Confira 3 dicas de como engajar clientes digitalmente

Com a Revolução 4.0, o engajamento se tornou um valor essencial para as empresas. Ele descreve o desenvolvimento da relação entre marcas e consumidores na era digital, construindo oportunidades de interação entre o público e a empresa, além de potencializar a fidelização.

Porém, mesmo sabendo que o engajamento impacta no sucesso de uma marca, ainda é um grande desafio saber como engajar clientes digitalmente.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e confira!

Como o engajamento dos clientes impacta no sucesso da marca?

Vivemos em um contexto de forte competitividade, no qual as marcas possuem pouco tempo para conquistar os clientes. As decisões de compra consideram informações de diversas fontes, porém processadas de formas ágeis e dinâmicas.

Um relatório da Forbes Insights apontou que o envolvimento do cliente pode ser convertido em pontos de contato digitais. Isso permite que as marcas ofereçam experiências únicas, relevantes, hiper personalizadas e escaláveis, de forma que a demanda do cliente seja suprida no momento propício e no canal certo. Isso é o que abre brechas para a fidelização e para o fortalecimento da marca no mercado.

Como engajar clientes digitalmente?

Agora que você sabe qual a importância do engajamento para o sucesso da marca, descubra como engajar clientes digitalmente por meio das nossas dicas. Confira!

1.Elabore um planejamento estratégico

Antes de qualquer coisa, é essencial que você conheça o target da sua campanha, produto ou serviço. Por meio de pesquisas de consumo e mineração de dados, procure entender o perfil dos clientes que tenham maior potencial para entrar em contato com a empresa. 

Saber como seu público usa as plataformas digitais oferece mais diretrizes para que você efetivamente o alcance e conquiste o engajamento. Se seus clientes navegam massivamente pelo celular, por exemplo, é importante investir em plataformas e imagens leves, que possam ser processadas por variados pacotes de dados. 

No seu planejamento estratégico, também é importante saber onde o cliente está, tanto física quanto digitalmente. Essas informações ajudam a entender quanto tempo o cliente pode levar para chegar à loja física, quais são as limitações e a realidade socioeconômica do público, entre outros. 

A partir das informações levantadas, você deve traçar os objetivos e metas do seu plano estratégico, bem como os indicadores para mensuração.

2.Invista em novas tecnologias

Analisando dados sobre o público e seus hábitos de consumo, você pode entender em quais plataformas estruturar as ações de comunicação da marca, Tenha em mente que as novas tecnologias trazem possibilidades de interações inovadoras, fazendo com que as conversas entre marcas e clientes se tornem cada vez mais bidirecionais. 

Por outro lado, as tecnologias são novas mas as pessoas são as mesmas: elas querem ser ouvidas e conhecer histórias. Diante disso, use as novas plataformas para mostrar os bastidores de sua marca e construir um storytelling inspirador.

As mídias sociais humanizam a marca e propõem interações mais informais. Para se sobressair, é preciso entender a linguagem utilizada por seu público em cada uma das plataformas. O Instagram usado por um público mais corporativo não é o mesmo que um público LGBTQ+ e em busca de tendências de comportamento utiliza.

3.Crie comunidades e conteúdo relevante

As marcas que procuram como engajar clientes digitalmente precisam ofertar um conteúdo relevante, o que exige grande domínio sobre o que sua empresa oferece aos clientes. Por isso, pense fora da caixa! A Red Bull, por exemplo, é uma marca de energéticos, mas entendeu a importância de estar presente na rotina dos clientes quando eles precisam de energia, o que a leva a investir em experiências que contemplem música e esportes, alimentando toda uma comunidade.

Para que sua marca faça o mesmo, concentre-se nos problemas que o produto se propõe a resolver. A partir disso, você criará um ciclo de gatilho, rotina e recompensa que envolverá seus clientes. Eventos periódicos e plataformas gamificadas são excelentes recursos para envolver seus clientes com a sua marca. 

4.Recompense os clientes mais engajados

Aproveitando o gancho sobre a gamificação, ela é útil para recompensar os usuários que se envolverem mais. Você pode fazer um programa onde eles terão direito a novidades em primeira mão, testes gratuitos ou pequenos mimos, como códigos de desconto e acesso a eventos.

Por fim, a empresa que quer saber como engajar clientes digitalmente deve acompanhar os indicadores de performance, de modo que saberão quais estratégias estão sendo certeiras e, com isso, poderão agir de maneira coerente diante do público.

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