Progressive Web App: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Não é exatamente uma novidade que vivemos na era da informação. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais interessadas em acessar, de maneira ágil e eficiente, informações e funcionalidades úteis. O que torna este período ideal para tecnologias que otimizam este acesso, como o Progressive Web App.

Afinal, por meio dessa tecnologia, o usuário se torna capaz de acessar todas as vantagens oferecidas pelos aplicativos nativos. Isso sem precisar lidar com suas desvantagens, como a necessidade de lidar com downloads e atualizações frequentes.

Dadas as suas características, a tecnologia é bem interessante para empresas que desejam ter um contato mais próximo com seus clientes por meio de aplicações. Que tal aprender mais sobre ela? Leia o artigo e entenda o que é e como funciona o Progressive Web App!

O que é Progressive Web App?

Conforme os dispositivos — sejam eles tablets, smartphones ou desktops — evoluem e se tornam mais eficientes, os navegadores implementam estratégias para se reinventar, criando novas soluções capazes de mantê-los relevantes no mercado por meio de uma otimização da experiência dos seus usuários.

Esse esforço contínuo dos navegadores para agregar qualidade para os usuários fez com que eles se tornassem altamente eficientes. O que criou o ambiente perfeito para o desenvolvimento do Progressive Web App.

De uma maneira simples, podemos descrever a tecnologia como um site, ou página web, capaz de oferecer as mesmas funções e desempenho de um aplicativo nativo sem que qualquer download seja feito.

Assim como as aplicações nativas, um Progressive Web App também cria um ícone de acesso na tela inicial do dispositivo em que está sendo usado, o que fornece ao usuário acesso rápido às suas funções. Além disso, a tecnologia permite que a aplicação seja usada mesmo sem uma conexão à internet, aumentando assim a autonomia de seus usuários.

Tal resultado se tornou possível graças à evolução dos navegadores, pois essa evolução abriu espaço para que páginas web se tornem capazes de usar todo o desempenho do dispositivo em que estão sendo acessadas.

Como essa tecnologia se diferencia de um aplicativo nativo?

Diferente do Progressive Web App, um aplicativo nativo precisa ser baixado em uma plataforma. O que, além do uso de dados de internet, exige que o usuário abra mão de parte do espaço disponível em seu dispositivo.

Também é importante ressaltar que a maioria das plataformas de downloads de aplicativos são administradas por grandes empresas, como a Google e a Apple. De modo que, para fazer uso delas, os desenvolvedores precisam seguir políticas que, em alguns casos, podem ser desvantajosas para eles.

O Progressive Web App, por sua vez, não depende de nenhuma plataforma e nem exige downloads. Tudo o que o usuário precisa fazer é acessá-lo e, quando necessário, cadastrar uma conta ou usar seu login.

Essa característica dá mais liberdade ao time de desenvolvedores e abre espaço para que ideias inovadoras sejam implementadas. De modo que até novos métodos de monetização, mais interessante tanto para empresa quanto para os usuários da aplicação, sejam criados.

Quais as principais vantagens do Progressive Web App para os seus usuários?

Como podemos observar neste artigo, o Progressive Web App é uma tecnologia com o potencial de melhorar a experiência do usuário, o que tende a fazer com que ele seja mais utilizado.

Mas a tecnologia ainda conta com uma série de vantagens, continue a leitura e confira alguns exemplos!

Responsividade

Graças à evolução dos navegadores, o Progressive Web App é capaz de usar todo o potencial oferecido pelo dispositivo, uma característica que se reflete na agilidade de suas funcionalidades e em um carregamento rápido de páginas.

Além disso, essa tecnologia se ajusta melhor a tamanhos e formatos de tela diferentes, o que torna a sua visualização mais confortável para o usuário.

Não demanda atualizações

Por mais eficiente que seja o software, com o passar do tempo, é natural que ajustes e atualizações se tornem necessários. Afinal, as demandas dos clientes costumam mudar de acordo com a evolução do mercado. Além disso, essas atualizações devem ser feitas para garantir a segurança da aplicação e dos dados de seus usuários.

Os aplicativos nativos e os Progressives Web Apps não são uma exceção a esta regra. A grande diferença entre os dois tipos de aplicação está no fato de que, para que o aplicativo nativo seja atualizado, ele precisa baixar arquivos. O que demanda mais espaço no dispositivo e mais uso de dados de internet.

Já o Progressive Web App não está instalado no dispositivo do usuário. Por essa razão, sua atualização é feita diretamente no servidor em que está alocado, sem acarretar qualquer impacto negativo para seus usuários.

Segurança

Não é um exagero alegar que, atualmente, as informações são altamente valiosas. Afinal, fazendo uso delas, empresas e organizações são capazes de elaborar estratégias de atuação mais eficientes. Além disso, indivíduos e grupos mal intencionados podem fazer uso delas para aplicar golpes.

Por esse motivo, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o uso inteligente e seguro de dados. Atentos a essa realidade, os desenvolvedores de Progressives Web Apps fazem uso de uma tecnologia conhecida como TLS (Transport Layer Security).

Basicamente, o TLS pode ser descrito como um protocolo de segurança que criptografa toda a interação entre o usuário de uma página web e o servidor, em que ela está hospedada. Impedindo assim que terceiros tenham acesso à interação entre as partes.

A tecnologia por trás dos Progressives Web Apps permite que o usuário acesse todas as funções de um aplicativo sem precisar lidar com questões como downloads, o que torna esse tipo de aplicação atraente para os usuários.

Dadas as suas características, porém, o seu desenvolvimento exige capacitação e experiência dos desenvolvedores. Afinal, a aplicação em questão precisa entregar alto desempenho mesmo sem estar instalada no dispositivo, um resultado que só pode ser alcançado por meio de uma programação eficiente.

Agora que você sabe o que é o Progressive Web App, e entende suas principais vantagens, que tal contar com os melhores profissionais do mercado para desenvolver sua aplicação? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia para sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.