stand up meeting

Como funciona o desenvolvimento de software com SCRUM?

Frente a um mercado que demanda cada vez mais agilidade e eficiência, o desenvolvimento de software com SCRUM se tornou uma solução extremamente útil. Isso ocorre porque, por meio da metodologia, o software em questão pode ser desenvolvido mais rapidamente.

Além disso, graças à proximidade entre os desenvolvedores e os clientes, propiciada pela metodologia, os softwares criados tendem a ter funcionalidades mais alinhadas às demandas de seus usuários. De modo que o seu potencial de produtividade é otimizado.

Considerando esses fatos, optamos por desenvolver este artigo com mais informações a respeito do SCRUM. Leia nosso conteúdo e descubra como essa metodologia vai otimizar o desenvolvimento de softwares para a sua empresa!

O que é a metodologia SCRUM?

De um modo simples e mais resumido, podemos descrever a metodologia SCRUM como um conjunto de práticas voltadas para simplificar as etapas de um processo complexo, aumentando a sua eficiência e reduzindo o tempo necessário para que ele seja plenamente realizado.

Basicamente, a metodologia de gestão exige que um projeto maior seja dividido em pequenas etapas que são realizadas em ciclos curtos, que duram em média menos um mês, conhecidos como Sprints.

Para garantir a qualidade de cada Sprint, curtas reuniões, conhecidas como Daily SCRUM, deve ser feitas todos os dias. A finalidade dessas reuniões é garantir que os objetivos do Sprint estão sendo alcançados.

Ao fim de cada Sprint, todas as funcionalidades desenvolvidas para o software são analisadas por toda a equipe, o que inclui o cliente. Nesse momento, novas diretrizes podem ser criadas para o ciclo seguinte.

Por que implementá-la?

Empresas contratam softwares para otimizar seus processos, o que é indispensável para que elas se mantenham relevantes no mercado. Nesse contexto, quanto mais rápido a solução encomendada for entregue, melhor para elas.

O SCRUM atende essa demanda abrindo espaço para que os softwares sejam desenvolvidos mais rapidamente. Além disso, ao fim de cada Sprint o cliente já pode fazer uso das soluções que foram elaboradas.

Outra vantagem do desenvolvimento de software com SCRUM é que, além de permitir que os usuários façam uso do software mais rapidamente, a metodologia ainda permite testá-lo em um ambiente real — de modo que ajustes também podem ser feitos em menos tempo.

Como implementar a metodologia SCRUM?

Agora que você sabe o que é a metodologia SCRUM e entende por que ela é importante, o passo seguinte é aprender a implementá-la! Continue a leitura e tenha acesso a esse conhecimento!

Planeje a implementação

Em primeiro lugar, é importante que os representantes da companhia responsável pelo desenvolvimento do software e o cliente se reúnam. Nessa reunião, o cliente deve apresentar aos desenvolvedores suas demandas. É necessário que os responsáveis pelo desenvolvimento compreendam os objetivos do cliente para de fato criarem um backlog capaz de atendê-los.

Por exemplo, é importante verificar se o software deve trabalhar com Machine Learning para tratar dados, ou mesmo se ele deve ser compatível com a computação em nuvem.

A empresa responsável pelo desenvolvimento deve ser clara com os clientes a respeito de questões como prazos e complexidade do projeto. O importante é que ambas as partes entendam suas atribuições, para que a solução final seja a mais eficiente possível.

Defina o time responsável pelo projeto

Assim que o backlog do projeto é definido, o passo seguinte consiste na criação de uma equipe para executá-lo. É interessante que o time seja composto por profissionais com formações e experiências diferentes, esse cuidado é necessário para que a equipe tenha uma visão mais ampla, o que tende a se refletir em soluções mais completas e inteligentes.

Nesse momento, duas posições importantes devem ser criadas. São elas o Product Owner e o Scrum Master.

O Product Owner é basicamente um representante do cliente, a sua função é fazer o meio de campo entre o cliente e os desenvolvedores, tratando de assuntos relacionados a prazos, funcionalidades e ajustes — quando forem necessários. Além disso, o Product Owner é o responsável por definir as prioridades de cada Sprint, verificando as funções criadas e garantindo que elas foram devidamente testadas.

Scrum Master é o grande responsável por monitorar a implementação da metodologia SCRUM. Cabe a ele a tarefa de planejar os Sprints e o Daily SCRUM. Além disso, ele deve contribuir com o Product Owner para que o projeto atenda aos requisitos que foram criados ainda na etapa de planejamento.

Implemente a metodologia

Assim que o Product Owner e o Scrum Master são selecionados, cabe a eles gerenciar o projeto e definir para a equipe responsável quais objetivos devem ser alcançados, uma tarefa que precisa ser realizada no começo de cada Sprint.

Também cabe a elas a função de agendar, todos os dias, um Daily SCRUM, em que os resultados alcançados no dia anterior devem ser verificados e as diretrizes para o novo dia devem ser definidas.

Nesse momento, o Product Owner e o Scrum Master podem se inteirar a respeito de dificuldades ou impedimentos que estão tornando a execução do projeto mais complexo e tomar decisões para resolver tais pendências.

Revise os resultados

Por fim, ao final de cada Sprint, os principais responsáveis pelo desenvolvimento de software com SCRUM devem se reunir e avaliar os resultados alcançados. O objetivo de tal reunião é verificar quais pontos podem ser otimizados, para que os resultados apurados no próximo Sprint sejam melhores.

Uma vez que o objetivo da metodologia e a melhoria constante do processo de desenvolvimento, essa revisão de resultados deve ser feita sempre, até mesmo quando os resultados entregues pelo time de desenvolvimento superam as expectativas dos responsáveis pelo projeto.

Para lidar com o aumento constante das demandas do mercado, as empresas precisam investir em soluções alinhadas às suas necessidades. No caso dos softwares e aplicativos, isso pode ser feito por meio da metodologia SCRUM.

Obviamente, para que a metodologia seja bem-sucedida, é necessário que os profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento, realmente sejam especializados nela.

Você gostaria de contar com o suporte de especialistas no desenvolvimento de software com SCRUM? Entre em contato conosco e descubra como a Kazap Tecnologia pode te ajudar!  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.