Qual a relação entre a Indústria 4.0 e a inteligência artificial? Entenda aqui

Empresas de variados portes e áreas de atuação podem ser mais eficientes com a integração entre Indústria 4.0 e inteligência artificial (IA), pois a união desses conceitos possibilita que os processos sejam monitorados mais de perto. Além disso, por meio de soluções como a automação, ela reduz a incidência de erros e de acidentes, o que torna os processos empresariais mais seguros e produtivos.

Levando em consideração esses fatos, criamos este conteúdo com informações mais completas sobre a relação entre a revolução industrial 4.0 e a inteligência artificial. Leia até o final e descubra como ela pode beneficiar a sua empresa!

O que é a Indústria 4.0?

É fácil perceber que vivemos em um mundo conectado. Ao usar um simples dispositivo móvel, qualquer pessoa pode se conectar a redes de informações e acessar uma série de conhecimentos e informações relevantes.

Embora de um modo mais complexo, essa conectividade também faz parte do universo corporativo. Por meio de sensores e de softwares especializados, por exemplo, o time de manutenção de uma fábrica pode monitorar, em tempo real, a condição de uma máquina.

Além disso, soluções como a Internet das Coisas permitem que equipamentos troquem informações e, assim, outras etapas produtivas sejam preparadas, o que pode ser feito sem a interferência de um ser humano.

Essa verdadeira revolução é o que chamados de Indústria 4.0! Podemos descrevê-la como um conceito que visa usar ferramentas tecnológicas para otimizar os processos operacionais e produtivos de uma empresa, tornando-os cada vez mais autônomos e eficientes.

O que é inteligência artificial?

Mais do que um conceito tirado de filmes de ficção científica, a IA é uma tecnologia desenvolvida para criar softwares capazes de analisar dados, aprender com eles e, a partir daí, tomar decisões.

Por mais esforçados e capacitados que sejam os colaboradores, existe um limite para a sua habilidade de processar informações. Tal característica acaba impedindo o uso dos dados em seu pleno potencial.

A inteligência artificial, porém, consegue lidar com uma grande quantidade de informações sem que isso comprometa sua eficácia. Além disso, é capaz de aprender por conta própria, de modo que ela se torna cada vez mais eficiente ao longo do tempo.

Como a Indústria 4.0 e a inteligência artificial se relacionam?

O objetivo da Indústria 4.0 é usar a tecnologia para tornar os processos empresariais mais autônomos e conectados. Para tanto, é necessária uma solução capaz de monitorar os dados que cada processo gera e indicar a ação mais inteligente com base neles. Uma tarefa que pode ser perfeitamente executada via inteligência artificial.

Além de captar e filtrar informações, a tecnologia é fundamental na hora de automatizar processos repetitivos e operacionais. Afinal, sem algum nível de IA, máquinas e equipamentos simplesmente não podem operar por conta própria. Diante disso, podemos dizer que Indústria 4.0 e inteligência artificial estão diretamente relacionadas.

Em um cenário no qual os processos ficam mais ágeis e menos sujeitos a erros, os colaboradores tendem a ocupar cargos mais estratégicos. Isso abre espaço para que eles se tornem mais produtivos e engajados com o propósito da empresa.

Agora que você entende a relação entre a Indústria 4.0 e a inteligência artificial, a dica é contar com o suporte de uma empresa séria e experiente em soluções em IA, como a Kazap. Buscamos sempre o melhor uso da tecnologia para solucionar os problemas do seu negócio e proporcionar uma ótima experiência aos seus clientes.

Quer saber mais sobre os nossos diferenciais? Entre em contato conosco e descubra o que temos a oferecer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.