Guia rápido sobre a Revolução industrial 4.0

Você já ouviu falar sobre revolução industrial 4.0? É uma nova cultura de produção baseada na interação automatizada, que acontece entre um sistema e um dispositivo. O objetivo é aumentar a eficiência dos processos, reduzindo riscos para os colaboradores e custos para a empresa. Esse cenário só foi possível graças a tecnologias como a Internet das Coisas, computação em nuvem, Machine Learning e inteligência artificial.

O objetivo é promover a automação de toda a produção industrial, com foco no aumento da eficiência. Nesse cenário, todos os dispositivos, máquinas, sensores, ferramentas e peças poderão trocar dados entre si e com a web e reunir as informações em um banco de dados centralizado. Dessa forma, todas as movimentações são mapeadas e os dados coletados utilizados como base para uma gestão mais sólida.

Neste post, vamos entender melhor o que é revolução industrial 4.0, analisando suas características, importância e principais desafios para que as empresas brasileiras atinjam esse patamar. Confira!

Quais são as principais características da revolução industrial 4.0?

Veja abaixo, quais são as características principais dessa revolução e como elas se relacionam com as tecnologias que dão a base à indústria 4.0. Acompanhe!

Linha de produção flexibilizada

As tarefas da linha de produção podem ser modificadas rapidamente com o processo chamado modularidade. O acoplamento e desacoplamento automático de módulos distintos possibilita que a empresa fabrique produtos diferentes em sequência, sem a necessidade de reconfigurar todo o processo.

Assim, a produção não fica limitada e poderá ser otimizada de acordo com a demanda, além de possibilitar a personalização de produtos. Tudo isso é possível graças à junção de duas tecnologias que são pilares da indústria 4.0, a Internet das Coisas e a inteligência artificial.

Trabalho descentralizado

No cenário da revolução industrial 4.0, a máquina não fica dependente do fator humano para operá-la. Ela será controlada por algoritmos inteligentes, que comandarão a produção em tempo real, produzindo dados sobre o processo para que o gestor emita relatórios sempre que achar necessário.

Captação e análise de dados em tempo real

Com o uso de inteligência artificial, aproveitando as vantagens do machine learning e o volume de informações que o Big Data nos entrega, os dados armazenados são estruturados de forma automática, de acordo com as necessidades da empresa.

Assim, os insights são produzidos de forma automatizada, pois o algoritmo aprenderá sozinho o que ele deve analisar e os resultados que precisa entregar. O ápice desse momento é o desenvolvimento da Cultura Data Driven.

Avanços consideráveis na virtualização

A computação em nuvem propiciou a virtualização de praticamente toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Todos os processos que citamos anteriormente, podem rodar em um servidor remoto, contribuindo com a escalabilidade, redução de custos, mobilidade e aumento da eficiência.

Para rodar algoritmos robustos, é necessário ter uma capacidade computacional enorme, que pode ser adquirida diretamente de um provedor de nuvem. Para guardar grandes volumes de dados, que podem crescer ou diminuir conforme a demanda, e que são estruturados e transformados em insights, a empresa terá que contar com um armazenamento elástico, o que pode ser facilmente encontrado utilizando a nuvem.

Qual é a importância dessa revolução no setor industrial?

Os impactos positivos da revolução industrial 4.0 começam com os benefícios à saúde e segurança dos funcionários. Muitas funções que eram consideradas de risco, hoje já podem executadas por robôs inteligentes, reduzindo o índice de acidentes ou lesões ergonômicas por atividades repetitivas.

Logística integrada

A integração na gestão de estoques agilizará todo o processo e reduzirá drasticamente o risco de erros. Todos os processos serão executados com eficiência, da fabricação a entrega, passando pela entrada e saída de mercadoria do sistema.

Os softwares inteligentes identificam as mercadorias encalhadas e os produtos campeões de venda gerando relatórios que terão impacto direto nas compras. Há a possibilidade de notificação automática aos fornecedores, avisando com antecedência para enviar as mercadorias que estão em falta. Até mesmo a compra de matéria-prima pode ser controlada de forma automática.

Eficiência nas tomadas de decisões

Em relação ao gerenciamento, os ganhos que virão com a produção e estruturação inteligente dos dados em tempo real e emissão de relatórios personalizados permitirão a correção de problemas antes que se tornem uma bola de neve. As tomadas de decisão serão muito mais embasadas e certeiras, baseadas em dados sólidos e não mais em feelings.

Com todas essas mudanças, teremos uma revolução no crescimento do mercado, que responderá com muito mais agilidade às movimentações, pautando-se por soluções personalizadas e cada vez mais alinhadas ao cliente e às necessidades de sua época. Quem não se adaptar à revolução industrial 4.0 terá vida curta.

Quais são os maiores desafios da Revolução Industrial 4.0?

Neste tópico, vamos focar nos desafios que o Brasil tem em relação à revolução industrial 4.0, pois, infelizmente, ainda devemos ultrapassar muitas barreiras para nos consolidarmos em tal processo. Entre essas barreiras, podemos destacar a falta de estrutura e de mão de obra qualificada. Veja, abaixo, quais são nossos principais desafios nesse novo cenário.

Desenvolvimento tecnológico

Não tem como fugir, para atingirmos um patamar de sucesso na revolução industrial 4.0, precisamos de mais investimentos e projetos de desenvolvimento tecnológico. Isso é um grande desafio para as empresas, mas também deve ser uma preocupação do governo, que deve gerar os incentivos necessários para dar o start nessa movimentação. É importante identificar os setores em que as barreiras são menores e que apresentam maior potencial de desenvolvimento.

Infraestrutura de telecomunicações

Embora tenhamos visto avanços nos últimos anos, o Brasil está longe de ser referência quando o assunto é a infraestrutura de telecomunicações para atividades de alto desempenho. O fluxo de informações que é gerado e transportado nesse modelo de indústria requer velocidade e estabilidade. Mais uma vez, empresas e governo devem trabalhar em parceria e encontrar soluções para sanar esse gargalo.

Capacitação profissional

A revolução industrial veio para mudar o paradigma produtivo e necessita de profissionais preparados para isso. Não estamos falando apenas de mudança cultural, ou de mindset, mas de qualificação para lidar com todas as novas tecnologias que estão sendo adotadas, como a inteligência artificial, robotização de processos, mineração de dados, desenvolvimento, entre outras.

Atualmente, já temos um déficit de profissionais de TI para ocupar as vagas atuais no país, com uma demanda muito maior que a oferta.

Para se ter uma ideia, hoje, no país há aproximadamente 13 milhões de desempregados, e a estimativa é de que em 2020 o mercado de TI necessitará de mais de 750 mil profissionais no Brasil, vagas essas que não têm perspectiva de serem preenchidas. É uma questão estrutural que necessita de correção vinda tanto do setor privado quanto do governo, com incentivos.

Desenvolvimento de lideranças

Os líderes atuais, se quiserem manter-se nos cargos e dar retorno a sua empresa, deverão ter a mente aberta à esse novo modelo. São eles que deverão primeiro passar pelo processo de mudança de cultura organizacional, com quebra de paradigmas, para depois transmiti-la.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido como a revolução industrial 4.0 vai mudar o paradigma da produção mundial por meio da transformação digital.

Temos vários desafios para fazer com que o Brasil chegue a esse patamar, muitas empresas prontas para lidar com esse momento, prestando consultoria e oferecendo soluções para que essa imersão seja mais suave possível. Ter um parceiro qualificado, que entregue as ferramentas certas, pode ser o primeiro passo para a sua empresa mergulhar na revolução industrial 4.0 com sucesso.

Gostou do post? Então assine já nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.