução de problemas mais complexos.

Dentre as tarefas que podem ser automatizadas, podemos citar as seguintes:

  • inclusão de novo usuário na plataforma da empresa;
  • verificação de atividades do usuário;
  • recuperação de senhas e logins.

Rotinas de backup

Em um cenário em que o acesso à informação é cada vez mais importante para que empresas tomem decisões acertadas por meio da análise de dados, as rotinas de backup são necessárias.

Por meio da automação de TI, esse processo pode ser realizado de forma automática. Quando combinado ao cloud computing, o processo se torna ainda mais eficaz, pois ele permite que o usuário tenha acesso às informações em tempo real e de qualquer dispositivo.

Monitoramento e segurança de informações

É importante ressaltar que a proteção da integridade dos dispositivos da empresa é outra responsabilidade do time de TI. Para executá-la de forma eficiente, os colaboradores precisam monitorar as redes da empresa em busca de atividades suspeitas.

Por meio da automação de TI, os colaboradores podem confiar essa tarefa a aplicações avançadas de Inteligência Artificial desenvolvidas para identificar atividades suspeitas, bloqueando-as e sinalizando o ocorrido ao colaborador responsável pelo monitoramento.

Uma vez que a inteligência artificial não está sujeita à distrações e aos erros humanos, sua implementação torna o monitoramento mais eficiente, o que obviamente é benéfico para a empresa.

Não é uma novidade que a transformação digital está mudando o mercado, levando os requisitos para que empresas se destaquem em um novo nível. Nesse cenário, as empresas têm investido seus recursos em soluções como a automação, que otimizam seus resultados e reduzem seus custos.

Considerando esses fatos, é fácil perceber que os negócios menos alinhados à essa nova realidade tendem a ser deixados para trás.

Depois de ler esse artigo, você adquiriu uma compreensão mais elevada a respeito da automação de TI e de sua importância. O que acha de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas dicas?  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.