PIX para empresas: como funciona e quais as vantagens?

Os avanços constantes da tecnologia têm otimizado todas as áreas da sociedade, e o setor financeiro não é uma exceção a essa regra. Nesse contexto, o PIX para empresas surgiu como uma solução com o potencial de movimentar a economia.

Por meio desse novo meio de pagamento, recursos podem ser transferidos instantaneamente de uma conta bancária para outra, uma funcionalidade que se mantém mesmo quando as contas pertencem a instituições financeiras diferentes.

Isso abre espaço para que empresas, de todos os portes e áreas de atuação, recebam seus pagamentos mais rapidamente. Além disso, o PIX pode ser encarado como uma importante ferramenta para o pagamento de funcionários e fornecedores.

Apesar de todas as vantagens do PIX, uma vez que ele surgiu recentemente, ainda existem muitas dúvidas a seu respeito. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar esse meio de pagamento a você. Continue a leitura e descubra o que é o PIX e entenda como essa ferramenta pode beneficiar sua empresa!

Afinal, o que é PIX?

Graças ao advento de novas soluções para o mercado financeiro, como a Blockchain e as criptomoedas, governos ao redor do mundo começaram a entender a importância dos meios de pagamentos digitais.

O PIX surgiu como uma resposta para essa tendência e, de certo modo, pode ser encarado como o primeiro passo para o Real Digital. Basicamente, essa tecnologia pode ser descrita como um meio de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil para agilizar as movimentações financeiras.

Graças a esse sistema, qualquer pessoa, ou organização, com uma conta em uma instituição financeira pode realizar pagamentos e fazer compras usando seu smartphone. Isso sem a inconveniência de precisar escrever uma série de dados bancários.

Como funciona esse sistema de pagamentos?

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes são obrigadas a aderir ao novo modo de pagamento, o que deve ser feito integrando o sistema PIX a seus aplicativos nativos.

Além disso, é importante ressaltar que o PIX funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana mesmo em feriados e datas comemorativas. Quanto às movimentações financeiras, elas podem ser feitas dos modos a seguir.

Chaves PIX

No sistema PIX, as chaves podem ser encaradas como uma espécie de apelido para identificar usuários. Para garantir que as chaves representam uma pessoa específica, seja ela física ou jurídica, elas devem necessariamente ser um dado pessoal. Atualmente, as seguintes chaves estão disponíveis:

  • número de celular;
  • CPF;
  • CNPJ;
  • e-mail;
  • chave aleatória.

Além disso, pessoas físicas podem ter até 5 chaves PIX por instituição financeira, já as pessoas jurídicas podem registrar um total de 20 chaves.

Movimentações financeiras com chaves PIX

Para realizar pagamentos ou transferências com uma chave Pix, tudo o que o usuário precisa fazer é selecionar essa opção no aplicativo do banco e digitar a chave PIX da pessoa ou organização para a qual quer transferir recursos.

Depois que isso é feito, o usuário receberá algumas informações a respeito do dono da chave, para garantir que os dados foram inseridos corretamente.

QR Code

O sistema PIX também permite que pagamentos sejam realizados por meio de QR Code. Nesse caso, o indivíduo precisa apenas selecionar, no aplicativo do banco, a opção pagar por QR Code. Nesse momento, o próprio aplicativo vai abrir a câmera do celular com um pequeno quadrado na tela.

Uma vez que o usuário centraliza o QR Code dentro do quadrado, algumas informações a respeito do titular da conta são apresentadas, a fim de que o indivíduo possa confirmar que está enviando recursos para a pessoa correta.

Agora, para receber por meio do QR Code, o usuário precisa apenas selecionar essa opção no aplicativo do banco. O próprio aplicativo vai criar para ele um QR Code válido.

Dados bancários

O indivíduo pode usufruir das facilidades do PIX mesmo utilizando os dados bancários da pessoa para quem ele pretende enviar recursos. Basta selecionar essa opção no aplicativo do banco e inserir as informações bancárias da pessoa, ou instituição, para quem deseja enviar recursos.

Assim como nos demais casos, o usuário vai receber algumas informações a respeito da dessa pessoa, de modo a garantir que a transferência seja feita ao destinatário correto.

Por que minha empresa deve usar o PIX?

Agora que você sabe como funciona o novo sistema de pagamentos e movimentações financeiras do Banco Central, é hora de conhecer seus benefícios mais a fundo. Continue a leitura e descubra as vantagens do PIX para empresas!

Movimentações financeiras livres de intermediários

Sempre que uma empresa movimenta recursos de sua conta bancária, por meio de DOC ou TED, os bancos acabam agindo como intermediários. Por realizar essa função, eles cobram um determinado valor.

Dependendo da quantia que será enviada, esse custo pode até mesmo fazer com que a transferência não seja tão vantajosa.

O PIX, porém, é um sistema próprio administrado pelo Banco Central que não usa intermediários, o que acaba tornando seu custo muito menor quando comparado às demais opções disponíveis.

Além disso, é importante ressaltar que algumas instituições financeiras, como o Nubank, não cobram nenhum valor por transações no sistema PIX para empresas.

Disponibilidade 24 horas por dia

Outra desvantagem dos métodos tradicionais de transferências oferecidos pelos bancos é o seu horário de funcionamento. Em alguns casos, o pagamento pode até mesmo levar alguns dias, o que é bastante inconveniente para as empresas.

O PIX, por sua vez, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. De modo que, caso uma companhia precise fazer uma transferência urgente, o recurso pode ser enviado instantaneamente.

Segurança de dados

Por fim, é importante ressaltar que o sistema PIX é administrado pelo Banco Central e, além de contar com o sigilo bancário, ainda é protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP).

O sistema faz uso de tecnologias avançadas para a proteção de dados, como criptografia, assinatura digital e autenticação mútua. Graças a esses recursos, fraudar o PIX é praticamente impossível.

Conforme a tecnologia avança, criando novas demandas, é natural que o sistema financeiro crie soluções mais seguras e econômicas. Nesse contexto, o PIX surgiu com o potencial de otimizar as movimentações financeiras no Brasil, simplificando os pagamentos digitais e as transferências de recursos.

Agora que você entende a importância do PIX para empresas, que tal receber mais conteúdo de qualidade? Siga nossos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para se manter por dentro dos temas mais relevantes para sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.