4 dicas para aumentar a segurança mobile da empresa

Conforme os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, se popularizaram, o seu uso para diversas atividades se tornou normal. Hoje em dia, não é raro que empresas permitam que seus colaboradores utilizem seus dispositivos para otimizar o trabalho. No entanto, essa permissão deve ser acompanhada de medidas para garantir a segurança mobile.

Esse cuidado se faz necessário porque, assim como os computadores mais tradicionais, os dispositivos móveis também estão sujeitos a ataques de hackers e a outros perigos da internet, como os vírus.

Por essa razão, resolvemos elaborar este conteúdo para ajudar você a garantir a proteção dos dados de sua empresa até mesmo nos dispositivos de seus colaboradores. Continue a leitura e confira 4 dicas incríveis de segurança para smartphones e tablets!

1. Crie uma política de segurança da informação

Quando pensamos na proteção de dados sensíveis, o primeiro passo a ser dado deve ser a criação de uma política de segurança da informação. Isso porque, sem um conjunto de normas claras para orientar os colaboradores a respeito do uso consciente dos dados da empresa, dificilmente eles vão ser capazes de agir corretamente.

É importante que essa política oriente os funcionários a respeito de fatores como a criação de senhas fortes, sobre o uso de redes seguras de internet e também os riscos de se acessar páginas não confiáveis em um dispositivo que deve ser usado para o trabalho.

2. Treine os colaboradores

Embora a criação de uma política de segurança da informação seja indispensável, essa atitude, por si só, não é capaz de garantir um uso inteligente dos dados. Afinal, sem o devido treinamento, muitos colaboradores podem considerar as normas da empresa um exagero.

Para evitar esse problema, é necessário que o time de TI, em parceria com os profissionais de Recursos Humanos, crie uma campanha de treinamento e conscientização para alertar os colaboradores não apenas a respeito das melhores práticas, mas também sobre os riscos que atitudes equivocadas podem acarretar.

Uma vez que os colaboradores da empresa realmente entendam a importância que têm na segurança da companhia, é natural que eles levem as normas da política de segurança mobile mais a sério.

3. Garanta que as atualizações de segurança sejam realizadas

Diariamente, muitas organizações e indivíduos mal-intencionados costumam realizar ataques contra aplicativos e até mesmo contra sistemas operacionais, como o Android e o IOS. Ao lidar com esses problemas, os desenvolvedores são capazes de encontrar soluções mais eficientes e de eliminar falhas de segurança. Tais ajustes de segurança são compartilhados com todos os usuários de aplicativos e sistemas por meio das atualizações.

Por esse motivo, é de suma importância que os colaboradores de uma empresa mantenham seus dispositivos atualizados. Essa atitude é ainda mais relevante para aqueles que utilizam o dispositivo para lidar com dados sigilosos da companhia.

4. Utilize as ferramentas tecnológicas

Assim como computadores mais tradicionais, é necessário que antivírus e antimalwares sejam instalados em tablets e smartphones. Obviamente, tais sistemas devem ser continuamente atualizados para garantir que sua proteção seja ampla o bastante.

Para garantir um nível ainda mais avançado de segurança, porém, a empresa pode investir em softwares próprios para o monitoramento de seus dados. Por meio de tecnologias como essa, ataques e atitudes suspeitas podem ser identificadas rapidamente, o que abre espaço para que o time de TI entre em ação antes que a empresa sofra qualquer prejuízo.

Embora o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho esteja atrelado a alguns riscos, ele também abre espaço para que os colaboradores se tornem mais produtivos. Portanto, é interessante que seja implementado; mas, obviamente, a empresa deve tomar os devidos cuidados para manter a proteção de seus dados.

Agora que você sabe como aumentar a segurança mobile em sua empresa, que tal aprender mais a respeito do conceito Bring Your Own Device (BYOD) e seus benefícios? Clique neste link e tenha acesso a este conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.