O que é e quais são as vantagens do Progressive Web Apps (PWA)?

Em um mundo cada vez mais conectado, tecnologias que tornam a troca de informações mais rápidas e eficientes têm grande importância. Afinal, o tempo é um recurso valioso que deve ser usado de forma adequada. Nesse contexto, tecnologias como o Progressive Web Apps (PWA) ganham destaque, já que abrem espaço para que o usuário tenha acesso a informações e aplicações em curtos períodos sem precisar baixar um app.

Além disso, é válido ressaltar que essa tecnologia tem o potencial de reduzir os custos de uma empresa e, ao mesmo tempo, melhorar a sua visibilidade.

Você gostaria de entender melhor esse tema? Leia o artigo e conheça as vantagens PWA para sua companhia!

O que é Progressive Web Apps (PWA)?

Podemos dizer que, de certo modo, o Progressive Web Apps faz uso das características positivas de sites e de aplicativos para criar uma solução completamente nova, atendem de modo mais completo às necessidades dos usuários.

Isso ocorre porque o PWA nada mais é do que solução web desenvolvida para oferecer funções semelhantes às entregues por aplicativos nativos, sem que o usuário precise fazer downloads. É importante ressaltar que, para que a tecnologia de fato seja completa, o Progressive Web Apps deve apresentar funcionalidades como:

  • ícone na tela inicial;
  • notificações em push;
  • design altamente responsivo;
  • acesso offline.

Como ele funciona?

Para alguns usuários, o fato de ter que baixar um aplicativo para avaliar se ele atende às suas necessidades pode ser um problema em relação à tempo e ao consumo de internet. O mesmo pode ser dito sobre o tempo requerido para que páginas web convencionais sejam carregadas em um navegador.

Felizmente, esses problemas são resolvidos pelo Progressive Web Apps, que permite que qualquer pessoa utilize suas aplicações sem a necessidade de fazer download. Além disso, seu design é altamente responsivo, de modo que suas páginas são carregadas tão rapidamente quanto as funções de um aplicativo nativo.

Dadas as suas características, o PWA tem algumas semelhanças com o conceito de Software como Serviço, isso porque ele permite que o usuário faça uso de poder computacional externo para utilizar aplicações. Levando esse fato em consideração, é fácil perceber que o cloud computing é um elemento necessário para sua operação.

Quais as principais vantagens do PWA?

Dadas as suas características, a tecnologia por trás do Progressive Web Apps é capaz de acarretar uma série de benefícios para os seus usuários. Continue a leitura e descubra algumas das vantagens PWA para sua empresa!

Desenvolvimento menos custoso

Quando falamos a respeito de dispositivos móveis, os sistemas operacionais dominantes são o Android e o IOS. Como os sistemas têm configurações e exigências diferentes, a mesma solução não pode ser implementada nos dois, gerando custo em dobro para o desenvolvimento de duas versões do mesmo aplicativo.

Uma vez que o Progressive Web Apps roda em um servidor externo, como uma página web comum, ele pode ser acessado tanto pelo Android quanto pelo IOS por meio de seus navegadores, reduzindo os custos de desenvolvimento.

Operação sem acesso a rede de internet

Um dos maiores benefícios dos aplicativos é o fato de que eles permitem que seus usuários desempenhem diversas funções, como organizar tarefas e editar fotos, sem a necessidade de uma conexão a internet. Uma característica que, além de reduzir o seu consumo de dados, ainda lhes permite acessar funções úteis mesmo em regiões em que o acesso a rede é limitado.

Dentre as vantagens PWA, porém, existe uma função que permite que o usuário utilize a aplicação web mesmo sem ter acesso à internet, eliminando uma desvantagem que os sites tinham em relação aos aplicativos nativos.

Performance otimizada

Para que uma pessoa faça uso de um aplicativo nativo, ela precisa acessar a loja disponibilizada pelo sistema operacional de seu dispositivo móvel e fazer o download. O problema é que, além de consumir uma certa quantia de dados para concluir o download, esse processo ainda demanda um tempo que poderia ser utilizado de outra maneira.

Por meio de aplicações em Power Web Apps, o usuário pode acessar a funcionalidade que precisa usando uma url, eliminando por completo a necessidade de fazer um download.

Além disso, é importante ressaltar que a tecnologia do PWA utiliza os arquivos em cache de um modo mais inteligente, fazendo com que sua aplicação seja carregada e utilizada de um modo mais ágil e responsivo.

Acesso a notificação push

Uma das grandes vantagens das aplicações em Progressive Web Apps é a possibilidade de enviar notificações push. Isso ocorre porque, assim como os aplicativos nativos, o PWA tem acesso à funções específicas do dispositivo móvel.

A grande vantagem desse tipo de notificação é que ele permite que os responsáveis pelo PWA tenham uma comunicação mais direta com os usuários, de modo que podem enviar informações a respeito de atualizações em conteúdos e até mesmo propagandas de seus produtos e serviços.

Uma vez que a notificação aparece diretamente na tela do dispositivo, as chances de que o usuário a visualize é maior do que em uma newsletter, por exemplo, que pode se perder no meio de outros e-mails.

Além disso, é importante ressaltar que, assim como ocorre com a notificação push, as aplicações em Progressive Web Apps têm acesso a outras ferramentas do sistema, o que lhe fornece acesso a recursos importantes como a geolocalização.

Otimização de SEO

O Progressive Web Apps tem uma operação semelhante a sites convencionais, que utilizam soluções como o acesso a bancos de dados automáticos. Por essa razão, eles são identificados e indexados por motores de busca como o Google. Uma vantagem PWA que abre espaço para que mais pessoas descubram a aplicação e utilizem suas funcionalidades.

No cenário em que vivemos atualmente, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas a serviços digitais, a necessidade de ter um aplicativo próprio tende a se tornar cada vez maior para empresas, independentemente de sua área de atuação. Nesse contexto, as aplicações em Progressive Web Apps, que combinam alto desempenho a baixos custos de desenvolvimento, se mostram uma solução mais eficiente.

Agora que você conhece algumas das principais vantagens PWA, o que acha de contar com o suporte de uma equipe especializada no desenvolvimento de apps e softwares personalizados? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap tecnologia.  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.