Quais são os principais tipos de chatbot e as diferenças entre eles?

Quando pensamos em fatores como a otimização de vendas e a retenção de talentos, o atendimento ao cliente logo vem à nossa mente. Afinal, sem providenciar uma experiência de qualidade aos consumidores, dificilmente eles se manterão clientes da empresa por muito tempo.

É nesse contexto que o chatbot surge como uma ferramenta importante. Afinal, por meio desse software uma companhia se torna capaz de atender clientes com alta qualidade, 24 horas por dia em seus canais online.

Além disso, essa ferramenta conta com diversas variações. O que abre espaço para que seja usada em empresas de todos os portes e áreas de atuação.

Você gostaria de compreender melhor essa tecnologia? Leia o artigo e conheça 5 tipos de chatbot para otimizar o atendimento de sua empresa!

1. Chatbot escudo

Durante a operação de uma central de atendimento, é comum que os colaboradores precisem lidar com questões simples, como o horário de funcionamento da empresa. O problema é que, embora esses atendimentos sejam simples, eles tomam um tempo que poderia ser usado na resolução de problemas mais sérios.

O chatbot escudo, por sua vez, é pensado para esse tipo de situação! Esse software é programado com uma série de respostas para as principais questões simples que os clientes podem apresentar.

Sempre que esse tipo de chatbot recebe uma informação com a qual não pode lidar, ele transfere o atendimento a um software mais avançado ou a um atendente humano.

2. Chatbot proativo

Assim como o chatbot escudo, o proativo é programado com uma série de orientações simples para o usuário. A grande diferença entre os tipos de chatbot é que, diferentemente do escudo, o proativo toma a iniciativa de contatar o cliente.

Essa funcionalidade é muito útil quando a plataforma da empresa percebe que o cliente está com alguma dúvida ou mesmo quando o cliente pede para ser notificado a respeito de algum evento importante, como o surgimento de uma promoção.

3. Chatbot otimizador

Quando pensamos em todos os tipos de chatbot, podemos dizer que o otimizador é um dos mais avançados. Isso ocorre porque, por meio dele, o usuário pode cumprir uma série de tarefas úteis para otimizar o uso de seu tempo. Como um exemplo, podemos citar a marcação de uma consulta médica ou a compra de uma passagem aérea.

Uma vez que esse software precisa lidar com tarefas mais complexas, ele deve compreender as intenções do usuário para atender às suas demandas. O que exige o uso de tecnologias como:

4. Chatbot social

O Chatbot social, por sua vez, tem esse nome porque o seu objetivo é lidar com um grande número de usuários. Por meio dele, a empresa pode, por exemplo, realizar enquetes a respeito da qualidade de novos produtos.

Dependendo das tarefas que esse software vai precisar desempenhar, o uso de tecnologias relacionadas ao Processamento de Linguagem Natural, ao Big Data e a Inteligência Artificial, pode se fazer necessário em seu desenvolvimento.

5. Chatbot conversacional

Assim como o chatbot otimizador, o chatbot conversacional precisa interagir de uma maneira inteligente com os usuários, interpretando suas mensagens e respondendo a elas. Por esse motivo, esse software precisa ser capaz de aprender com cada interação, para se tornar mais eficiente.

Uma funcionalidade que exige tanto o uso de um banco de dados quanto a implementação do Machine Learning e do Processamento de Linguagem Natural.

Hoje em dia, muitas empresas têm usado essa tecnologia para permitir uma interação otimizada entre os seus mascotes e clientes. Isso com a finalidade de divulgar suas marcas.

Em um ambiente altamente competitivo, a qualidade com que as empresas atendem seus clientes tende a se tornar cada vez mais um diferencial. Nesse contexto, o chatbot surge como uma ferramenta altamente eficiente.

Para que esse software entregue bons resultados, porém, é necessário que seja desenvolvido com o devido cuidado. O que demanda o trabalho de profissionais qualificados.

Agora que você conhece 5 dos principais tipos de chatbot, que tal contar com um time de especialistas para desenvolver a solução mais indicada para a sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como a Kazap Tecnologia pode ajudar nesse projeto!  

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