Machine Learning e Inteligência Artificial: qual a relação entre eles?

Conforme a tecnologia avança e novas soluções inteligentes surgem, as dúvidas sobre a relação entre Machine Learning e Inteligência Artificial tendem a aumentar. O que é natural, pois, embora essas tecnologias sejam bem presentes em nossas vidas, ainda não são tão comentadas e explicadas quanto deveriam.

No entanto, grande parte das ferramentas que dispomos atualmente faz uso dessas tecnologias. Não é à toa que os especialistas acreditam que essas inovações tendem a revolucionar todas as áreas da sociedade, desde o modo como as pessoas trabalham até os tratamentos de saúde.

Levando esse fato em consideração, resolvemos preparar este conteúdo com informações a respeito da conexão entre a Inteligência Artificial e o Machine Learning! Acompanhe o post para saber mais!

Conceito de Inteligência Artificial

Graças ao cinema e às outras mídias, boa parte das pessoas costuma relacionar a Inteligência Artificial a viajantes do tempo e robôs altamente eficientes. Embora essa tecnologia realmente esteja relacionada à robótica, a sua atuação vai muito além desse campo.

Basicamente, a Inteligência Artificial pode ser descrita como um software desenvolvido para “imitar” o método de raciocínio humano. Uma característica que permite realizar processos por conta própria e até mesmo tomar decisões.

Dadas as suas características, essa tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas diferentes, como:

  • automação de processos;
  • identificação de padrões;
  • controle de equipamentos e dispositivos; entre outros.

O papel do Machine Learning

O Machine Learning, por sua vez, pode ser encarado como uma parte da Inteligência Artificial. Afinal, como o nome dessa tecnologia sugere, ela é a responsável pelo aprendizado de softwares.

A implementação do Machine Learning exige que o sistema seja alimentado com uma série de informações. Desse ponto em diante, o software pode ou não receber orientações a respeito do modo mais adequado de classificar dados.

Assim, o Machine Learning é desenvolvido para identificar semelhanças entre os dados, registrados em sua memória, e classificá-los de acordo com elas. Graças a essa característica, a tecnologia é fundamental em estratégias de Business Intelligence. Isso porque, por meio dela, líderes e gestores podem obter uma série de insights interessantes de sua base de dados.

A importância dessas tecnologias

Quando pensamos na união entre Machine Learning e Inteligência Artificial, podemos imaginar uma série de aplicações úteis. No meio científico, por exemplo, essas tecnologias são extremamente indispensáveis, pois são capazes de realizar tarefas como analisar dados a respeito do posicionamento de planetas que podem ter condições semelhantes às da Terra, e usar os resultados para indicar, no espaço, pontos onde esses astros podem estar posicionados.

Já em um ambiente corporativo, a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem apurar dados de clientes em potencial para embasar campanhas de marketing mais eficientes. Isso sem mencionar a capacidade de automação de processos e toda a otimização que os indicadores, gerados por essas tecnologias, podem acarretar.

Para lidar com um mercado competitivo, é normal que empresas procurem por ferramentas com o potencial de garantir uma vantagem frente a seus concorrentes. Nesse contexto, o uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning prometem gerar grandes resultados.

É necessário, porém, que o desenvolvimento de software fique por conta de profissionais preparados para essa tarefa. Afinal, sem o conhecimento adequado, um desenvolvedor não seria capaz de entregar uma solução de Machine Learning e Inteligência Artificial realmente eficaz.

Agora que você entende a relação entre Machine Learning e Inteligência Artificial, que tal ter acesso a mais informações sobre o assunto? Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes para sua empresa! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.