Como funciona o processo de desenvolvimento de software nas empresas?

Em um mercado em que o uso inteligente da tecnologia impacta cada vez mais os resultados de uma companhia, é fundamental que o time de gestão compreenda o processo de desenvolvimento de software.

Isso ocorre porque, ao fazer uso de um sistema projetado para se alinhar às demandas de sua empresa, é possível simplificar a execução de processos, tornando-os mais seguros e eficientes. A questão é que o desenvolvimento precisa seguir determinadas etapas para que a solução seja de fato útil aos propósitos da companhia.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com informações sobre a elaboração de softwares. Leia o artigo e descubra os processos necessários para que o projeto seja bem-sucedido!

Apuração de requisitos

Em primeiro lugar, o time de desenvolvimento precisa entender o objetivo do software em questão e como ele será utilizado pelo consumidor final. Por essa razão, o responsável pelo projeto deve se reunir com o cliente e verificar todos os requisitos que o sistema deve atender. Além disso, é necessário levar em consideração fatores como funcionalidade, usabilidade e compatibilidade com outros produtos, como a computação em nuvem.

Uma vez que o responsável confirma as demandas do projeto, ele precisa entrar em contato com a equipe de desenvolvimento e passar a ela toda a informação. É importante que a comunicação seja o mais clara possível, o que pode exigir uma participação mais ativa do cliente para garantir que seus objetivos sejam devidamente explicados aos desenvolvedores.

Além disso, é válido ressaltar que, dependendo dos requisitos, a elaboração do projeto pode ser inviável. Se isso ocorrer, o cliente deve ser devidamente informado, para que os detalhes sejam ajustados.

Elaboração de projeto

Uma vez que os requisitos são estabelecidos e aprovados, cabe ao time de desenvolvimento se encarregar da tarefa de elaborar o projeto. Nessa etapa, os profissionais precisam definir fatores como as funcionalidades do software, além de criar seu design e a sua interface.

Obviamente, as funcionalidades devem ser desenvolvidas de acordo com as demandas do cliente para viabilizar a execução de suas atividades. Nesse contexto, é importante que a interface seja simples e intuitiva. Essas características são necessárias para garantir que os usuários serão capazes de usar facilmente o software no dia a dia da empresa.

Implementação de projeto

Dando sequência ao processo de desenvolvimento de software nas empresas, o time deve criar as funcionalidades e a interface, projetadas na etapa anterior, em uma linguagem de programação.

Dada a complexidade dessa atividade, a codificação deve ser feita por desenvolvedores experientes, plenamente capacitados na linguagem de programação escolhida para o projeto.

Execução de testes

Por mais capacitados e experientes que sejam profissionais responsáveis pelo projeto, é natural que ele apresente falhas e erros. Por essa razão, depois de codificado, o sistema precisa passar por uma série de testes.

Nesse momento, é indispensável que os usuários finais do software participem. Como eles farão uso da solução diariamente, o feedback de pontos, como funcionalidades e usabilidade, é muito importante.

Finalização de software

Por fim, quando os testes são devidamente realizados, o software em questão pode ser liberado para o cliente. Muitas vezes, porém, o projeto é demasiadamente grande, o que leva à necessidade de liberá-lo em módulos.

É válido ressaltar que as boas práticas, alinhadas às metodologias ágeis, recomendam que mesmo os projetos menores sejam disponibilizados desse modo. Isso ocorre porque, ao ter acesso ao módulo, o cliente é capaz de verificar sua eficiência na operação da empresa.

Essa experiência abre espaço para que ele peça correções, caso elas sejam necessárias, e identifique pontos que podem ser melhorados nos próximos módulos, antes mesmo de serem disponibilizados.

Não é uma novidade que as ferramentas tecnológicas são fundamentais para a operação de empresas, independentemente de seu porte ou área de atuação. Além disso, esse fator tende a se tornar cada vez mais relevante, de modo que companhias que não investirem de forma adequada no setor de TI vão ficar para trás. Nesse contexto, otimizar o desenvolvimento de softwares deve ser visto como um dos pontos mais estratégicos pelo time de gestão.

Levando esses fatos em consideração, é importante procurar uma empresa especializada em aplicações da inteligência artificial para implementar as melhores práticas do processo de desenvolvimento de software. Esse cuidado é indispensável para garantir que sua companhia continue competitiva ao longo do tempo.

Que tal contar com o suporte de profissionais altamente experientes e capacitados para realizar essa tarefa para sua empresa? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kazap Tecnologia! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.